A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ana Paula Kuczmynda
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Working Papers em Lingüística (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p1
Resumo: Este artigo tem aporte teórico na teoria dos gêneros do discurso, conforme sugerida por Bakhtin, e objetiva discutir a abordagem do gênero em dois livros de Língua Portuguesa recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM – para adoção, em todo o território nacional. Para tanto, partiu-se de uma reflexão sobre o papel do livro didático na mediação do ensino/aprendizagem e sobre a discussão teórico-metodológica encetada pelos documentos oficiais de ensino para o ensino médio a respeito da abordagem do gênero em práticas de leitura, escuta e produção textual. Análise dos livros didáticos concentrou-se na abordagem do gênero no manual do professor e nas atividades de leitura e produção textual. Percebeu-se que a confusão terminológica que cerca a questão do gênero, envolvendo termos como – tipo textual, seqüência textual, gênero textual – a despeito de diferenças conceituais entre eles, vê-se refletida na forma como o gênero é abordado nas atividades de leitura e produção do texto, as quais se centralizam mais em aspectos textuais do que em aspectos interacionais.
id UFSC-28_a4f9cef4d46ee5eb0b7ccedd18b52699
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/7164
network_acronym_str UFSC-28
network_name_str Working Papers em Lingüística (Online)
repository_id_str
spelling A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino MédioEste artigo tem aporte teórico na teoria dos gêneros do discurso, conforme sugerida por Bakhtin, e objetiva discutir a abordagem do gênero em dois livros de Língua Portuguesa recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM – para adoção, em todo o território nacional. Para tanto, partiu-se de uma reflexão sobre o papel do livro didático na mediação do ensino/aprendizagem e sobre a discussão teórico-metodológica encetada pelos documentos oficiais de ensino para o ensino médio a respeito da abordagem do gênero em práticas de leitura, escuta e produção textual. Análise dos livros didáticos concentrou-se na abordagem do gênero no manual do professor e nas atividades de leitura e produção textual. Percebeu-se que a confusão terminológica que cerca a questão do gênero, envolvendo termos como – tipo textual, seqüência textual, gênero textual – a despeito de diferenças conceituais entre eles, vê-se refletida na forma como o gênero é abordado nas atividades de leitura e produção do texto, as quais se centralizam mais em aspectos textuais do que em aspectos interacionais.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2008-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"pesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p110.5007/1984-8420.2008v9n1p1Working Papers em Linguística; v. 9 n. 1 (2008); 1-201984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p1/9342Silveira, Ana Paula Kuczmyndainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7164Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:19Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio
title A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio
spellingShingle A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio
Silveira, Ana Paula Kuczmynda
title_short A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio
title_full A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio
title_fullStr A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio
title_full_unstemmed A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio
title_sort A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio
author Silveira, Ana Paula Kuczmynda
author_facet Silveira, Ana Paula Kuczmynda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ana Paula Kuczmynda
description Este artigo tem aporte teórico na teoria dos gêneros do discurso, conforme sugerida por Bakhtin, e objetiva discutir a abordagem do gênero em dois livros de Língua Portuguesa recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM – para adoção, em todo o território nacional. Para tanto, partiu-se de uma reflexão sobre o papel do livro didático na mediação do ensino/aprendizagem e sobre a discussão teórico-metodológica encetada pelos documentos oficiais de ensino para o ensino médio a respeito da abordagem do gênero em práticas de leitura, escuta e produção textual. Análise dos livros didáticos concentrou-se na abordagem do gênero no manual do professor e nas atividades de leitura e produção textual. Percebeu-se que a confusão terminológica que cerca a questão do gênero, envolvendo termos como – tipo textual, seqüência textual, gênero textual – a despeito de diferenças conceituais entre eles, vê-se refletida na forma como o gênero é abordado nas atividades de leitura e produção do texto, as quais se centralizam mais em aspectos textuais do que em aspectos interacionais.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por pares"
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p1
10.5007/1984-8420.2008v9n1p1
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p1
identifier_str_mv 10.5007/1984-8420.2008v9n1p1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p1/9342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Working Papers em Linguística; v. 9 n. 1 (2008); 1-20
1984-8420
reponame:Working Papers em Lingüística (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Working Papers em Lingüística (Online)
collection Working Papers em Lingüística (Online)
repository.name.fl_str_mv Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||
_version_ 1797174772474314752