Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Zuleyka da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schmidt, Vagner Augusto de Oliveira, Oliveira, Avelino da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34163
Resumo: O presente estudo traz para o debate o tema da Formação Humana Omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física Escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de Formação Humana Omnilateral. Destarte, reafirmamos a necessidade de ampliar o escopo conceitual, contemplando os aspectos biofísicos do processo de formação humana, bem como inserir os elementos teórico-metodológicos no ensino dos conteúdos da cultura corporal, a partir da Praxiologia Motriz e dos conceitos de lógica interna e externa.
id UFBA-10_ae303569773540b6e6ce57fac67d5e16
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/34163
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadoraAbordagem Crítico-SuperadoraFormação Humana OmnilateralPraxiologia MotrizO presente estudo traz para o debate o tema da Formação Humana Omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física Escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de Formação Humana Omnilateral. Destarte, reafirmamos a necessidade de ampliar o escopo conceitual, contemplando os aspectos biofísicos do processo de formação humana, bem como inserir os elementos teórico-metodológicos no ensino dos conteúdos da cultura corporal, a partir da Praxiologia Motriz e dos conceitos de lógica interna e externa.Universidade Federal da Bahia2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3416310.9771/gmed.v12i1.34163Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 401-4132175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34163/21831Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Zuleyka da SilvaSchmidt, Vagner Augusto de OliveiraOliveira, Avelino da Rosa2020-08-16T23:55:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/34163Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2020-08-16T23:55:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora
title Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora
spellingShingle Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora
Duarte, Zuleyka da Silva
Abordagem Crítico-Superadora
Formação Humana Omnilateral
Praxiologia Motriz
title_short Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora
title_full Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora
title_fullStr Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora
title_full_unstemmed Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora
title_sort Educação física e formação humana omnilateral: limites e possibilidades da abordagem crítico-superadora
author Duarte, Zuleyka da Silva
author_facet Duarte, Zuleyka da Silva
Schmidt, Vagner Augusto de Oliveira
Oliveira, Avelino da Rosa
author_role author
author2 Schmidt, Vagner Augusto de Oliveira
Oliveira, Avelino da Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Zuleyka da Silva
Schmidt, Vagner Augusto de Oliveira
Oliveira, Avelino da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem Crítico-Superadora
Formação Humana Omnilateral
Praxiologia Motriz
topic Abordagem Crítico-Superadora
Formação Humana Omnilateral
Praxiologia Motriz
description O presente estudo traz para o debate o tema da Formação Humana Omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física Escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de Formação Humana Omnilateral. Destarte, reafirmamos a necessidade de ampliar o escopo conceitual, contemplando os aspectos biofísicos do processo de formação humana, bem como inserir os elementos teórico-metodológicos no ensino dos conteúdos da cultura corporal, a partir da Praxiologia Motriz e dos conceitos de lógica interna e externa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34163
10.9771/gmed.v12i1.34163
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34163
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v12i1.34163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/34163/21831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 401-413
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518298038272