Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Marcio Antonio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943
Resumo: Este artigo apresenta diferentes perspectivas sobre currículo, incluindo uma abordagem teórica curricular híbrida entre concepções críticas e pós-modernas. Os principais objetivos são: (i) fomentar as discussões curriculares nas pesquisas em Educação Matemática; (ii) fornecer subsídios para seleção e organização de temas matemáticos no ensino médio. Para tanto, apresentamos oito critérios que expressam uma tentativa de iniciar a discussão sobre os currículos de Matemática no ensino médio brasileiro. Além disso, propomos a práxis da incerteza como uma alternativa teórico-metodológica para as pesquisas sobre currículos de Matemática. 
id UFSC-23_e7985f902a673acf7dec84a71b571351
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37943
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-modernaEste artigo apresenta diferentes perspectivas sobre currículo, incluindo uma abordagem teórica curricular híbrida entre concepções críticas e pós-modernas. Os principais objetivos são: (i) fomentar as discussões curriculares nas pesquisas em Educação Matemática; (ii) fornecer subsídios para seleção e organização de temas matemáticos no ensino médio. Para tanto, apresentamos oito critérios que expressam uma tentativa de iniciar a discussão sobre os currículos de Matemática no ensino médio brasileiro. Além disso, propomos a práxis da incerteza como uma alternativa teórico-metodológica para as pesquisas sobre currículos de Matemática. Universidade Federal de Santa Catarina2013-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2013): Edição Especial; 205-2331982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943/28971Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Marcio Antonio2019-04-11T14:56:03Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37943Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:56:03Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna
title Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna
spellingShingle Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna
da Silva, Marcio Antonio
title_short Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna
title_full Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna
title_fullStr Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna
title_full_unstemmed Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna
title_sort Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna
author da Silva, Marcio Antonio
author_facet da Silva, Marcio Antonio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Marcio Antonio
description Este artigo apresenta diferentes perspectivas sobre currículo, incluindo uma abordagem teórica curricular híbrida entre concepções críticas e pós-modernas. Os principais objetivos são: (i) fomentar as discussões curriculares nas pesquisas em Educação Matemática; (ii) fornecer subsídios para seleção e organização de temas matemáticos no ensino médio. Para tanto, apresentamos oito critérios que expressam uma tentativa de iniciar a discussão sobre os currículos de Matemática no ensino médio brasileiro. Além disso, propomos a práxis da incerteza como uma alternativa teórico-metodológica para as pesquisas sobre currículos de Matemática. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943/28971
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2013): Edição Especial; 205-233
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843262214012928