Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Leandro Donizete
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira, Ismar Frango
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66898
Resumo: Dentre as possibilidades atuais para difundir o conhecimento, os Massive Open On-line Courses (MOOC) permitem que muitas pessoas aprendam conteúdos específicos por meio da internet, em locais e horários acessíveis. O objetivo deste artigo é apresentar as tendências, desafios e potencialidades dos MOOC de Astronomia presentes em plataformas internacionais. Os 32 MOOC selecionados foram submetidos à análise de conteúdo através das categorias: Idioma, Carga horária, País, Instituição, Conteúdos e Aspectos da Teoria Conectivista. Dentre as tendências, estão o uso do idioma inglês, vídeos e fóruns e os principais conteúdos se referem à cosmologia e astrobiologia. Sobre os desafios, observa-se a ausência do Conectivismo; necessidade de maior diversidade de conteúdos de Astronomia básica; uso de atividades práticas, por meio de simulações, por exemplo, e participação de demais países. As principais potencialidades são a crescente demanda por esses cursos e maior diversidade de recursos tecnológicos e de instituições produtoras de MOOC.
id UFSC-23_f77cf4200dfd04d4795391d8c56cbd0e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/66898
network_acronym_str UFSC-23
network_name_str Alexandria (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platformsTendências, desafios e potencialidades dos MOOC de astronomia presentes em plataformas internacionaisDentre as possibilidades atuais para difundir o conhecimento, os Massive Open On-line Courses (MOOC) permitem que muitas pessoas aprendam conteúdos específicos por meio da internet, em locais e horários acessíveis. O objetivo deste artigo é apresentar as tendências, desafios e potencialidades dos MOOC de Astronomia presentes em plataformas internacionais. Os 32 MOOC selecionados foram submetidos à análise de conteúdo através das categorias: Idioma, Carga horária, País, Instituição, Conteúdos e Aspectos da Teoria Conectivista. Dentre as tendências, estão o uso do idioma inglês, vídeos e fóruns e os principais conteúdos se referem à cosmologia e astrobiologia. Sobre os desafios, observa-se a ausência do Conectivismo; necessidade de maior diversidade de conteúdos de Astronomia básica; uso de atividades práticas, por meio de simulações, por exemplo, e participação de demais países. As principais potencialidades são a crescente demanda por esses cursos e maior diversidade de recursos tecnológicos e de instituições produtoras de MOOC.Universidade Federal de Santa Catarina2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/6689810.5007/1982-5153.2020v13n2p241Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 241-2551982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66898/44740Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Leandro DonizeteSilveira, Ismar Frango2020-11-25T21:27:18Zoai:periodicos.ufsc.br:article/66898Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2020-11-25T21:27:18Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms
Tendências, desafios e potencialidades dos MOOC de astronomia presentes em plataformas internacionais
title Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms
spellingShingle Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms
Moraes, Leandro Donizete
title_short Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms
title_full Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms
title_fullStr Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms
title_full_unstemmed Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms
title_sort Trends, challenges and potentialities of astronomy MOOC present in international platforms
author Moraes, Leandro Donizete
author_facet Moraes, Leandro Donizete
Silveira, Ismar Frango
author_role author
author2 Silveira, Ismar Frango
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Leandro Donizete
Silveira, Ismar Frango
description Dentre as possibilidades atuais para difundir o conhecimento, os Massive Open On-line Courses (MOOC) permitem que muitas pessoas aprendam conteúdos específicos por meio da internet, em locais e horários acessíveis. O objetivo deste artigo é apresentar as tendências, desafios e potencialidades dos MOOC de Astronomia presentes em plataformas internacionais. Os 32 MOOC selecionados foram submetidos à análise de conteúdo através das categorias: Idioma, Carga horária, País, Instituição, Conteúdos e Aspectos da Teoria Conectivista. Dentre as tendências, estão o uso do idioma inglês, vídeos e fóruns e os principais conteúdos se referem à cosmologia e astrobiologia. Sobre os desafios, observa-se a ausência do Conectivismo; necessidade de maior diversidade de conteúdos de Astronomia básica; uso de atividades práticas, por meio de simulações, por exemplo, e participação de demais países. As principais potencialidades são a crescente demanda por esses cursos e maior diversidade de recursos tecnológicos e de instituições produtoras de MOOC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66898
10.5007/1982-5153.2020v13n2p241
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66898
identifier_str_mv 10.5007/1982-5153.2020v13n2p241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/66898/44740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 13 n. 2 (2020); 241-255
1982-5153
reponame:Alexandria (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Alexandria (Florianópolis)
collection Alexandria (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808843265479278592