Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p21 |
Resumo: | Desde o início da década de 1970, a discussão a respeito das formas de organização e da efetividade das atividades didáticas pautadas nos princípios da aprendizagem cooperativa vem se destacando em vários países. No presente trabalho aplicamos uma atividade didática de caráter cooperativo (formato jigsaw), em disciplina de comunicação científica oferecida a graduandos em química, na qual investigamos a dinâmica das interações estabelecidas entre os alunos, dentro dos seus respectivos grupos, a partir da análise das seguintes dimensões: funções de fala, processamento cognitivo e processamento social. As dimensões analisadas sugerem que a atividade mostrou-se efetiva, no que diz respeito ao desenvolvimento de condições para a aprendizagem cooperativa com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, sem, no entanto, comprometer o aprendizado de conteúdos da disciplina. As percepções dos alunos com relação à atividade indicaram a sua boa receptividade. |
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Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de químicaDesde o início da década de 1970, a discussão a respeito das formas de organização e da efetividade das atividades didáticas pautadas nos princípios da aprendizagem cooperativa vem se destacando em vários países. No presente trabalho aplicamos uma atividade didática de caráter cooperativo (formato jigsaw), em disciplina de comunicação científica oferecida a graduandos em química, na qual investigamos a dinâmica das interações estabelecidas entre os alunos, dentro dos seus respectivos grupos, a partir da análise das seguintes dimensões: funções de fala, processamento cognitivo e processamento social. As dimensões analisadas sugerem que a atividade mostrou-se efetiva, no que diz respeito ao desenvolvimento de condições para a aprendizagem cooperativa com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, sem, no entanto, comprometer o aprendizado de conteúdos da disciplina. As percepções dos alunos com relação à atividade indicaram a sua boa receptividade.Universidade Federal de Santa Catarina2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p2110.5007/1982-5153.2015v8n1p21Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 21-511982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p21/29299Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro, Daniel LinoCabral, Patrícia Fernanda de OliveiraQueiroz, Salete Linhares2017-08-24T18:43:16Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38701Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T18:43:16Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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