Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Daniel Lino
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira, Queiroz, Salete Linhares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p21
Resumo: Desde o início da década de 1970, a discussão a respeito das formas de organização e da efetividade das atividades didáticas pautadas nos princípios da aprendizagem cooperativa vem se destacando em vários países. No presente trabalho aplicamos uma atividade didática de caráter cooperativo (formato jigsaw), em disciplina de comunicação científica oferecida a graduandos em química, na qual investigamos a dinâmica das interações estabelecidas entre os alunos, dentro dos seus respectivos grupos, a partir da análise das seguintes dimensões: funções de fala, processamento cognitivo e processamento social. As dimensões analisadas sugerem que a atividade mostrou-se efetiva, no que diz respeito ao desenvolvimento de condições para a aprendizagem cooperativa com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, sem, no entanto, comprometer o aprendizado de conteúdos da disciplina. As percepções dos alunos com relação à atividade indicaram a sua boa receptividade.
id UFSC-23_e8ec8f7d73c47a0683f2dda67c0171ef
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38701
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de químicaDesde o início da década de 1970, a discussão a respeito das formas de organização e da efetividade das atividades didáticas pautadas nos princípios da aprendizagem cooperativa vem se destacando em vários países. No presente trabalho aplicamos uma atividade didática de caráter cooperativo (formato jigsaw), em disciplina de comunicação científica oferecida a graduandos em química, na qual investigamos a dinâmica das interações estabelecidas entre os alunos, dentro dos seus respectivos grupos, a partir da análise das seguintes dimensões: funções de fala, processamento cognitivo e processamento social. As dimensões analisadas sugerem que a atividade mostrou-se efetiva, no que diz respeito ao desenvolvimento de condições para a aprendizagem cooperativa com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, sem, no entanto, comprometer o aprendizado de conteúdos da disciplina. As percepções dos alunos com relação à atividade indicaram a sua boa receptividade.Universidade Federal de Santa Catarina2015-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p2110.5007/1982-5153.2015v8n1p21Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 21-511982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p21/29299Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro, Daniel LinoCabral, Patrícia Fernanda de OliveiraQueiroz, Salete Linhares2017-08-24T18:43:16Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38701Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2017-08-24T18:43:16Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química
title Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química
spellingShingle Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química
Teodoro, Daniel Lino
title_short Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química
title_full Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química
title_fullStr Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química
title_full_unstemmed Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química
title_sort Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química
author Teodoro, Daniel Lino
author_facet Teodoro, Daniel Lino
Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira
Queiroz, Salete Linhares
author_role author
author2 Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira
Queiroz, Salete Linhares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Daniel Lino
Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira
Queiroz, Salete Linhares
description Desde o início da década de 1970, a discussão a respeito das formas de organização e da efetividade das atividades didáticas pautadas nos princípios da aprendizagem cooperativa vem se destacando em vários países. No presente trabalho aplicamos uma atividade didática de caráter cooperativo (formato jigsaw), em disciplina de comunicação científica oferecida a graduandos em química, na qual investigamos a dinâmica das interações estabelecidas entre os alunos, dentro dos seus respectivos grupos, a partir da análise das seguintes dimensões: funções de fala, processamento cognitivo e processamento social. As dimensões analisadas sugerem que a atividade mostrou-se efetiva, no que diz respeito ao desenvolvimento de condições para a aprendizagem cooperativa com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, sem, no entanto, comprometer o aprendizado de conteúdos da disciplina. As percepções dos alunos com relação à atividade indicaram a sua boa receptividade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p21
10.5007/1982-5153.2015v8n1p21
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p21
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2015v8n1p21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2015v8n1p21/29299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2015); 21-51
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843263460769792