Representação, realidade e conhecimento na mídia digital-eletrônica
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto digital |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n2p2 |
Resumo: | Na mídia eletrônico-digital, os conceitos de informação, conhecimento e representação são temas pertinentes ao Design de Informação, como campo de projetação de sistemas e interfaces inteligentes. Esses conceitos são aqui abordados para defender e justificar a mídia eletrônico-digital, seus sistemas e interfaces como campos de produção de significação e conhecimento. O conceito de signo ou de sistemas significativos decorre da conjugação de duas coisas distintas, uma porção de substância e uma ideia. O radical "forma" na palavra "informação" implica em conceito ou ideia associada. A representação digital é tipicamente simbólica, atuando por convenção e recorrendo a estratégias abstratas. Na mídia eletrônico-digital, todo sinal decorre de uma ideia ou de um conhecimento anterior, atuante no próprio sistema e impondo seu caráter significativo. Os processos de representação, simbolização e referência são cada vez mais idênticos à percepção influenciando diretamente os processos perceptivos e o conceito de realidade. |
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Representação, realidade e conhecimento na mídia digital-eletrônicaNa mídia eletrônico-digital, os conceitos de informação, conhecimento e representação são temas pertinentes ao Design de Informação, como campo de projetação de sistemas e interfaces inteligentes. Esses conceitos são aqui abordados para defender e justificar a mídia eletrônico-digital, seus sistemas e interfaces como campos de produção de significação e conhecimento. O conceito de signo ou de sistemas significativos decorre da conjugação de duas coisas distintas, uma porção de substância e uma ideia. O radical "forma" na palavra "informação" implica em conceito ou ideia associada. A representação digital é tipicamente simbólica, atuando por convenção e recorrendo a estratégias abstratas. Na mídia eletrônico-digital, todo sinal decorre de uma ideia ou de um conhecimento anterior, atuante no próprio sistema e impondo seu caráter significativo. Os processos de representação, simbolização e referência são cada vez mais idênticos à percepção influenciando diretamente os processos perceptivos e o conceito de realidade.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2010-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n2p210.5007/1807-9288.2010v6n2p2Texto Digital; Vol. 6 No. 2 (2010); 2-18Texto Digital; Vol. 6 No 2 (2010); 2-18Texto Digital; v. 6 n. 2 (2010); 2-181807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n2p2/16415Copyright (c) 2010 Iandra Pavanati, Richard Perassi Luiz de Sousa, Othon da Rocha Neves Jr.info:eu-repo/semantics/openAccessPavanati, IandraSousa, Richard Perassi Luiz deNeves Jr., Othon da Rocha2023-01-12T15:05:34Zoai:periodicos.ufsc.br:article/16790Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2023-01-12T15:05:34Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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