Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Carla
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Francisco Júnior, Nacim Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto digital
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p3
Resumo: O presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades,  tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares.
id UFSC-27_36c21a6ef3d6c73565257abe7d3c26dd
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/15628
network_acronym_str UFSC-27
network_name_str Texto digital
repository_id_str
spelling Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso O presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades,  tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p310.5007/1807-9288.2010v6n1p3Texto Digital; Vol. 6 No. 1 (2010); 3-20Texto Digital; Vol. 6 No 1 (2010); 3-20Texto Digital; v. 6 n. 1 (2010); 3-201807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p3/14161Copyright (c) 2010 Carla Vasques, Nacim Miguel Francisco Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasques, CarlaFrancisco Júnior, Nacim Miguel2023-01-12T15:05:34Zoai:periodicos.ufsc.br:article/15628Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2023-01-12T15:05:34Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso
title Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso
spellingShingle Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso
Vasques, Carla
title_short Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso
title_full Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso
title_fullStr Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso
title_full_unstemmed Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso
title_sort Diálogos entre a robótica educacional e a sala de aula: um estudo de caso
author Vasques, Carla
author_facet Vasques, Carla
Francisco Júnior, Nacim Miguel
author_role author
author2 Francisco Júnior, Nacim Miguel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Carla
Francisco Júnior, Nacim Miguel
description O presente trabalho tem por tema a Robótica e os processos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da implantação de um Laboratório de Robótica Educacional em uma escola da rede particular de Tubarão/SC. Como referenciais teórico-conceituais têm-se o construtivismo e o construcionismo. Defende-se a Robótica como um recurso bilateral, capaz de auxiliar ao aluno e ao professor. Contudo, tais possibilidades não são inerentes à tecnologia. A manipulação de um objeto não permite a tomada de consciência das suas características e propriedades,  tampouco desenvolve a criticidade e a capacidade de reflexão. Para tanto, são primordiais a discussão, o diálogo da tecnologia com a sala de aula, a intervenção de um professor que interpreta, instiga e contextualiza. São processos que, para serem acionados, dependem também (e sobretudo) das políticas públicas, das propostas de formação, da gestão escolar, da qualificação dos espaços escolares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p3
10.5007/1807-9288.2010v6n1p3
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p3
identifier_str_mv 10.5007/1807-9288.2010v6n1p3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p3/14161
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Carla Vasques, Nacim Miguel Francisco Júnior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Carla Vasques, Nacim Miguel Francisco Júnior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
dc.source.none.fl_str_mv Texto Digital; Vol. 6 No. 1 (2010); 3-20
Texto Digital; Vol. 6 No 1 (2010); 3-20
Texto Digital; v. 6 n. 1 (2010); 3-20
1807-9288
reponame:Texto digital
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto digital
collection Texto digital
repository.name.fl_str_mv Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textodigital@cce.ufsc.br
_version_ 1797174793410183168