Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Simone da Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Raquel Cristina de Souza e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Texto digital
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p21
Resumo: A ampla expansão das redes de comunicação eletrônica – a Internet – vem causando impactos profundos na sociedade, principalmente na forma com que as pessoas processam a informação e constroem o conhecimento. Como a linguagem disponibilizada no ambiente on-line é centrada na forma escrita, o conceito de texto tem sido amplamente modificado – hipertexto, hipermídia, multimídia. Em função do exposto, cabe à escola desenvolver práticas pedagógicas que atendam às demandas da sociedade atual, propiciando aos alunos a aquisição de diferentes tipos e camadas de letramento. Este trabalho relata uma experiência realizada com seis turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública federal no Rio de Janeiro. Inspirado pela leitura do livro Todos contra Dante, em que o autor Luís Dill se baseia em fatos reais para criar literatura, cada aluno selecionou um caso real de bullying noticiado na mídia, criou murais on-line de recortes das notícias sobre o caso e elaborou um texto em primeira pessoa se colocando no lugar da vítima. Esse texto foi publicado em um microblog, que, assim como os murais, foi produzido com a ferramenta Padlet.  Todos os trabalhos foram organizados em um ambiente do Google Sites, de forma que circulassem socialmente e cumprissem objetivos comunicativos reais. Os resultados da experiência realizada evidenciam que o uso pedagógico das TICs, além de propiciar o multiletramento dos alunos, permitiu que estes refletissem sobre um conflito real e modificassem suas atitudes no ambiente escolar. 
id UFSC-27_af21362a7cdfc2f748007d0b416923fb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/37319
network_acronym_str UFSC-27
network_name_str Texto digital
repository_id_str
spelling Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamentalA ampla expansão das redes de comunicação eletrônica – a Internet – vem causando impactos profundos na sociedade, principalmente na forma com que as pessoas processam a informação e constroem o conhecimento. Como a linguagem disponibilizada no ambiente on-line é centrada na forma escrita, o conceito de texto tem sido amplamente modificado – hipertexto, hipermídia, multimídia. Em função do exposto, cabe à escola desenvolver práticas pedagógicas que atendam às demandas da sociedade atual, propiciando aos alunos a aquisição de diferentes tipos e camadas de letramento. Este trabalho relata uma experiência realizada com seis turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública federal no Rio de Janeiro. Inspirado pela leitura do livro Todos contra Dante, em que o autor Luís Dill se baseia em fatos reais para criar literatura, cada aluno selecionou um caso real de bullying noticiado na mídia, criou murais on-line de recortes das notícias sobre o caso e elaborou um texto em primeira pessoa se colocando no lugar da vítima. Esse texto foi publicado em um microblog, que, assim como os murais, foi produzido com a ferramenta Padlet.  Todos os trabalhos foram organizados em um ambiente do Google Sites, de forma que circulassem socialmente e cumprissem objetivos comunicativos reais. Os resultados da experiência realizada evidenciam que o uso pedagógico das TICs, além de propiciar o multiletramento dos alunos, permitiu que estes refletissem sobre um conflito real e modificassem suas atitudes no ambiente escolar. Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p2110.5007/1807-9288.2015v11n1p21Texto Digital; Vol. 11 No. 1 (2015); 21-45Texto Digital; Vol. 11 No 1 (2015); 21-45Texto Digital; v. 11 n. 1 (2015); 21-451807-9288reponame:Texto digitalinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p21/29768Copyright (c) 2015 Simone da Costa Lima (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Raquel Cristina de Souza e Souza (Universidade Federal do Rio de Janeiro)info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Simone da CostaSouza, Raquel Cristina de Souza e2018-03-26T12:56:15Zoai:periodicos.ufsc.br:article/37319Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/textodigitalPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/oaitextodigital@cce.ufsc.br1807-92881807-9288opendoar:2018-03-26T12:56:15Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental
title Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental
spellingShingle Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental
Lima, Simone da Costa
title_short Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental
title_full Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental
title_fullStr Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental
title_sort Projeto Todos Contra o Bullying: práticas de leitura e escrita hipertextual por alunos do ensino fundamental
author Lima, Simone da Costa
author_facet Lima, Simone da Costa
Souza, Raquel Cristina de Souza e
author_role author
author2 Souza, Raquel Cristina de Souza e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Simone da Costa
Souza, Raquel Cristina de Souza e
description A ampla expansão das redes de comunicação eletrônica – a Internet – vem causando impactos profundos na sociedade, principalmente na forma com que as pessoas processam a informação e constroem o conhecimento. Como a linguagem disponibilizada no ambiente on-line é centrada na forma escrita, o conceito de texto tem sido amplamente modificado – hipertexto, hipermídia, multimídia. Em função do exposto, cabe à escola desenvolver práticas pedagógicas que atendam às demandas da sociedade atual, propiciando aos alunos a aquisição de diferentes tipos e camadas de letramento. Este trabalho relata uma experiência realizada com seis turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública federal no Rio de Janeiro. Inspirado pela leitura do livro Todos contra Dante, em que o autor Luís Dill se baseia em fatos reais para criar literatura, cada aluno selecionou um caso real de bullying noticiado na mídia, criou murais on-line de recortes das notícias sobre o caso e elaborou um texto em primeira pessoa se colocando no lugar da vítima. Esse texto foi publicado em um microblog, que, assim como os murais, foi produzido com a ferramenta Padlet.  Todos os trabalhos foram organizados em um ambiente do Google Sites, de forma que circulassem socialmente e cumprissem objetivos comunicativos reais. Os resultados da experiência realizada evidenciam que o uso pedagógico das TICs, além de propiciar o multiletramento dos alunos, permitiu que estes refletissem sobre um conflito real e modificassem suas atitudes no ambiente escolar. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p21
10.5007/1807-9288.2015v11n1p21
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p21
identifier_str_mv 10.5007/1807-9288.2015v11n1p21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2015v11n1p21/29768
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
publisher.none.fl_str_mv Center for Research in Computing, Literature, and Linguistics (NuPILL)
dc.source.none.fl_str_mv Texto Digital; Vol. 11 No. 1 (2015); 21-45
Texto Digital; Vol. 11 No 1 (2015); 21-45
Texto Digital; v. 11 n. 1 (2015); 21-45
1807-9288
reponame:Texto digital
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Texto digital
collection Texto digital
repository.name.fl_str_mv Texto digital - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv textodigital@cce.ufsc.br
_version_ 1797174794134749184