Metáfora e compreensão textual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Working Papers em Lingüística (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp73
Resumo: Neste ensaio, abordam-se a noção de metáfora e o seu papel em textos escritos. O foco recai sobre a metáfora pedagógica, cuja função, segundo a literatura produzida a partir do final dos anos 70, é auxiliar nos processos de compreensão de informações ou construção de conhecimentos novos. O objetivo é discutir tal função, uma vez que metáforas pedagógicas constituem formas alternativas de expressar lingüisticamente idéias abstratas, consideradas distantes e/ou desconhecidas do indivíduo-receptor.
id UFSC-28_cdaebcc43033aae49e50849943a6345f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/6793
network_acronym_str UFSC-28
network_name_str Working Papers em Lingüística (Online)
repository_id_str
spelling Metáfora e compreensão textualNeste ensaio, abordam-se a noção de metáfora e o seu papel em textos escritos. O foco recai sobre a metáfora pedagógica, cuja função, segundo a literatura produzida a partir do final dos anos 70, é auxiliar nos processos de compreensão de informações ou construção de conhecimentos novos. O objetivo é discutir tal função, uma vez que metáforas pedagógicas constituem formas alternativas de expressar lingüisticamente idéias abstratas, consideradas distantes e/ou desconhecidas do indivíduo-receptor.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2009-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp7310.5007/1984-8420.2008v9nespp73Working Papers em Linguística; Vol. 9, Edição Especial; 73-831984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp73/9363Souza, Ana Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6793Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:19Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metáfora e compreensão textual
title Metáfora e compreensão textual
spellingShingle Metáfora e compreensão textual
Souza, Ana Cláudia
title_short Metáfora e compreensão textual
title_full Metáfora e compreensão textual
title_fullStr Metáfora e compreensão textual
title_full_unstemmed Metáfora e compreensão textual
title_sort Metáfora e compreensão textual
author Souza, Ana Cláudia
author_facet Souza, Ana Cláudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Cláudia
description Neste ensaio, abordam-se a noção de metáfora e o seu papel em textos escritos. O foco recai sobre a metáfora pedagógica, cuja função, segundo a literatura produzida a partir do final dos anos 70, é auxiliar nos processos de compreensão de informações ou construção de conhecimentos novos. O objetivo é discutir tal função, uma vez que metáforas pedagógicas constituem formas alternativas de expressar lingüisticamente idéias abstratas, consideradas distantes e/ou desconhecidas do indivíduo-receptor.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp73
10.5007/1984-8420.2008v9nespp73
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp73
identifier_str_mv 10.5007/1984-8420.2008v9nespp73
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp73/9363
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Working Papers em Linguística; Vol. 9, Edição Especial; 73-83
1984-8420
reponame:Working Papers em Lingüística (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Working Papers em Lingüística (Online)
collection Working Papers em Lingüística (Online)
repository.name.fl_str_mv Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||
_version_ 1797174772460683264