A montagem no processo audiovisual: o caso da Real Ficção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/25060 |
Resumo: | Este CD contém anexos videos, que só podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
id |
RCAP_05cee86c17bb3848ba7b790254e43495 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/25060 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A montagem no processo audiovisual: o caso da Real FicçãoDocumentárioCinemaMontagemReal FicçãoEditingDocumentaryDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste CD contém anexos videos, que só podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor CardiaA montagem foi vista de modos distintos ao longo da história do cinema. A sua importância adquire formas diferentes em função das correntes cinematográficas, dos pontos de vista dos autores e suas visões divergentes sobre o cinema. Contudo, a sua importância é inegável na construção de uma estrutura fílmica. Na produtora de cinema Real Ficção, a componente da montagem é muito valorizada por Rui Simões, responsável da empresa, especialmente devido à predominância de cinema documental, setor onde a montagem ocupa um espaço relevante de criatividade e inovação. Este relatório de estágio debruça-se não só sobre questões relativas à montagem como também às do documentário. Partindo de uma análise histórica e teórica sobre os dois temas, são abordadas as especificidades da montagem no documentário e a sua importância ao longo de todo o processo de produção de um filme. As fases de produção de um filme são demoradas e nem sempre são totalmente lineares. À medida que vai interligando os planos, o montador assume um importante papel na construção de sentidos dentro do filme, e, em especial, no documentário. Geralmente, montar um documentário requer um maior grau de criatividade do que no caso da ficção, caso em que existe um guião pré-definido. Na parte final do trabalho é também abordado o tema do realismo no documentário, dando conta do seu papel singular no mundo do cinema. Perante o surgimento de géneros híbridos, as fronteiras entre o documental e a ficção tornaram-se, ao longo do tempo, cada vez mais difusas. Percebemos que todo o cinema é, em maior ou menor grau, uma forma de documentarismo, uma vez que tem sempre uma base documental. Sendo, como todo o cinema, uma forma de representação criativa, o documentário nunca está isento de uma forma de olhar.Editing was seen in different ways throughout the history of cinema. Its importance takes on different forms depending on the cinematographic currents, the authors’ points of view and their different views regarding cinema. However, its importance is undeniable in building a filmic structure. In the film production company Real Ficção, the editing component is highly valued by Rui Simões, head of the company, especially due to the predominance of documentary cinema, where editing occupies a relevant space in the creativity and innovation process. This internship report focuses not only on issues regarding the editing process as well as the documentary genre. From a historical and theoretical analysis on the two subjects, it is addressed the specifics of editing in the documentary and its importance throughout the entire production process. The production phases of a film are time-consuming and not always entirely linear. As he mixes the plans, the editor assumes an important role in building meaning within the film, especially in the documentary. Generally, editing a documentary requires much more creativity than in fiction, in which case there is a predefined script. In the end of the essay, the theme of documentary realism is also approached, giving an account of its unique role in the world of cinema. In the face of the emergence of hybrid genres, the boundaries between documentary and fiction have become increasingly blurred. We realize that all cinema is, to a greater or lesser extent, a form of documentarism, since it always has a documentary basis. And, like all film, a documentary is a creative representation, so can never be free from a perspective.Godinho, JacintoRUNTavares, Ana Marta da Palma2017-11-07T15:30:23Z2017-09-282017-05-162017-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/25060TID:201740931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:28:30Zoai:run.unl.pt:10362/25060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:28:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A montagem no processo audiovisual: o caso da Real Ficção |
title |
A montagem no processo audiovisual: o caso da Real Ficção |
spellingShingle |
A montagem no processo audiovisual: o caso da Real Ficção Tavares, Ana Marta da Palma Documentário Cinema Montagem Real Ficção Editing Documentary Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A montagem no processo audiovisual: o caso da Real Ficção |
title_full |
A montagem no processo audiovisual: o caso da Real Ficção |
title_fullStr |
A montagem no processo audiovisual: o caso da Real Ficção |
title_full_unstemmed |
A montagem no processo audiovisual: o caso da Real Ficção |
title_sort |
A montagem no processo audiovisual: o caso da Real Ficção |
author |
Tavares, Ana Marta da Palma |
author_facet |
Tavares, Ana Marta da Palma |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Godinho, Jacinto RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Ana Marta da Palma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Documentário Cinema Montagem Real Ficção Editing Documentary Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Documentário Cinema Montagem Real Ficção Editing Documentary Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Este CD contém anexos videos, que só podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-07T15:30:23Z 2017-09-28 2017-05-16 2017-09-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/25060 TID:201740931 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/25060 |
identifier_str_mv |
TID:201740931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545607491878912 |