Metáfora e compreensão textual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Working Papers em Lingüística (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp73 |
Resumo: | Neste ensaio, abordam-se a noção de metáfora e o seu papel em textos escritos. O foco recai sobre a metáfora pedagógica, cuja função, segundo a literatura produzida a partir do final dos anos 70, é auxiliar nos processos de compreensão de informações ou construção de conhecimentos novos. O objetivo é discutir tal função, uma vez que metáforas pedagógicas constituem formas alternativas de expressar lingüisticamente idéias abstratas, consideradas distantes e/ou desconhecidas do indivíduo-receptor. |
id |
UFSC-28_cdaebcc43033aae49e50849943a6345f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/6793 |
network_acronym_str |
UFSC-28 |
network_name_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metáfora e compreensão textualNeste ensaio, abordam-se a noção de metáfora e o seu papel em textos escritos. O foco recai sobre a metáfora pedagógica, cuja função, segundo a literatura produzida a partir do final dos anos 70, é auxiliar nos processos de compreensão de informações ou construção de conhecimentos novos. O objetivo é discutir tal função, uma vez que metáforas pedagógicas constituem formas alternativas de expressar lingüisticamente idéias abstratas, consideradas distantes e/ou desconhecidas do indivíduo-receptor.Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC2009-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por pares"application/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp7310.5007/1984-8420.2008v9nespp73Working Papers em Linguística; Vol. 9, Edição Especial; 73-831984-8420reponame:Working Papers em Lingüística (Online)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp73/9363Souza, Ana Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-12T16:58:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/6793Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapersPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/oaiizete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br||1984-84201415-1464opendoar:2023-01-12T16:58:19Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metáfora e compreensão textual |
title |
Metáfora e compreensão textual |
spellingShingle |
Metáfora e compreensão textual Souza, Ana Cláudia |
title_short |
Metáfora e compreensão textual |
title_full |
Metáfora e compreensão textual |
title_fullStr |
Metáfora e compreensão textual |
title_full_unstemmed |
Metáfora e compreensão textual |
title_sort |
Metáfora e compreensão textual |
author |
Souza, Ana Cláudia |
author_facet |
Souza, Ana Cláudia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Cláudia |
description |
Neste ensaio, abordam-se a noção de metáfora e o seu papel em textos escritos. O foco recai sobre a metáfora pedagógica, cuja função, segundo a literatura produzida a partir do final dos anos 70, é auxiliar nos processos de compreensão de informações ou construção de conhecimentos novos. O objetivo é discutir tal função, uma vez que metáforas pedagógicas constituem formas alternativas de expressar lingüisticamente idéias abstratas, consideradas distantes e/ou desconhecidas do indivíduo-receptor. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp73 10.5007/1984-8420.2008v9nespp73 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp73 |
identifier_str_mv |
10.5007/1984-8420.2008v9nespp73 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2008v9nespp73/9363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Working Papers em Linguística; Vol. 9, Edição Especial; 73-83 1984-8420 reponame:Working Papers em Lingüística (Online) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Working Papers em Lingüística (Online) |
collection |
Working Papers em Lingüística (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Working Papers em Lingüística (Online) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
izete.lehmkuhl.coelho@ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br|| |
_version_ |
1797174772460683264 |