A montagem audiovisual a partir de mapa multitemporal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto digital |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2013v9n1p193 |
Resumo: | Situado no âmbito da discussão sobre tecnologias contemporâneas no ensino das artes audiovisuais, este artigo trata do ensino da montagem audiovisual a partir da composição de multiplicidades temporais. Neste contexto o termo audiovisual designa o vídeo digital composto por múltiplos fluxos temporais. Essa definição se refere à aplicação do hipervídeo no estudo da montagem audiovisual, buscando estabelecer relações com as pesquisas sobre a tecnologia na arte e com o estudo das artes audiovisuais contemporâneas. Por multiplicidades temporais entendam-se os diversos fluxos temporais – tempos ucrônicos, segundo Couchot (2005) – que a imagem digital tornou possível perceber na montagem em rizoma. A partir do conceito de tempo ucrônico, este artigo busca investigar as formas temporais e as narrativas que se tornam possíveis na montagem audiovisual e seu aprendizado. Neste escopo também é apresentado o software desenvolvido para a montagem de multitemporalidades com o intuito de fornecer subsídio para o ensino da montagem nas artes audiovisuais. |
id |
UFSC-27_44a8e0b2b0f72f077ee2e7f71186cefd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/29852 |
network_acronym_str |
UFSC-27 |
network_name_str |
Texto digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A montagem audiovisual a partir de mapa multitemporalSituado no âmbito da discussão sobre tecnologias contemporâneas no ensino das artes audiovisuais, este artigo trata do ensino da montagem audiovisual a partir da composição de multiplicidades temporais. Neste contexto o termo audiovisual designa o vídeo digital composto por múltiplos fluxos temporais. Essa definição se refere à aplicação do hipervídeo no estudo da montagem audiovisual, buscando estabelecer relações com as pesquisas sobre a tecnologia na arte e com o estudo das artes audiovisuais contemporâneas. Por multiplicidades temporais entendam-se os diversos fluxos temporais – tempos ucrônicos, segundo Couchot (2005) – que a imagem digital tornou possível perceber na montagem em rizoma. A partir do conceito de tempo ucrônico, este artigo busca investigar as formas temporais e as narrativas que se tornam possíveis na montagem audiovisual e seu aprendizado. Neste escopo também é apresentado o software desenvolvido para a montagem de multitemporalidades com o intuito de fornecer subsídio para o ensino da montagem nas artes audiovisuais.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2013-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2013v9n1p19310.5007/1807-9288.2013v9n1p193Texto Digital; Vol. 9 No. 1 (2013); 193-212Texto Digital; Vol. 9 No 1 (2013); 193-212Texto Digital; v. 9 n. 1 (2013); 193-2121807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2013v9n1p193/25118Copyright (c) 2013 Leonardo Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Leonardo2023-01-12T15:05:36Zoai:periodicos.ufsc.br:article/29852Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2023-01-12T15:05:36Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A montagem audiovisual a partir de mapa multitemporal |
title |
A montagem audiovisual a partir de mapa multitemporal |
spellingShingle |
A montagem audiovisual a partir de mapa multitemporal Souza, Leonardo |
title_short |
A montagem audiovisual a partir de mapa multitemporal |
title_full |
A montagem audiovisual a partir de mapa multitemporal |
title_fullStr |
A montagem audiovisual a partir de mapa multitemporal |
title_full_unstemmed |
A montagem audiovisual a partir de mapa multitemporal |
title_sort |
A montagem audiovisual a partir de mapa multitemporal |
author |
Souza, Leonardo |
author_facet |
Souza, Leonardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Leonardo |
description |
Situado no âmbito da discussão sobre tecnologias contemporâneas no ensino das artes audiovisuais, este artigo trata do ensino da montagem audiovisual a partir da composição de multiplicidades temporais. Neste contexto o termo audiovisual designa o vídeo digital composto por múltiplos fluxos temporais. Essa definição se refere à aplicação do hipervídeo no estudo da montagem audiovisual, buscando estabelecer relações com as pesquisas sobre a tecnologia na arte e com o estudo das artes audiovisuais contemporâneas. Por multiplicidades temporais entendam-se os diversos fluxos temporais – tempos ucrônicos, segundo Couchot (2005) – que a imagem digital tornou possível perceber na montagem em rizoma. A partir do conceito de tempo ucrônico, este artigo busca investigar as formas temporais e as narrativas que se tornam possíveis na montagem audiovisual e seu aprendizado. Neste escopo também é apresentado o software desenvolvido para a montagem de multitemporalidades com o intuito de fornecer subsídio para o ensino da montagem nas artes audiovisuais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2013v9n1p193 10.5007/1807-9288.2013v9n1p193 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2013v9n1p193 |
identifier_str_mv |
10.5007/1807-9288.2013v9n1p193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2013v9n1p193/25118 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Leonardo Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Leonardo Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Digital; Vol. 9 No. 1 (2013); 193-212 Texto Digital; Vol. 9 No 1 (2013); 193-212 Texto Digital; v. 9 n. 1 (2013); 193-212 1807-9288 reponame:Texto digital instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto digital |
collection |
Texto digital |
repository.name.fl_str_mv |
Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textodigital@cce.ufsc.br |
_version_ |
1797174793786621952 |