A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Anderson Domingues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rôças, Giselle, Lopes, Renato Matos, Alves, Luiz Anastácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p83
Resumo: Este trabalho apresenta a criação e a avaliação de uma história em quadrinhos e um texto paradidático como recurso educacional para ensino sobre os riscos da automedicação. Foi utilizado como exemplo um paciente acometido por um quadro de intoxicação alimentar. O estudo foi realizado com 52 estudantes do Ensino Médio, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A metodologia de análise foi qualitativa. Os resultados apontaram que a história em quadrinhos motivou os participantes do estudo e despertou-lhes grande interesse, em aprender sobre outros assuntos ligados a medicamentos e enfermidades. Os dados obtidos indicaram que a História em Quadrinhos e o texto paradidático contribuíram para o aprendizado dos estudantes sobre os riscos da automedicação e intoxicação alimentar.
id UFSC-23_e3043a458e282977e237998f21552416
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/44733
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentosEste trabalho apresenta a criação e a avaliação de uma história em quadrinhos e um texto paradidático como recurso educacional para ensino sobre os riscos da automedicação. Foi utilizado como exemplo um paciente acometido por um quadro de intoxicação alimentar. O estudo foi realizado com 52 estudantes do Ensino Médio, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A metodologia de análise foi qualitativa. Os resultados apontaram que a história em quadrinhos motivou os participantes do estudo e despertou-lhes grande interesse, em aprender sobre outros assuntos ligados a medicamentos e enfermidades. Os dados obtidos indicaram que a História em Quadrinhos e o texto paradidático contribuíram para o aprendizado dos estudantes sobre os riscos da automedicação e intoxicação alimentar.Universidade Federal de Santa Catarina2016-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p8310.5007/1982-5153.2016v9n1p83Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 83-1021982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p83/31792Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Anderson DominguesRôças, GiselleLopes, Renato MatosAlves, Luiz Anastácio2017-08-24T17:26:33Zoai:periodicos.ufsc.br:article/44733Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T17:26:33Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos
title A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos
spellingShingle A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos
Corrêa, Anderson Domingues
title_short A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos
title_full A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos
title_fullStr A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos
title_full_unstemmed A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos
title_sort A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o uso racional de medicamentos
author Corrêa, Anderson Domingues
author_facet Corrêa, Anderson Domingues
Rôças, Giselle
Lopes, Renato Matos
Alves, Luiz Anastácio
author_role author
author2 Rôças, Giselle
Lopes, Renato Matos
Alves, Luiz Anastácio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Anderson Domingues
Rôças, Giselle
Lopes, Renato Matos
Alves, Luiz Anastácio
description Este trabalho apresenta a criação e a avaliação de uma história em quadrinhos e um texto paradidático como recurso educacional para ensino sobre os riscos da automedicação. Foi utilizado como exemplo um paciente acometido por um quadro de intoxicação alimentar. O estudo foi realizado com 52 estudantes do Ensino Médio, por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A metodologia de análise foi qualitativa. Os resultados apontaram que a história em quadrinhos motivou os participantes do estudo e despertou-lhes grande interesse, em aprender sobre outros assuntos ligados a medicamentos e enfermidades. Os dados obtidos indicaram que a História em Quadrinhos e o texto paradidático contribuíram para o aprendizado dos estudantes sobre os riscos da automedicação e intoxicação alimentar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p83
10.5007/1982-5153.2016v9n1p83
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p83
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2016v9n1p83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2016v9n1p83/31792
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 9 n. 1 (2016); 83-102
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798313453448855552