O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto digital |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p369 |
Resumo: | O presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Ensino Médio, Língua Portuguesa e Portal Educacional: percepções emergentes das narrativas de alunos inseridos em práticas de letramento digital” (PERICO, 2015) na qual foi abordada a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no atual contexto educacional. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de cunho investigativo, na modalidade narrativa. A apuração dos dados resultou em oito categorias de análise, sendo selecionada para este artigo aquela que analisa a produção de alunos em ambiente digital. Os resultados obtidos apontaram para uma efetiva preocupação com a escrita em norma culta, por parte dos estudantes inseridos no processo, ao terem seus textos lidos, analisados e debatidos por outros colegas. |
id |
UFSC-27_49f75f0c73dcddabc50bbb1874c28f31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/38448 |
network_acronym_str |
UFSC-27 |
network_name_str |
Texto digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digitalO presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Ensino Médio, Língua Portuguesa e Portal Educacional: percepções emergentes das narrativas de alunos inseridos em práticas de letramento digital” (PERICO, 2015) na qual foi abordada a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no atual contexto educacional. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de cunho investigativo, na modalidade narrativa. A apuração dos dados resultou em oito categorias de análise, sendo selecionada para este artigo aquela que analisa a produção de alunos em ambiente digital. Os resultados obtidos apontaram para uma efetiva preocupação com a escrita em norma culta, por parte dos estudantes inseridos no processo, ao terem seus textos lidos, analisados e debatidos por outros colegas.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p36910.5007/1807-9288.2015v11n1p369Texto Digital; Vol. 11 No. 1 (2015); 369-386Texto Digital; Vol. 11 No 1 (2015); 369-386Texto Digital; v. 11 n. 1 (2015); 369-3861807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p369/29783Copyright (c) 2015 Adriana Barroso de Azevedo (Universidade Metodista de São Paulo), Lucivania Antonia da Silva Perico (Universidade Metodista de São Paulo)info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Adriana Barroso dePerico, Lucivania Antonia da Silva2018-03-26T13:02:59Zoai:periodicos.ufsc.br:article/38448Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2018-03-26T13:02:59Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital |
title |
O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital |
spellingShingle |
O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital Azevedo, Adriana Barroso de |
title_short |
O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital |
title_full |
O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital |
title_fullStr |
O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital |
title_full_unstemmed |
O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital |
title_sort |
O registro de si e do outro: práticas de leitura e de escrita de estudantes em ambiente digital |
author |
Azevedo, Adriana Barroso de |
author_facet |
Azevedo, Adriana Barroso de Perico, Lucivania Antonia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Perico, Lucivania Antonia da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Adriana Barroso de Perico, Lucivania Antonia da Silva |
description |
O presente artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Ensino Médio, Língua Portuguesa e Portal Educacional: percepções emergentes das narrativas de alunos inseridos em práticas de letramento digital” (PERICO, 2015) na qual foi abordada a importância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no atual contexto educacional. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de cunho investigativo, na modalidade narrativa. A apuração dos dados resultou em oito categorias de análise, sendo selecionada para este artigo aquela que analisa a produção de alunos em ambiente digital. Os resultados obtidos apontaram para uma efetiva preocupação com a escrita em norma culta, por parte dos estudantes inseridos no processo, ao terem seus textos lidos, analisados e debatidos por outros colegas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p369 10.5007/1807-9288.2015v11n1p369 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p369 |
identifier_str_mv |
10.5007/1807-9288.2015v11n1p369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p369/29783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Digital; Vol. 11 No. 1 (2015); 369-386 Texto Digital; Vol. 11 No 1 (2015); 369-386 Texto Digital; v. 11 n. 1 (2015); 369-386 1807-9288 reponame:Texto digital instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Texto digital |
collection |
Texto digital |
repository.name.fl_str_mv |
Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
textodigital@cce.ufsc.br |
_version_ |
1797174794143137792 |