Anamorfose no Ensino de Geometria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alexandria (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38010 |
Resumo: | Para o estudo de Geometria Espacial, no Ensino Médio, são necessários desenhos de figuras geométricas em sua tridimensionalidade. Ao desenhá-las, ocorre anamorfose de faces, arestas e vértices. Por intermédio de fotografias e grades anamórficas, buscou-se, nesta pesquisa, uma conexão entre Geometria Projetiva e Geometria Espacial. Neste artigo, relatam-se as experiências sob o ponto de vista do professor e dos alunos, sendo que a composição das imagens necessitou de experimentação, análise e validação de resultados. Por meio de uma sequência de atividades, que envolveu técnicas e conceitos de perspectiva e visualização, foi possível vislumbrar a anamorfose como uma ferramenta necessária para auxiliar a aprendizagem de geometria na escola. |
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Anamorfose no Ensino de GeometriaPara o estudo de Geometria Espacial, no Ensino Médio, são necessários desenhos de figuras geométricas em sua tridimensionalidade. Ao desenhá-las, ocorre anamorfose de faces, arestas e vértices. Por intermédio de fotografias e grades anamórficas, buscou-se, nesta pesquisa, uma conexão entre Geometria Projetiva e Geometria Espacial. Neste artigo, relatam-se as experiências sob o ponto de vista do professor e dos alunos, sendo que a composição das imagens necessitou de experimentação, análise e validação de resultados. Por meio de uma sequência de atividades, que envolveu técnicas e conceitos de perspectiva e visualização, foi possível vislumbrar a anamorfose como uma ferramenta necessária para auxiliar a aprendizagem de geometria na escola. Universidade Federal de Santa Catarina2013-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38010Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia; v. 6 n. 3 (2013); 61-861982-5153reponame:Alexandria (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38010/29010Copyright (c) 2013 Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSemmer, Simoneda Silva, Sani de Carvalho RutzNeves, Marcos Cesar Danhoni2019-04-11T15:12:35Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38010Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/oai1982-51531982-5153opendoar:2019-04-11T15:12:35Alexandria (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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Para o estudo de Geometria Espacial, no Ensino Médio, são necessários desenhos de figuras geométricas em sua tridimensionalidade. Ao desenhá-las, ocorre anamorfose de faces, arestas e vértices. Por intermédio de fotografias e grades anamórficas, buscou-se, nesta pesquisa, uma conexão entre Geometria Projetiva e Geometria Espacial. Neste artigo, relatam-se as experiências sob o ponto de vista do professor e dos alunos, sendo que a composição das imagens necessitou de experimentação, análise e validação de resultados. Por meio de uma sequência de atividades, que envolveu técnicas e conceitos de perspectiva e visualização, foi possível vislumbrar a anamorfose como uma ferramenta necessária para auxiliar a aprendizagem de geometria na escola. |
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