Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
DOI: | 10.5007/1982-5153.2020v13n2p241 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66898 |
Resumo: | Dentre as possibilidades atuais para difundir o conhecimento, os Massive Open On-line Courses (MOOC) permitem que muitas pessoas aprendam conteúdos específicos por meio da internet, em locais e horários acessíveis. O objetivo deste artigo é apresentar as tendências, desafios e potencialidades dos MOOC de Astronomia presentes em plataformas internacionais. Os 32 MOOC selecionados foram submetidos à análise de conteúdo através das categorias: Idioma, Carga horária, País, Instituição, Conteúdos e Aspectos da Teoria Conectivista. Dentre as tendências, estão o uso do idioma inglês, vídeos e fóruns e os principais conteúdos se referem à cosmologia e astrobiologia. Sobre os desafios, observa-se a ausência do Conectivismo; necessidade de maior diversidade de conteúdos de Astronomia básica; uso de atividades práticas, por meio de simulações, por exemplo, e participação de demais países. As principais potencialidades são a crescente demanda por esses cursos e maior diversidade de recursos tecnológicos e de instituições produtoras de MOOC. |
id |
UFSC-23_f77cf4200dfd04d4795391d8c56cbd0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/66898 |
network_acronym_str |
UFSC-23 |
network_name_str |
Alexandria (Florianópolis) |
spelling |
Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platformsTendências, desafios e potencialidades dos MOOC de astronomia presentes em plataformas internacionaisDentre as possibilidades atuais para difundir o conhecimento, os Massive Open On-line Courses (MOOC) permitem que muitas pessoas aprendam conteúdos específicos por meio da internet, em locais e horários acessíveis. O objetivo deste artigo é apresentar as tendências, desafios e potencialidades dos MOOC de Astronomia presentes em plataformas internacionais. Os 32 MOOC selecionados foram submetidos à análise de conteúdo através das categorias: Idioma, Carga horária, País, Instituição, Conteúdos e Aspectos da Teoria Conectivista. Dentre as tendências, estão o uso do idioma inglês, vídeos e fóruns e os principais conteúdos se referem à cosmologia e astrobiologia. Sobre os desafios, observa-se a ausência do Conectivismo; necessidade de maior diversidade de conteúdos de Astronomia básica; uso de atividades práticas, por meio de simulações, por exemplo, e participação de demais países. As principais potencialidades são a crescente demanda por esses cursos e maior diversidade de recursos tecnológicos e de instituições produtoras de MOOC.Universidade Federal de Santa Catarina2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/6689810.5007/1982-5153.2020v13n2p241Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 241-2551982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66898/44740Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Leandro DonizeteSilveira, Ismar Frango2020-11-25T21:27:18Zoai:periodicos.ufsc.br:article/66898Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2020-11-25T21:27:18Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms Tendências, desafios e potencialidades dos MOOC de astronomia presentes em plataformas internacionais |
title |
Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms |
spellingShingle |
Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms Moraes, Leandro Donizete Moraes, Leandro Donizete |
title_short |
Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms |
title_full |
Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms |
title_fullStr |
Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms |
title_full_unstemmed |
Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms |
title_sort |
Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms |
author |
Moraes, Leandro Donizete |
author_facet |
Moraes, Leandro Donizete Moraes, Leandro Donizete Silveira, Ismar Frango Silveira, Ismar Frango |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Ismar Frango |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Leandro Donizete Silveira, Ismar Frango |
description |
Dentre as possibilidades atuais para difundir o conhecimento, os Massive Open On-line Courses (MOOC) permitem que muitas pessoas aprendam conteúdos específicos por meio da internet, em locais e horários acessíveis. O objetivo deste artigo é apresentar as tendências, desafios e potencialidades dos MOOC de Astronomia presentes em plataformas internacionais. Os 32 MOOC selecionados foram submetidos à análise de conteúdo através das categorias: Idioma, Carga horária, País, Instituição, Conteúdos e Aspectos da Teoria Conectivista. Dentre as tendências, estão o uso do idioma inglês, vídeos e fóruns e os principais conteúdos se referem à cosmologia e astrobiologia. Sobre os desafios, observa-se a ausência do Conectivismo; necessidade de maior diversidade de conteúdos de Astronomia básica; uso de atividades práticas, por meio de simulações, por exemplo, e participação de demais países. As principais potencialidades são a crescente demanda por esses cursos e maior diversidade de recursos tecnológicos e de instituições produtoras de MOOC. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66898 10.5007/1982-5153.2020v13n2p241 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66898 |
identifier_str_mv |
10.5007/1982-5153.2020v13n2p241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66898/44740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 241-255 1982-5153 reponame:Alexandria (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Alexandria (Florianópolis) |
collection |
Alexandria (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182612297318400 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5007/1982-5153.2020v13n2p241 |