PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Daniel Minuzzi
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Sagrillo, Daniele Rorato, Lima, Liliane Nobre, Souza, Maristela da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/763
Resumo: Este trabalho objetiva demonstrar a importância da opção epistemológica no processo de ensino. Com esse fim utilizamos a experiência desenvolvida na disciplina de estágio profissionalizante em Educação Física, no projeto “Criança Cidadã” do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. O Projeto utiliza como base epistemológica o Materialismo Histórico e Dialético que se baseia especificamente nos passos metodológicos sistematizados por Saviani (1997). Realizamos uma análise epistemológica, buscando explicitar porque optamos por este pressuposto científico como também, intervimos, pedagogicamente, em uma escola de ensino fundamental.
id UFSC-2_1b1508dfb345aba4c582ddc569841ef4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/763
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.Este trabalho objetiva demonstrar a importância da opção epistemológica no processo de ensino. Com esse fim utilizamos a experiência desenvolvida na disciplina de estágio profissionalizante em Educação Física, no projeto “Criança Cidadã” do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. O Projeto utiliza como base epistemológica o Materialismo Histórico e Dialético que se baseia especificamente nos passos metodológicos sistematizados por Saviani (1997). Realizamos uma análise epistemológica, buscando explicitar porque optamos por este pressuposto científico como também, intervimos, pedagogicamente, em uma escola de ensino fundamental.Universidade Federal de Santa Catarina2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/76310.5007/%xMotrivivência; n. 24 (2005): Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde; 139-1382175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/763/3892de Souza, Daniel MinuzziSagrillo, Daniele RoratoLima, Liliane NobreSouza, Maristela da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:16:30Zoai:periodicos.ufsc.br:article/763Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2022-11-21T14:16:30Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.
title PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.
spellingShingle PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.
de Souza, Daniel Minuzzi
title_short PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.
title_full PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.
title_fullStr PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.
title_full_unstemmed PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.
title_sort PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DO PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO.
author de Souza, Daniel Minuzzi
author_facet de Souza, Daniel Minuzzi
Sagrillo, Daniele Rorato
Lima, Liliane Nobre
Souza, Maristela da Silva
author_role author
author2 Sagrillo, Daniele Rorato
Lima, Liliane Nobre
Souza, Maristela da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Daniel Minuzzi
Sagrillo, Daniele Rorato
Lima, Liliane Nobre
Souza, Maristela da Silva
description Este trabalho objetiva demonstrar a importância da opção epistemológica no processo de ensino. Com esse fim utilizamos a experiência desenvolvida na disciplina de estágio profissionalizante em Educação Física, no projeto “Criança Cidadã” do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM. O Projeto utiliza como base epistemológica o Materialismo Histórico e Dialético que se baseia especificamente nos passos metodológicos sistematizados por Saviani (1997). Realizamos uma análise epistemológica, buscando explicitar porque optamos por este pressuposto científico como também, intervimos, pedagogicamente, em uma escola de ensino fundamental.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/763
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/763
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/763/3892
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 24 (2005): Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde; 139-138
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434851014737920