EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Ros, Marco Aurélio
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Vieira, Ricardo Camargo, Cutolo, Luiz Roberto Agea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/861
Resumo: Este ensaio desenvolve, a partir de interrogações levantadas pelos autores, uma reflexão para os educadores físicos, em relação a questões epistemológicas atuais, vinculadas ao setor saúde, tais como: os estilos de pensar diferentes; a necessária ruptura com o positivismo; a integração entre o biológico e o social; o conceito de saúde/ promoção de saúde, diferenciado do conceito de prevenção de doença. Pretende, ainda, colaborar para um significado maior do papel do educador físico para além de estimular pratica de exercícios. Propõe, finalmente, uma visão ampliada do processo saúde-doença, e de como se pode abrir para novos estilos de pensamento em saúde pública
id UFSC-2_bcc2f2c93a1fa88f9bb1890647cd8b92
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/861
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?Este ensaio desenvolve, a partir de interrogações levantadas pelos autores, uma reflexão para os educadores físicos, em relação a questões epistemológicas atuais, vinculadas ao setor saúde, tais como: os estilos de pensar diferentes; a necessária ruptura com o positivismo; a integração entre o biológico e o social; o conceito de saúde/ promoção de saúde, diferenciado do conceito de prevenção de doença. Pretende, ainda, colaborar para um significado maior do papel do educador físico para além de estimular pratica de exercícios. Propõe, finalmente, uma visão ampliada do processo saúde-doença, e de como se pode abrir para novos estilos de pensamento em saúde públicaUniversidade Federal de Santa Catarina2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/86110.5007/%xMotrivivência; n. 24 (2005): Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde; 107-1182175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/861/3891Da Ros, Marco AurélioVieira, Ricardo CamargoCutolo, Luiz Roberto Ageainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:16:30Zoai:periodicos.ufsc.br:article/861Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2022-11-21T14:16:30Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?
title EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?
spellingShingle EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?
Da Ros, Marco Aurélio
title_short EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?
title_full EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?
title_fullStr EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?
title_sort EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?
author Da Ros, Marco Aurélio
author_facet Da Ros, Marco Aurélio
Vieira, Ricardo Camargo
Cutolo, Luiz Roberto Agea
author_role author
author2 Vieira, Ricardo Camargo
Cutolo, Luiz Roberto Agea
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Ros, Marco Aurélio
Vieira, Ricardo Camargo
Cutolo, Luiz Roberto Agea
description Este ensaio desenvolve, a partir de interrogações levantadas pelos autores, uma reflexão para os educadores físicos, em relação a questões epistemológicas atuais, vinculadas ao setor saúde, tais como: os estilos de pensar diferentes; a necessária ruptura com o positivismo; a integração entre o biológico e o social; o conceito de saúde/ promoção de saúde, diferenciado do conceito de prevenção de doença. Pretende, ainda, colaborar para um significado maior do papel do educador físico para além de estimular pratica de exercícios. Propõe, finalmente, uma visão ampliada do processo saúde-doença, e de como se pode abrir para novos estilos de pensamento em saúde pública
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/861
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/861
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/861/3891
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 24 (2005): Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde; 107-118
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434851017883648