Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943 |
Resumo: | Este artigo apresenta diferentes perspectivas sobre currículo, incluindo uma abordagem teórica curricular híbrida entre concepções críticas e pós-modernas. Os principais objetivos são: (i) fomentar as discussões curriculares nas pesquisas em Educação Matemática; (ii) fornecer subsídios para seleção e organização de temas matemáticos no ensino médio. Para tanto, apresentamos oito critérios que expressam uma tentativa de iniciar a discussão sobre os currículos de Matemática no ensino médio brasileiro. Além disso, propomos a práxis da incerteza como uma alternativa teórico-metodológica para as pesquisas sobre currículos de Matemática. |
id |
UFSC-23_e7985f902a673acf7dec84a71b571351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/37943 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-modernaEste artigo apresenta diferentes perspectivas sobre currículo, incluindo uma abordagem teórica curricular híbrida entre concepções críticas e pós-modernas. Os principais objetivos são: (i) fomentar as discussões curriculares nas pesquisas em Educação Matemática; (ii) fornecer subsídios para seleção e organização de temas matemáticos no ensino médio. Para tanto, apresentamos oito critérios que expressam uma tentativa de iniciar a discussão sobre os currículos de Matemática no ensino médio brasileiro. Além disso, propomos a práxis da incerteza como uma alternativa teórico-metodológica para as pesquisas sobre currículos de Matemática. Universidade Federal de Santa Catarina2013-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2013): Edição Especial; 205-2331982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943/28971Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Marcio Antonio2019-04-11T14:56:03Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37943Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T14:56:03Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna |
title |
Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna |
spellingShingle |
Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna da Silva, Marcio Antonio |
title_short |
Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna |
title_full |
Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna |
title_fullStr |
Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna |
title_full_unstemmed |
Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna |
title_sort |
Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna |
author |
da Silva, Marcio Antonio |
author_facet |
da Silva, Marcio Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Marcio Antonio |
description |
Este artigo apresenta diferentes perspectivas sobre currículo, incluindo uma abordagem teórica curricular híbrida entre concepções críticas e pós-modernas. Os principais objetivos são: (i) fomentar as discussões curriculares nas pesquisas em Educação Matemática; (ii) fornecer subsídios para seleção e organização de temas matemáticos no ensino médio. Para tanto, apresentamos oito critérios que expressam uma tentativa de iniciar a discussão sobre os currículos de Matemática no ensino médio brasileiro. Além disso, propomos a práxis da incerteza como uma alternativa teórico-metodológica para as pesquisas sobre currículos de Matemática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37943/28971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 1 (2013): Edição Especial; 205-233 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808843262214012928 |