Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabardo, Patricia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Quevedo, Silvia R. P., Ulbricht, Vânia Ribas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Encontros Bibli
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65
Resumo: O impulso registrado pela Educação a Distância (EAD) com o desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos, demonstra o aperfeiçoamento tecnológico dos ambientes virtuais de aprendizagem. O fato requereu a necessidade de aperfeiçoar-se o uso de novas ferramentas, potencializando seu uso e propondo uma nova visão pedagógica à modalidade, que é o de contribuir para o aprendizado autônomo do aluno, porém de forma mais colaborativa. Nesse aspecto, as plataformas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior para EAD estariam de acordo com esta nova visão? Estudo de caso relativo às plataformas para ensino e aprendizagem utilizadas no Brasil demonstra o largo caminho que há para ser percorrido na potencialização das novas tecnologias.
id UFSC-29_a3e6ad30734406b67d9dc142262e5882
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/16888
network_acronym_str UFSC-29
network_name_str Encontros Bibli
repository_id_str
spelling Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagemPlataforma VirtualEducação a DistânciaTecnologias de Informação e ComunicaçãoVirtual PlatformDistance LearningInformation Technology and CommunicationO impulso registrado pela Educação a Distância (EAD) com o desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos, demonstra o aperfeiçoamento tecnológico dos ambientes virtuais de aprendizagem. O fato requereu a necessidade de aperfeiçoar-se o uso de novas ferramentas, potencializando seu uso e propondo uma nova visão pedagógica à modalidade, que é o de contribuir para o aprendizado autônomo do aluno, porém de forma mais colaborativa. Nesse aspecto, as plataformas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior para EAD estariam de acordo com esta nova visão? Estudo de caso relativo às plataformas para ensino e aprendizagem utilizadas no Brasil demonstra o largo caminho que há para ser percorrido na potencialização das novas tecnologias.Departamento de Ciência da Informação – UFSC2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p6510.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-84Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-84Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-841518-2924reponame:Encontros Bibliinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65/15763Copyright (c) 2010 Patricia Gabardo, Silvia R. P. de Quevedo, Vânia Ribas Ulbrichthttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGabardo, Patriciade Quevedo, Silvia R. P.Ulbricht, Vânia Ribas2023-07-10T13:46:45Zoai:periodicos.ufsc.br:article/16888Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oaiencontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br1518-29241518-2924opendoar:2023-07-10T13:46:45Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem
title Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem
spellingShingle Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem
Gabardo, Patricia
Plataforma Virtual
Educação a Distância
Tecnologias de Informação e Comunicação
Virtual Platform
Distance Learning
Information Technology and Communication
title_short Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem
title_full Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem
title_fullStr Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem
title_sort Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem
author Gabardo, Patricia
author_facet Gabardo, Patricia
de Quevedo, Silvia R. P.
Ulbricht, Vânia Ribas
author_role author
author2 de Quevedo, Silvia R. P.
Ulbricht, Vânia Ribas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabardo, Patricia
de Quevedo, Silvia R. P.
Ulbricht, Vânia Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Plataforma Virtual
Educação a Distância
Tecnologias de Informação e Comunicação
Virtual Platform
Distance Learning
Information Technology and Communication
topic Plataforma Virtual
Educação a Distância
Tecnologias de Informação e Comunicação
Virtual Platform
Distance Learning
Information Technology and Communication
description O impulso registrado pela Educação a Distância (EAD) com o desenvolvimento das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos, demonstra o aperfeiçoamento tecnológico dos ambientes virtuais de aprendizagem. O fato requereu a necessidade de aperfeiçoar-se o uso de novas ferramentas, potencializando seu uso e propondo uma nova visão pedagógica à modalidade, que é o de contribuir para o aprendizado autônomo do aluno, porém de forma mais colaborativa. Nesse aspecto, as plataformas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior para EAD estariam de acordo com esta nova visão? Estudo de caso relativo às plataformas para ensino e aprendizagem utilizadas no Brasil demonstra o largo caminho que há para ser percorrido na potencialização das novas tecnologias.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65
10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65
identifier_str_mv 10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p65/15763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Patricia Gabardo, Silvia R. P. de Quevedo, Vânia Ribas Ulbricht
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Patricia Gabardo, Silvia R. P. de Quevedo, Vânia Ribas Ulbricht
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação – UFSC
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação – UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-84
Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-84
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 65-84
1518-2924
reponame:Encontros Bibli
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Encontros Bibli
collection Encontros Bibli
repository.name.fl_str_mv Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv encontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br
_version_ 1797067776480772096