EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Melina Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/683
Resumo: This article realizes a reflection experience living of Physical Education and Human Formation: a reflection practice of teaching and living with methodological critical superior during 2005. After whole semester observation of classes, we choose for development a work with dance with the Methodology Critical Superior (Coletivo de Autores: 1992); focus rhythms like a Brazilian Popular Dance and Hip Hop like a contents. So we try to development the discipline base on the living reality from kids and teenagers of classes, to make possible that each one of them building your own identity but do not let seen inside of a context of life in society; observing too the dance and their own like a part of struggle, There is a possibility that the difficulty together can build the humane relationship and help the process of transformation in our society.
id UFSC-2_61998a5a70a6aa714ced96ffdb075c1b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/683
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORAThis article realizes a reflection experience living of Physical Education and Human Formation: a reflection practice of teaching and living with methodological critical superior during 2005. After whole semester observation of classes, we choose for development a work with dance with the Methodology Critical Superior (Coletivo de Autores: 1992); focus rhythms like a Brazilian Popular Dance and Hip Hop like a contents. So we try to development the discipline base on the living reality from kids and teenagers of classes, to make possible that each one of them building your own identity but do not let seen inside of a context of life in society; observing too the dance and their own like a part of struggle, There is a possibility that the difficulty together can build the humane relationship and help the process of transformation in our society.Este artigo realiza uma reflexão a partir da experiência vivenciada nas disciplinas de Prática de Ensino em Educação Física A e B, da Universidade Federal do Paraná, durante o ano de 2005. Após um semestre de observação das aulas nas turmas, optamos por desenvolver o trabalho com a dança a partir da Metodologia Crítico Superadora (Coletivo de autores: 1992); focando o ritmo, as Danças Populares do Brasil e a o Hip Hop como conteúdos. A partir deles tentamos desenvolver a disciplina pautada na realidade vivida pelas crianças e adolescentes das turmas, para possibilitar que cada uma/um delas/deles construísse sua própria identidade, mas não deixassem de se enxergar dentro de um contexto da vida em sociedade; vendo também a dança e a si mesmos como partes de uma história de luta, dificuldades e resistência junto à possibilidade de construção de outras relações humanas que auxiliem no processo de transformação da nossa sociedade.Universidade Federal de Santa Catarina2008-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/68310.5007/%xMotrivivência; n. 26 (2006): Formação profissional II; 127-1402175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/683/1874Alves, Melina Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-24T09:53:58Zoai:periodicos.ufsc.br:article/683Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2018-10-24T09:53:58Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA
title EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA
Alves, Melina Silva
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO HUMANA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PRÁTICA DE ENSINO E DA VIVÊNCIA COM A METODOLOGIA CRÍTICO SUPERADORA
author Alves, Melina Silva
author_facet Alves, Melina Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Melina Silva
description This article realizes a reflection experience living of Physical Education and Human Formation: a reflection practice of teaching and living with methodological critical superior during 2005. After whole semester observation of classes, we choose for development a work with dance with the Methodology Critical Superior (Coletivo de Autores: 1992); focus rhythms like a Brazilian Popular Dance and Hip Hop like a contents. So we try to development the discipline base on the living reality from kids and teenagers of classes, to make possible that each one of them building your own identity but do not let seen inside of a context of life in society; observing too the dance and their own like a part of struggle, There is a possibility that the difficulty together can build the humane relationship and help the process of transformation in our society.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/683
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/683
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/683/1874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 26 (2006): Formação profissional II; 127-140
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434851003203584