Apontamentos para uma reflexão sobre a função social das tecnologias no processo educativo
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto digital |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p58 |
Resumo: | De forma direta ou indireta a tecnologia está adentrando nos espaços educativos. Essa ampliação tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas no âmbito do uso das TIC na educação que tentam evidenciar os benefícios do uso dessas tecnologias na escola. Porém, a complexidade do processo de aprendizagem humano aliado à diversidade das instituições sociais e as formas de organização e práticas culturais que emergem no processo de inserção das TIC apresentam resultados inconclusivos em termos de “eficiência” escolar. Apresentamos neste artigo algumas pesquisas que mostram a relação de tecnologias e desenvolvimento apontando principalmente para as diferentes funções sociais das TIC na educação. Nosso objetivo é compreender o entrelaçamento existente entre tecnologia e processo educativo, partindo da premissa inicial que as tecnologias são instrumentos de pensamentos que inserem-se no processo educativo em função de suas características, funcionalidades e das práticas culturais que enquanto grupo social desenvolvemos com elas. |
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Apontamentos para uma reflexão sobre a função social das tecnologias no processo educativoDe forma direta ou indireta a tecnologia está adentrando nos espaços educativos. Essa ampliação tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas no âmbito do uso das TIC na educação que tentam evidenciar os benefícios do uso dessas tecnologias na escola. Porém, a complexidade do processo de aprendizagem humano aliado à diversidade das instituições sociais e as formas de organização e práticas culturais que emergem no processo de inserção das TIC apresentam resultados inconclusivos em termos de “eficiência” escolar. Apresentamos neste artigo algumas pesquisas que mostram a relação de tecnologias e desenvolvimento apontando principalmente para as diferentes funções sociais das TIC na educação. Nosso objetivo é compreender o entrelaçamento existente entre tecnologia e processo educativo, partindo da premissa inicial que as tecnologias são instrumentos de pensamentos que inserem-se no processo educativo em função de suas características, funcionalidades e das práticas culturais que enquanto grupo social desenvolvemos com elas.Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2010-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p5810.5007/1807-9288.2010v6n1p58Texto Digital; Vol. 6 No. 1 (2010); 58-77Texto Digital; Vol. 6 No 1 (2010); 58-77Texto Digital; v. 6 n. 1 (2010); 58-771807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2010v6n1p58/13164Copyright (c) 2010 Liliana Passerinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPasserino, Liliana2023-01-12T15:05:33Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14338Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2023-01-12T15:05:33Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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