Anamorfose no Ensino de Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semmer, Simone
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: da Silva, Sani de Carvalho Rutz, Neves, Marcos Cesar Danhoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alexandria (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38010
Resumo: Para o estudo de Geometria Espacial, no Ensino Médio, são necessários desenhos de figuras geométricas em sua tridimensionalidade. Ao desenhá-las, ocorre anamorfose de faces, arestas e vértices. Por intermédio de fotografias e grades anamórficas, buscou-se, nesta pesquisa, uma conexão entre Geometria Projetiva e Geometria Espacial. Neste artigo, relatam-se as experiências sob o ponto de vista do professor e dos alunos, sendo que a composição das imagens necessitou de experimentação, análise e validação de resultados. Por meio de uma sequência de atividades, que envolveu técnicas e conceitos de perspectiva e visualização, foi possível vislumbrar a anamorfose como uma ferramenta necessária para auxiliar a aprendizagem de geometria na escola. 
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