EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motrivivência (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/861 |
Resumo: | Este ensaio desenvolve, a partir de interrogações levantadas pelos autores, uma reflexão para os educadores físicos, em relação a questões epistemológicas atuais, vinculadas ao setor saúde, tais como: os estilos de pensar diferentes; a necessária ruptura com o positivismo; a integração entre o biológico e o social; o conceito de saúde/ promoção de saúde, diferenciado do conceito de prevenção de doença. Pretende, ainda, colaborar para um significado maior do papel do educador físico para além de estimular pratica de exercícios. Propõe, finalmente, uma visão ampliada do processo saúde-doença, e de como se pode abrir para novos estilos de pensamento em saúde pública |
id |
UFSC-2_bcc2f2c93a1fa88f9bb1890647cd8b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/861 |
network_acronym_str |
UFSC-2 |
network_name_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto?Este ensaio desenvolve, a partir de interrogações levantadas pelos autores, uma reflexão para os educadores físicos, em relação a questões epistemológicas atuais, vinculadas ao setor saúde, tais como: os estilos de pensar diferentes; a necessária ruptura com o positivismo; a integração entre o biológico e o social; o conceito de saúde/ promoção de saúde, diferenciado do conceito de prevenção de doença. Pretende, ainda, colaborar para um significado maior do papel do educador físico para além de estimular pratica de exercícios. Propõe, finalmente, uma visão ampliada do processo saúde-doença, e de como se pode abrir para novos estilos de pensamento em saúde públicaUniversidade Federal de Santa Catarina2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/86110.5007/%xMotrivivência; n. 24 (2005): Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde; 107-1182175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/861/3891Da Ros, Marco AurélioVieira, Ricardo CamargoCutolo, Luiz Roberto Ageainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:16:30Zoai:periodicos.ufsc.br:article/861Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2022-11-21T14:16:30Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto? |
title |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto? |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto? Da Ros, Marco Aurélio |
title_short |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto? |
title_full |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto? |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto? |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto? |
title_sort |
EDUCAÇÃO FÍSICA - Entre o biológico e o social. Há conflito nisto? |
author |
Da Ros, Marco Aurélio |
author_facet |
Da Ros, Marco Aurélio Vieira, Ricardo Camargo Cutolo, Luiz Roberto Agea |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Ricardo Camargo Cutolo, Luiz Roberto Agea |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Ros, Marco Aurélio Vieira, Ricardo Camargo Cutolo, Luiz Roberto Agea |
description |
Este ensaio desenvolve, a partir de interrogações levantadas pelos autores, uma reflexão para os educadores físicos, em relação a questões epistemológicas atuais, vinculadas ao setor saúde, tais como: os estilos de pensar diferentes; a necessária ruptura com o positivismo; a integração entre o biológico e o social; o conceito de saúde/ promoção de saúde, diferenciado do conceito de prevenção de doença. Pretende, ainda, colaborar para um significado maior do papel do educador físico para além de estimular pratica de exercícios. Propõe, finalmente, uma visão ampliada do processo saúde-doença, e de como se pode abrir para novos estilos de pensamento em saúde pública |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/861 10.5007/%x |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/861 |
identifier_str_mv |
10.5007/%x |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/861/3891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motrivivência; n. 24 (2005): Educação Física, Esporte, Lazer e Saúde; 107-118 2175-8042 0103-4111 reponame:Motrivivência (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
collection |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||giovani.pires@ufsc.br |
_version_ |
1789434851017883648 |