A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Renata Almeida, 1970-
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079
Resumo: Orientador: Jose Armando Valente
id UNICAMP-30_ab9a4e5e0182838b56ceb96edc200619
oai_identifier_str oai::362996
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de CampinasThe use of virtual learning environments in higher education settings : a study in State University of CampinasEnsino a distânciaTecnologia da informaçãoAmbiente virtualEnsino superiorDistance educationInformation technologiesVirtual learningHigher educationOrientador: Jose Armando ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A dissertação apresenta um estudo qualitativo sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior em uma disciplina de graduação da Universidade Estadual de Campinas ¿ UNICAMP, denominada Eletrotécnica - ET616, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação ¿ FEEC, que teve as aulas teóricas presenciais substituídas por aulas pela Internet. Os professores responsáveis usaram o ambiente WebCT para disponibilizar o conteúdo e as informações relacionadas à disciplina para os alunos. Eles também coletaram as impressões dos alunos sobre o método aplicado nos anos em que a disciplina foi ministrada por meio desse ambiente. O estudo analisa a impressão dos alunos e docentes sobre o uso dos ambientes em substituição às aulas presenciais e documenta a experiência dos professores responsáveis. Os dados obtidos por meio das avaliações de curso foram categorizados, interpretados e descritos neste trabalho. Os resultados desta pesquisa mostram que há resistência dos alunos de graduação com relação ao uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagem, e os docentes responsáveis necessitam de mais apoio da Universidade para a realização de novas experiências pedagógicas envolvendo recursos de educação a distânciaAbstract: This dissertation presents a qualitative study about the use of virtual learning environments in higher education settings. It is a study of an undergraduate course, named Electrotecnics, code ET 616, lectured in Faculty of Electrical Engineering, at the State University of Campinas. In this course the classroom lectures were transferred to a virtual environment. The lectures in charge used WebCT to make the contents and all information related to the course available to the students. A survey was conducted to identify student responses to the new educational setting. This study documents the experience both the students and professors had when face-to-face lessons were replaced by a virtual environment setting. The data obtained by means of course evaluations were categorized, interpreted and described in this work. The results show that some of the undergraduate students oppose the use of this technology in the teaching and learning process. This study showed also that the lectures need more support in order to develop new pedagogical approaches using distance learning resourcesMestradoMestre em Multimeios[s.n.]Valente, José Armando, 1948-França, André Luiz MorelatoHildebrand, Hermes RenatoMurari, Carlos Alberto FavarinSchiavinatto, Iara LísUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFonseca, Renata Almeida, 1970-20052005-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125p. : il. + + 1 CD-R.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079FONSECA, Renata Almeida. A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: um estudo na Universidade Estadual de Campinas. 2005. 125p. : il. + Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362996porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T11:00:11Zoai::362996Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T11:00:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas
The use of virtual learning environments in higher education settings : a study in State University of Campinas
title A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas
spellingShingle A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas
Fonseca, Renata Almeida, 1970-
Ensino a distância
Tecnologia da informação
Ambiente virtual
Ensino superior
Distance education
Information technologies
Virtual learning
Higher education
title_short A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas
title_full A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas
title_fullStr A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas
title_full_unstemmed A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas
title_sort A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas
author Fonseca, Renata Almeida, 1970-
author_facet Fonseca, Renata Almeida, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
França, André Luiz Morelato
Hildebrand, Hermes Renato
Murari, Carlos Alberto Favarin
Schiavinatto, Iara Lís
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Renata Almeida, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Tecnologia da informação
Ambiente virtual
Ensino superior
Distance education
Information technologies
Virtual learning
Higher education
topic Ensino a distância
Tecnologia da informação
Ambiente virtual
Ensino superior
Distance education
Information technologies
Virtual learning
Higher education
description Orientador: Jose Armando Valente
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-11-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079
FONSECA, Renata Almeida. A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: um estudo na Universidade Estadual de Campinas. 2005. 125p. : il. + Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079
identifier_str_mv FONSECA, Renata Almeida. A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: um estudo na Universidade Estadual de Campinas. 2005. 125p. : il. + Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362996
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
125p. : il. + + 1 CD-R.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138409543892992