Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Encontros Bibli |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65 |
Resumo: | O impulso registrado pela Educação a Distância (EAD) com o desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos, demonstra o aperfeiçoamento tecnológico dos ambientes virtuais de aprendizagem. O fato requereu a necessidade de aperfeiçoar-se o uso de novas ferramentas, potencializando seu uso e propondo uma nova visão pedagógica à modalidade, que é o de contribuir para o aprendizado autônomo do aluno, porém de forma mais colaborativa. Nesse aspecto, as plataformas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior para EAD estariam de acordo com esta nova visão? Estudo de caso relativo às plataformas para ensino e aprendizagem utilizadas no Brasil demonstra o largo caminho que há para ser percorrido na potencialização das novas tecnologias. |
id |
UFSC-29_a3e6ad30734406b67d9dc142262e5882 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/16888 |
network_acronym_str |
UFSC-29 |
network_name_str |
Encontros Bibli |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagemPlataforma VirtualEducação a DistânciaTecnologias de Informação e ComunicaçãoVirtual PlatformDistance LearningInformation Technology and CommunicationO impulso registrado pela Educação a Distância (EAD) com o desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos, demonstra o aperfeiçoamento tecnológico dos ambientes virtuais de aprendizagem. O fato requereu a necessidade de aperfeiçoar-se o uso de novas ferramentas, potencializando seu uso e propondo uma nova visão pedagógica à modalidade, que é o de contribuir para o aprendizado autônomo do aluno, porém de forma mais colaborativa. Nesse aspecto, as plataformas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior para EAD estariam de acordo com esta nova visão? Estudo de caso relativo às plataformas para ensino e aprendizagem utilizadas no Brasil demonstra o largo caminho que há para ser percorrido na potencialização das novas tecnologias.Departamento de Ciência da Informação – UFSC2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p6510.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-84Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-84Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-841518-2924reponame:Encontros Bibliinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65/15763Copyright (c) 2010 Patricia Gabardo, Silvia R. P. de Quevedo, Vânia Ribas Ulbrichthttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGabardo, Patriciade Quevedo, Silvia R. P.Ulbricht, Vânia Ribas2023-07-10T13:46:45Zoai:periodicos.ufsc.br:article/16888Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oaiencontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br1518-29241518-2924opendoar:2023-07-10T13:46:45Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem |
title |
Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem Gabardo, Patricia Plataforma Virtual Educação a Distância Tecnologias de Informação e Comunicação Virtual Platform Distance Learning Information Technology and Communication |
title_short |
Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem |
title_full |
Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem |
author |
Gabardo, Patricia |
author_facet |
Gabardo, Patricia de Quevedo, Silvia R. P. Ulbricht, Vânia Ribas |
author_role |
author |
author2 |
de Quevedo, Silvia R. P. Ulbricht, Vânia Ribas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabardo, Patricia de Quevedo, Silvia R. P. Ulbricht, Vânia Ribas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plataforma Virtual Educação a Distância Tecnologias de Informação e Comunicação Virtual Platform Distance Learning Information Technology and Communication |
topic |
Plataforma Virtual Educação a Distância Tecnologias de Informação e Comunicação Virtual Platform Distance Learning Information Technology and Communication |
description |
O impulso registrado pela Educação a Distância (EAD) com o desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos, demonstra o aperfeiçoamento tecnológico dos ambientes virtuais de aprendizagem. O fato requereu a necessidade de aperfeiçoar-se o uso de novas ferramentas, potencializando seu uso e propondo uma nova visão pedagógica à modalidade, que é o de contribuir para o aprendizado autônomo do aluno, porém de forma mais colaborativa. Nesse aspecto, as plataformas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior para EAD estariam de acordo com esta nova visão? Estudo de caso relativo às plataformas para ensino e aprendizagem utilizadas no Brasil demonstra o largo caminho que há para ser percorrido na potencialização das novas tecnologias. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65 10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65 |
identifier_str_mv |
10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65/15763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Patricia Gabardo, Silvia R. P. de Quevedo, Vânia Ribas Ulbricht https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Patricia Gabardo, Silvia R. P. de Quevedo, Vânia Ribas Ulbricht https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciência da Informação – UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Ciência da Informação – UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-84 Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-84 Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-84 1518-2924 reponame:Encontros Bibli instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Encontros Bibli |
collection |
Encontros Bibli |
repository.name.fl_str_mv |
Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
encontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br |
_version_ |
1797067776480772096 |