A intuição de crianças e adultos na interpretação dos numerais: uma questão semântica ou pragmática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leandra Cristina de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Haupt, Carine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Working Papers em Lingüística (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p65
Resumo: Neste artigo, propomos uma discussão sobre a interpretação que os indivíduos fazem dos numerais. Conforme a teoria neo-griceana, ‘um número x’ significa ‘pelo menos x’, e a interpretação ‘exatamente x’ é concebida pragmaticamente. Em contra partida, há estudos que contestam essa abordagem, defendendo que ‘um número x’ significa ‘exatamente x’; determinados contextos, entretanto, podem gerar a interpretação de ‘pelo menos x’. Deste modo, aplicamos um teste com crianças e adultos com o objetivo de verificar: i) se o numeral pode gerar diferentes interpretações conforme o contexto em que ele está inserido ii) se crianças e adultos interpretam da mesma forma os numerais. Em seguida, relacionamos os resultados com as teorias apresentadas.
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