A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p83 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a criação e a avaliação de uma história em quadrinhos e um texto paradidático como recurso educacional para ensino sobre os riscos da automedicação. Foi utilizado como exemplo um paciente acometido por um quadro de intoxicação alimentar. O estudo foi realizado com 52 estudantes do Ensino Médio, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A metodologia de análise foi qualitativa. Os resultados apontaram que a história em quadrinhos motivou os participantes do estudo e despertou-lhes grande interesse, em aprender sobre outros assuntos ligados a medicamentos e enfermidades. Os dados obtidos indicaram que a História em Quadrinhos e o texto paradidático contribuíram para o aprendizado dos estudantes sobre os riscos da automedicação e intoxicação alimentar. |
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A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentosEste trabalho apresenta a criação e a avaliação de uma história em quadrinhos e um texto paradidático como recurso educacional para ensino sobre os riscos da automedicação. Foi utilizado como exemplo um paciente acometido por um quadro de intoxicação alimentar. O estudo foi realizado com 52 estudantes do Ensino Médio, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A metodologia de análise foi qualitativa. Os resultados apontaram que a história em quadrinhos motivou os participantes do estudo e despertou-lhes grande interesse, em aprender sobre outros assuntos ligados a medicamentos e enfermidades. Os dados obtidos indicaram que a História em Quadrinhos e o texto paradidático contribuíram para o aprendizado dos estudantes sobre os riscos da automedicação e intoxicação alimentar.Universidade Federal de Santa Catarina2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p8310.5007/1982-5153.2016v9n1p83Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 83-1021982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p83/31792Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Anderson DominguesRôças, GiselleLopes, Renato MatosAlves, Luiz Anastácio2017-08-24T17:26:33Zoai:periodicos.ufsc.br:article/44733Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:26:33Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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