A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079 |
Resumo: | Orientador: Jose Armando Valente |
id |
UNICAMP-30_ab9a4e5e0182838b56ceb96edc200619 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::362996 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de CampinasThe use of virtual learning environments in higher education settings : a study in State University of CampinasEnsino a distânciaTecnologia da informaçãoAmbiente virtualEnsino superiorDistance educationInformation technologiesVirtual learningHigher educationOrientador: Jose Armando ValenteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A dissertação apresenta um estudo qualitativo sobre o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior em uma disciplina de graduação da Universidade Estadual de Campinas ¿ UNICAMP, denominada Eletrotécnica - ET616, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação ¿ FEEC, que teve as aulas teóricas presenciais substituídas por aulas pela Internet. Os professores responsáveis usaram o ambiente WebCT para disponibilizar o conteúdo e as informações relacionadas à disciplina para os alunos. Eles também coletaram as impressões dos alunos sobre o método aplicado nos anos em que a disciplina foi ministrada por meio desse ambiente. O estudo analisa a impressão dos alunos e docentes sobre o uso dos ambientes em substituição às aulas presenciais e documenta a experiência dos professores responsáveis. Os dados obtidos por meio das avaliações de curso foram categorizados, interpretados e descritos neste trabalho. Os resultados desta pesquisa mostram que há resistência dos alunos de graduação com relação ao uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagem, e os docentes responsáveis necessitam de mais apoio da Universidade para a realização de novas experiências pedagógicas envolvendo recursos de educação a distânciaAbstract: This dissertation presents a qualitative study about the use of virtual learning environments in higher education settings. It is a study of an undergraduate course, named Electrotecnics, code ET 616, lectured in Faculty of Electrical Engineering, at the State University of Campinas. In this course the classroom lectures were transferred to a virtual environment. The lectures in charge used WebCT to make the contents and all information related to the course available to the students. A survey was conducted to identify student responses to the new educational setting. This study documents the experience both the students and professors had when face-to-face lessons were replaced by a virtual environment setting. The data obtained by means of course evaluations were categorized, interpreted and described in this work. The results show that some of the undergraduate students oppose the use of this technology in the teaching and learning process. This study showed also that the lectures need more support in order to develop new pedagogical approaches using distance learning resourcesMestradoMestre em Multimeios[s.n.]Valente, José Armando, 1948-França, André Luiz MorelatoHildebrand, Hermes RenatoMurari, Carlos Alberto FavarinSchiavinatto, Iara LísUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFonseca, Renata Almeida, 1970-20052005-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf125p. : il. + + 1 CD-R.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079FONSECA, Renata Almeida. A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: um estudo na Universidade Estadual de Campinas. 2005. 125p. : il. + Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362996porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T11:00:11Zoai::362996Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T11:00:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas The use of virtual learning environments in higher education settings : a study in State University of Campinas |
title |
A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas |
spellingShingle |
A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas Fonseca, Renata Almeida, 1970- Ensino a distância Tecnologia da informação Ambiente virtual Ensino superior Distance education Information technologies Virtual learning Higher education |
title_short |
A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas |
title_full |
A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas |
title_fullStr |
A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas |
title_full_unstemmed |
A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas |
title_sort |
A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior : um estudo na Universidade Estadual de Campinas |
author |
Fonseca, Renata Almeida, 1970- |
author_facet |
Fonseca, Renata Almeida, 1970- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, José Armando, 1948- França, André Luiz Morelato Hildebrand, Hermes Renato Murari, Carlos Alberto Favarin Schiavinatto, Iara Lís Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Renata Almeida, 1970- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Tecnologia da informação Ambiente virtual Ensino superior Distance education Information technologies Virtual learning Higher education |
topic |
Ensino a distância Tecnologia da informação Ambiente virtual Ensino superior Distance education Information technologies Virtual learning Higher education |
description |
Orientador: Jose Armando Valente |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-11-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079 FONSECA, Renata Almeida. A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: um estudo na Universidade Estadual de Campinas. 2005. 125p. : il. + Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Renata Almeida. A incorporação de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: um estudo na Universidade Estadual de Campinas. 2005. 125p. : il. + Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602079. Acesso em: 14 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 125p. : il. + + 1 CD-R. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138409543892992 |