O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Adriana Barroso de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Perico, Lucivania Antonia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto digital
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p369
Resumo: O presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Ensino Médio, Língua Portuguesa e Portal Educacional: percepções emergentes das narrativas de alunos inseridos em práticas de letramento digital” (PERICO, 2015) na qual foi abordada a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no atual contexto educacional. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de cunho investigativo, na modalidade narrativa. A apuração dos dados resultou em oito categorias de análise, sendo selecionada para este artigo aquela que analisa a produção de alunos em ambiente digital. Os resultados obtidos apontaram para uma efetiva preocupação com a escrita em norma culta, por parte dos estudantes inseridos no processo, ao terem seus textos lidos, analisados e debatidos por outros colegas.
id UFSC-27_49f75f0c73dcddabc50bbb1874c28f31
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/38448
network_acronym_str UFSC-27
network_name_str Texto digital
repository_id_str
spelling O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digitalO presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Ensino Médio, Língua Portuguesa e Portal Educacional: percepções emergentes das narrativas de alunos inseridos em práticas de letramento digital” (PERICO, 2015) na qual foi abordada a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no atual contexto educacional. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de cunho investigativo, na modalidade narrativa. A apuração dos dados resultou em oito categorias de análise, sendo selecionada para este artigo aquela que analisa a produção de alunos em ambiente digital. Os resultados obtidos apontaram para uma efetiva preocupação com a escrita em norma culta, por parte dos estudantes inseridos no processo, ao terem seus textos lidos, analisados e debatidos por outros colegas.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p36910.5007/1807-9288.2015v11n1p369Texto Digital; Vol. 11 No. 1 (2015); 369-386Texto Digital; Vol. 11 No 1 (2015); 369-386Texto Digital; v. 11 n. 1 (2015); 369-3861807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p369/29783Copyright (c) 2015 Adriana Barroso de Azevedo (Universidade Metodista de São Paulo), Lucivania Antonia da Silva Perico (Universidade Metodista de São Paulo)info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Adriana Barroso dePerico, Lucivania Antonia da Silva2018-03-26T13:02:59Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38448Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2018-03-26T13:02:59Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital
title O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital
spellingShingle O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital
Azevedo, Adriana Barroso de
title_short O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital
title_full O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital
title_fullStr O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital
title_full_unstemmed O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital
title_sort O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital
author Azevedo, Adriana Barroso de
author_facet Azevedo, Adriana Barroso de
Perico, Lucivania Antonia da Silva
author_role author
author2 Perico, Lucivania Antonia da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Adriana Barroso de
Perico, Lucivania Antonia da Silva
description O presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Ensino Médio, Língua Portuguesa e Portal Educacional: percepções emergentes das narrativas de alunos inseridos em práticas de letramento digital” (PERICO, 2015) na qual foi abordada a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no atual contexto educacional. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de cunho investigativo, na modalidade narrativa. A apuração dos dados resultou em oito categorias de análise, sendo selecionada para este artigo aquela que analisa a produção de alunos em ambiente digital. Os resultados obtidos apontaram para uma efetiva preocupação com a escrita em norma culta, por parte dos estudantes inseridos no processo, ao terem seus textos lidos, analisados e debatidos por outros colegas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p369
10.5007/1807-9288.2015v11n1p369
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p369
identifier_str_mv 10.5007/1807-9288.2015v11n1p369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p369/29783
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
dc.source.none.fl_str_mv Texto Digital; Vol. 11 No. 1 (2015); 369-386
Texto Digital; Vol. 11 No 1 (2015); 369-386
Texto Digital; v. 11 n. 1 (2015); 369-386
1807-9288
reponame:Texto digital
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto digital
collection Texto digital
repository.name.fl_str_mv Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textodigital@cce.ufsc.br
_version_ 1797174794143137792