Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Working Papers em Lingüística (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p81 |
Resumo: | Este trabalho traz uma análise das metodologias de ensino presentes em três livros didáticos da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, observando se a seleção e a organização dos conteúdos estão de acordo com os eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Como objeto de análise, são observadas as propostas de atividades textuais, tendo como aporte teórico a teoria de gêneros textuais. O trabalho é composto de duas partes de análise destinadas à abordagem textual, iniciando pelos pressupostos teóricos da Linguística Textual e, em sequência, a análise das atividades propostas nos livros didáticos. Ao fim dos estudos, promove-se uma reflexão sobre a importância da escolha do livro didático, considerando a linha de trabalho adotada pela escola e pelo professor, bem como o público envolvido nesta relação pedagógica. |
id |
UFSC-28_60dd9df5e7a463571cae387339475717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/11399 |
network_acronym_str |
UFSC-28 |
network_name_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos Este trabalho traz uma análise das metodologias de ensino presentes em três livros didáticos da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, observando se a seleção e a organização dos conteúdos estão de acordo com os eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Como objeto de análise, são observadas as propostas de atividades textuais, tendo como aporte teórico a teoria de gêneros textuais. O trabalho é composto de duas partes de análise destinadas à abordagem textual, iniciando pelos pressupostos teóricos da Linguística Textual e, em sequência, a análise das atividades propostas nos livros didáticos. Ao fim dos estudos, promove-se uma reflexão sobre a importância da escolha do livro didático, considerando a linha de trabalho adotada pela escola e pelo professor, bem como o público envolvido nesta relação pedagógica.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2010-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"Pesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p8110.5007/1984-8420.2009v10n2p81Working Papers em Linguística; v. 10 n. 2 (2009); 81-961984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p81/11951Olivan, Karen Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:21Zoai:periodicos.ufsc.br:article/11399Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:21Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos |
title |
Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos |
spellingShingle |
Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos Olivan, Karen Neves |
title_short |
Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos |
title_full |
Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos |
title_fullStr |
Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos |
title_full_unstemmed |
Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos |
title_sort |
Livro didático: três propostas para se trabalhar com textos |
author |
Olivan, Karen Neves |
author_facet |
Olivan, Karen Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olivan, Karen Neves |
description |
Este trabalho traz uma análise das metodologias de ensino presentes em três livros didáticos da 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental, observando se a seleção e a organização dos conteúdos estão de acordo com os eixos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa. Como objeto de análise, são observadas as propostas de atividades textuais, tendo como aporte teórico a teoria de gêneros textuais. O trabalho é composto de duas partes de análise destinadas à abordagem textual, iniciando pelos pressupostos teóricos da Linguística Textual e, em sequência, a análise das atividades propostas nos livros didáticos. Ao fim dos estudos, promove-se uma reflexão sobre a importância da escolha do livro didático, considerando a linha de trabalho adotada pela escola e pelo professor, bem como o público envolvido nesta relação pedagógica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por pares" Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p81 10.5007/1984-8420.2009v10n2p81 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p81 |
identifier_str_mv |
10.5007/1984-8420.2009v10n2p81 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n2p81/11951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Working Papers em Linguística; v. 10 n. 2 (2009); 81-96 1984-8420 reponame:Working Papers em Lingüística (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
collection |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br|| |
_version_ |
1797174772497383424 |