A intuição de crianças e adultos na interpretação dos numerais: uma questão semântica ou pragmática?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Working Papers em Lingüística (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p65 |
Resumo: | Neste artigo, propomos uma discussão sobre a interpretação que os indivíduos fazem dos numerais. Conforme a teoria neo-griceana, ‘um número x’ significa ‘pelo menos x’, e a interpretação ‘exatamente x’ é concebida pragmaticamente. Em contra partida, há estudos que contestam essa abordagem, defendendo que ‘um número x’ significa ‘exatamente x’; determinados contextos, entretanto, podem gerar a interpretação de ‘pelo menos x’. Deste modo, aplicamos um teste com crianças e adultos com o objetivo de verificar: i) se o numeral pode gerar diferentes interpretações conforme o contexto em que ele está inserido ii) se crianças e adultos interpretam da mesma forma os numerais. Em seguida, relacionamos os resultados com as teorias apresentadas. |
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A intuição de crianças e adultos na interpretação dos numerais: uma questão semântica ou pragmática?Neste artigo, propomos uma discussão sobre a interpretação que os indivíduos fazem dos numerais. Conforme a teoria neo-griceana, ‘um número x’ significa ‘pelo menos x’, e a interpretação ‘exatamente x’ é concebida pragmaticamente. Em contra partida, há estudos que contestam essa abordagem, defendendo que ‘um número x’ significa ‘exatamente x’; determinados contextos, entretanto, podem gerar a interpretação de ‘pelo menos x’. Deste modo, aplicamos um teste com crianças e adultos com o objetivo de verificar: i) se o numeral pode gerar diferentes interpretações conforme o contexto em que ele está inserido ii) se crianças e adultos interpretam da mesma forma os numerais. Em seguida, relacionamos os resultados com as teorias apresentadas.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2008-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"revisão da literatura; pesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p6510.5007/1984-8420.2008v9n1p65Working Papers em Linguística; v. 9 n. 1 (2008); 65-801984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p65/9345Oliveira, Leandra Cristina deHaupt, Carineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7098Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:19Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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