A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Working Papers em Lingüística (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p1 |
Resumo: | Este artigo tem aporte teórico na teoria dos gêneros do discurso, conforme sugerida por Bakhtin, e objetiva discutir a abordagem do gênero em dois livros de Língua Portuguesa recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM – para adoção, em todo o território nacional. Para tanto, partiu-se de uma reflexão sobre o papel do livro didático na mediação do ensino/aprendizagem e sobre a discussão teórico-metodológica encetada pelos documentos oficiais de ensino para o ensino médio a respeito da abordagem do gênero em práticas de leitura, escuta e produção textual. Análise dos livros didáticos concentrou-se na abordagem do gênero no manual do professor e nas atividades de leitura e produção textual. Percebeu-se que a confusão terminológica que cerca a questão do gênero, envolvendo termos como – tipo textual, seqüência textual, gênero textual – a despeito de diferenças conceituais entre eles, vê-se refletida na forma como o gênero é abordado nas atividades de leitura e produção do texto, as quais se centralizam mais em aspectos textuais do que em aspectos interacionais. |
id |
UFSC-28_a4f9cef4d46ee5eb0b7ccedd18b52699 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/7164 |
network_acronym_str |
UFSC-28 |
network_name_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino MédioEste artigo tem aporte teórico na teoria dos gêneros do discurso, conforme sugerida por Bakhtin, e objetiva discutir a abordagem do gênero em dois livros de Língua Portuguesa recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM – para adoção, em todo o território nacional. Para tanto, partiu-se de uma reflexão sobre o papel do livro didático na mediação do ensino/aprendizagem e sobre a discussão teórico-metodológica encetada pelos documentos oficiais de ensino para o ensino médio a respeito da abordagem do gênero em práticas de leitura, escuta e produção textual. Análise dos livros didáticos concentrou-se na abordagem do gênero no manual do professor e nas atividades de leitura e produção textual. Percebeu-se que a confusão terminológica que cerca a questão do gênero, envolvendo termos como – tipo textual, seqüência textual, gênero textual – a despeito de diferenças conceituais entre eles, vê-se refletida na forma como o gênero é abordado nas atividades de leitura e produção do texto, as quais se centralizam mais em aspectos textuais do que em aspectos interacionais.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2008-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"pesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p110.5007/1984-8420.2008v9n1p1Working Papers em Linguística; v. 9 n. 1 (2008); 1-201984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p1/9342Silveira, Ana Paula Kuczmyndainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/7164Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:19Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio |
title |
A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio |
spellingShingle |
A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio Silveira, Ana Paula Kuczmynda |
title_short |
A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio |
title_full |
A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio |
title_fullStr |
A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio |
title_sort |
A abordagem do gênero em dois livros destinados ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio |
author |
Silveira, Ana Paula Kuczmynda |
author_facet |
Silveira, Ana Paula Kuczmynda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Ana Paula Kuczmynda |
description |
Este artigo tem aporte teórico na teoria dos gêneros do discurso, conforme sugerida por Bakhtin, e objetiva discutir a abordagem do gênero em dois livros de Língua Portuguesa recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio – PNLEM – para adoção, em todo o território nacional. Para tanto, partiu-se de uma reflexão sobre o papel do livro didático na mediação do ensino/aprendizagem e sobre a discussão teórico-metodológica encetada pelos documentos oficiais de ensino para o ensino médio a respeito da abordagem do gênero em práticas de leitura, escuta e produção textual. Análise dos livros didáticos concentrou-se na abordagem do gênero no manual do professor e nas atividades de leitura e produção textual. Percebeu-se que a confusão terminológica que cerca a questão do gênero, envolvendo termos como – tipo textual, seqüência textual, gênero textual – a despeito de diferenças conceituais entre eles, vê-se refletida na forma como o gênero é abordado nas atividades de leitura e produção do texto, as quais se centralizam mais em aspectos textuais do que em aspectos interacionais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por pares" pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p1 10.5007/1984-8420.2008v9n1p1 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p1 |
identifier_str_mv |
10.5007/1984-8420.2008v9n1p1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9n1p1/9342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Working Papers em Linguística; v. 9 n. 1 (2008); 1-20 1984-8420 reponame:Working Papers em Lingüística (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
collection |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br|| |
_version_ |
1797174772474314752 |