Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olivan, Karen Neves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Working Papers em Lingüística (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p81
Resumo: Este trabalho traz uma análise das metodologias de ensino presentes em três livros didáticos da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, observando se a seleção e a organização dos conteúdos estão de acordo com os eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Como objeto de análise, são observadas as propostas de atividades textuais, tendo como aporte teórico a teoria de gêneros textuais. O trabalho é composto de duas partes de análise destinadas à abordagem textual, iniciando pelos pressupostos teóricos da Linguística Textual e, em sequência, a análise das atividades propostas nos livros didáticos. Ao fim dos estudos, promove-se uma reflexão sobre a importância da escolha do livro didático, considerando a linha de trabalho adotada pela escola e pelo professor, bem como o público envolvido nesta relação pedagógica.
id UFSC-28_60dd9df5e7a463571cae387339475717
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/11399
network_acronym_str UFSC-28
network_name_str Working Papers em Lingüística (Online)
repository_id_str
spelling Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos Este trabalho traz uma análise das metodologias de ensino presentes em três livros didáticos da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, observando se a seleção e a organização dos conteúdos estão de acordo com os eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Como objeto de análise, são observadas as propostas de atividades textuais, tendo como aporte teórico a teoria de gêneros textuais. O trabalho é composto de duas partes de análise destinadas à abordagem textual, iniciando pelos pressupostos teóricos da Linguística Textual e, em sequência, a análise das atividades propostas nos livros didáticos. Ao fim dos estudos, promove-se uma reflexão sobre a importância da escolha do livro didático, considerando a linha de trabalho adotada pela escola e pelo professor, bem como o público envolvido nesta relação pedagógica.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"Pesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p8110.5007/1984-8420.2009v10n2p81Working Papers em Linguística; v. 10 n. 2 (2009); 81-961984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p81/11951Olivan, Karen Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/11399Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:21Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos
title Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos
spellingShingle Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos
Olivan, Karen Neves
title_short Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos
title_full Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos
title_fullStr Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos
title_full_unstemmed Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos
title_sort Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos
author Olivan, Karen Neves
author_facet Olivan, Karen Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olivan, Karen Neves
description Este trabalho traz uma análise das metodologias de ensino presentes em três livros didáticos da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, observando se a seleção e a organização dos conteúdos estão de acordo com os eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Como objeto de análise, são observadas as propostas de atividades textuais, tendo como aporte teórico a teoria de gêneros textuais. O trabalho é composto de duas partes de análise destinadas à abordagem textual, iniciando pelos pressupostos teóricos da Linguística Textual e, em sequência, a análise das atividades propostas nos livros didáticos. Ao fim dos estudos, promove-se uma reflexão sobre a importância da escolha do livro didático, considerando a linha de trabalho adotada pela escola e pelo professor, bem como o público envolvido nesta relação pedagógica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por pares"
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p81
10.5007/1984-8420.2009v10n2p81
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p81
identifier_str_mv 10.5007/1984-8420.2009v10n2p81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p81/11951
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Working Papers em Linguística; v. 10 n. 2 (2009); 81-96
1984-8420
reponame:Working Papers em Lingüística (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Working Papers em Lingüística (Online)
collection Working Papers em Lingüística (Online)
repository.name.fl_str_mv Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||
_version_ 1797174772497383424