Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se dados de investigação sobre processo de ensino e aprendizagem desenvolvido a partir de atividade curricular temática interdisciplinar e discutem-se fundamentos teórico-metodológicos de desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE) na área do conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Apresentam-se resultados de investigação realizada a partir do acompanhamento de aulas de Química e da apresentação de trabalho interdisciplinar durante o desenvolvimento de uma SE em turma de 2º ano do Ensino Médio. Professoras de Biologia, Física e Química desenvolveram uma SE tendo como preocupação central significar o conteúdo “energia” focando diversos processos de interconversões biofisicoquímicos. Com a investigação, foi possível mapear os conceitos relacionados e significados pelos estudantes, os quais foram necessários para o entendimento dos processos focados. A produção de mapas conceituais diferentes, bem como de um mapa metaconceitual, mostrou-se instrumento útil de investigação da situação estudada. |
id |
UFSC-23_e2301c315f194be29e43fdf2522c5941 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37698 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigaçãoNeste artigo apresentam-se dados de investigação sobre processo de ensino e aprendizagem desenvolvido a partir de atividade curricular temática interdisciplinar e discutem-se fundamentos teórico-metodológicos de desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE) na área do conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Apresentam-se resultados de investigação realizada a partir do acompanhamento de aulas de Química e da apresentação de trabalho interdisciplinar durante o desenvolvimento de uma SE em turma de 2º ano do Ensino Médio. Professoras de Biologia, Física e Química desenvolveram uma SE tendo como preocupação central significar o conteúdo “energia” focando diversos processos de interconversões biofisicoquímicos. Com a investigação, foi possível mapear os conceitos relacionados e significados pelos estudantes, os quais foram necessários para o entendimento dos processos focados. A produção de mapas conceituais diferentes, bem como de um mapa metaconceitual, mostrou-se instrumento útil de investigação da situação estudada.Universidade Federal de Santa Catarina2012-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2012); 85-1111982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698/28869Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessMaldaner, Otavio AloísioCosta-Beber, Laís BassoMachado, Aniara Ribeiro2019-04-09T17:24:06Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37698Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-09T17:24:06Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação |
title |
Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação |
spellingShingle |
Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação Maldaner, Otavio Aloísio |
title_short |
Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação |
title_full |
Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação |
title_fullStr |
Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação |
title_sort |
Desenvolvimento e aprendizagem de conceitos biofisicoquímicos em uma situação de estudo: mapa conceitual e metaconceitual como instrumentos de investigação |
author |
Maldaner, Otavio Aloísio |
author_facet |
Maldaner, Otavio Aloísio Costa-Beber, Laís Basso Machado, Aniara Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Costa-Beber, Laís Basso Machado, Aniara Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maldaner, Otavio Aloísio Costa-Beber, Laís Basso Machado, Aniara Ribeiro |
description |
Neste artigo apresentam-se dados de investigação sobre processo de ensino e aprendizagem desenvolvido a partir de atividade curricular temática interdisciplinar e discutem-se fundamentos teórico-metodológicos de desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE) na área do conhecimento das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Apresentam-se resultados de investigação realizada a partir do acompanhamento de aulas de Química e da apresentação de trabalho interdisciplinar durante o desenvolvimento de uma SE em turma de 2º ano do Ensino Médio. Professoras de Biologia, Física e Química desenvolveram uma SE tendo como preocupação central significar o conteúdo “energia” focando diversos processos de interconversões biofisicoquímicos. Com a investigação, foi possível mapear os conceitos relacionados e significados pelos estudantes, os quais foram necessários para o entendimento dos processos focados. A produção de mapas conceituais diferentes, bem como de um mapa metaconceitual, mostrou-se instrumento útil de investigação da situação estudada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37698/28869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 5 n. 1 (2012); 85-111 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843261131882496 |