Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Texto digital |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p3 |
Resumo: | O presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades, tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares. |
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Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso O presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades, tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p310.5007/1807-9288.2010v6n1p3Texto Digital; Vol. 6 No. 1 (2010); 3-20Texto Digital; Vol. 6 No 1 (2010); 3-20Texto Digital; v. 6 n. 1 (2010); 3-201807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p3/14161Copyright (c) 2010 Carla Vasques, Nacim Miguel Francisco Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasques, CarlaFrancisco Júnior, Nacim Miguel2023-01-12T15:05:34Zoai:periodicos.ufsc.br:article/15628Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2023-01-12T15:05:34Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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