Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavanati, Iandra
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102493
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_ac39e2758339e943599d82ded6fdf40e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102493
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuaisEducaçãoProfessores de históriaFlorianópolis (SC)Pratica de ensinoHistóriaEstudo e ensinoRecursos audiovisuaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Estudo das práticas de cinco professores de História que atuam na educação básica na região da Grande Florianópolis. Foram selecionados sujeitos cujas práticas docentes eram, em alguma medida, do conhecimento da pesquisadora, que estivessem exercendo a profissão por mais de cinco anos e, principalmente, que utilizassem recursos audiovisuais em suas didáticas. As fontes empíricas desta pesquisa foram os depoimentos dos professores e, paralelamente, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a profissão de professor e sobre a utilização didática de audiovisuais. O estudo partiu da hipótese de que as experiências vividas pelos professores influenciam o modo como os mesmos desenvolverão as suas aulas. Tomando o conceito de experiência em Thompson (1981), Scott (1999) e Bondía (2002) foi possível analisar os depoimentos e visualizar, nas narrativas dos professores, como se foram construindo as suas didáticas de utilização de recursos audiovisuais enquanto expressões de vivências e construções pessoais a influenciar e tornar significativa a sua prática docente. Foi possível perceber ainda, nas lembranças dos depoentes, que estas são descritas a partir de escolhas por eles realizadas com base em marcas de memória, as quais expressam momentos ou situações importantes em suas vidas.Florianópolis, SCMeksenas, PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaPavanati, Iandra2013-07-16T01:06:21Z2013-07-16T01:06:21Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf214173http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102493porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:06:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102493Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:06:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais
title Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais
spellingShingle Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais
Pavanati, Iandra
Educação
Professores de história
Florianópolis (SC)
Pratica de ensino
História
Estudo e ensino
Recursos audiovisuais
title_short Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais
title_full Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais
title_fullStr Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais
title_full_unstemmed Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais
title_sort Professores de história: o processo de construção desses profissionais e a didática que incorpora o uso de recursos audiovisuais
author Pavanati, Iandra
author_facet Pavanati, Iandra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meksenas, Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavanati, Iandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores de história
Florianópolis (SC)
Pratica de ensino
História
Estudo e ensino
Recursos audiovisuais
topic Educação
Professores de história
Florianópolis (SC)
Pratica de ensino
História
Estudo e ensino
Recursos audiovisuais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T01:06:21Z
2013-07-16T01:06:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 214173
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102493
identifier_str_mv 214173
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652041853075456