Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34163 |
Resumo: | O presente estudo traz para o debate o tema da Formação Humana Omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física Escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de Formação Humana Omnilateral. Destarte, reafirmamos a necessidade de ampliar o escopo conceitual, contemplando os aspectos biofísicos do processo de formação humana, bem como inserir os elementos teórico-metodológicos no ensino dos conteúdos da cultura corporal, a partir da Praxiologia Motriz e dos conceitos de lógica interna e externa. |
id |
UFBA-10_ae303569773540b6e6ce57fac67d5e16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/34163 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadoraAbordagem Crítico-SuperadoraFormação Humana OmnilateralPraxiologia MotrizO presente estudo traz para o debate o tema da Formação Humana Omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física Escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de Formação Humana Omnilateral. Destarte, reafirmamos a necessidade de ampliar o escopo conceitual, contemplando os aspectos biofísicos do processo de formação humana, bem como inserir os elementos teórico-metodológicos no ensino dos conteúdos da cultura corporal, a partir da Praxiologia Motriz e dos conceitos de lógica interna e externa.Universidade Federal da Bahia2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3416310.9771/gmed.v12i1.34163Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 401-4132175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34163/21831Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Zuleyka da SilvaSchmidt, Vagner Augusto de OliveiraOliveira, Avelino da Rosa2020-08-16T23:55:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/34163Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2020-08-16T23:55:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora |
title |
Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora |
spellingShingle |
Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora Duarte, Zuleyka da Silva Abordagem Crítico-Superadora Formação Humana Omnilateral Praxiologia Motriz |
title_short |
Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora |
title_full |
Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora |
title_fullStr |
Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora |
title_full_unstemmed |
Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora |
title_sort |
Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora |
author |
Duarte, Zuleyka da Silva |
author_facet |
Duarte, Zuleyka da Silva Schmidt, Vagner Augusto de Oliveira Oliveira, Avelino da Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Schmidt, Vagner Augusto de Oliveira Oliveira, Avelino da Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Zuleyka da Silva Schmidt, Vagner Augusto de Oliveira Oliveira, Avelino da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem Crítico-Superadora Formação Humana Omnilateral Praxiologia Motriz |
topic |
Abordagem Crítico-Superadora Formação Humana Omnilateral Praxiologia Motriz |
description |
O presente estudo traz para o debate o tema da Formação Humana Omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física Escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de Formação Humana Omnilateral. Destarte, reafirmamos a necessidade de ampliar o escopo conceitual, contemplando os aspectos biofísicos do processo de formação humana, bem como inserir os elementos teórico-metodológicos no ensino dos conteúdos da cultura corporal, a partir da Praxiologia Motriz e dos conceitos de lógica interna e externa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34163 10.9771/gmed.v12i1.34163 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34163 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v12i1.34163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34163/21831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 401-413 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518298038272 |