Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coquerel, Patrick Ramon Stafin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Monica Giordana Francieli Blau, Barros, Jonatas de França, Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73585
Resumo: The book “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, is the result of Carlos Fernando França Mosquera's Post-doctorate. It is an essay divided into two chapters. In the first, the history of special education was highlighted. In the second, an essay on a pedagogyabout the relationship between the object of knowledge (the contents and curriculum of Judo), with apprentices (people with visual impairments), in addition to reporting the professional and academic experience of the Judo Project carried out in institutions for visually impaired people. Were analyzed: 1) Style and language correction; 2) Quality of the sources used; 3) Internal coherence with the announced methodology; 4) Deepening and updating the discussion with the literature; and 5) Contributions and innovations. Pedagogical innovation is undeniable in the philosophical understanding of the “void” that guides and motivates the visually impaired person and everyone involved in the inclusive process.
id UFSC-2_be304c89a047ed9ad267e56a86589bce
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/73585
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”Reseña de libro "Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas"Resenha da obra Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivasThe book “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, is the result of Carlos Fernando França Mosquera's Post-doctorate. It is an essay divided into two chapters. In the first, the history of special education was highlighted. In the second, an essay on a pedagogyabout the relationship between the object of knowledge (the contents and curriculum of Judo), with apprentices (people with visual impairments), in addition to reporting the professional and academic experience of the Judo Project carried out in institutions for visually impaired people. Were analyzed: 1) Style and language correction; 2) Quality of the sources used; 3) Internal coherence with the announced methodology; 4) Deepening and updating the discussion with the literature; and 5) Contributions and innovations. Pedagogical innovation is undeniable in the philosophical understanding of the “void” that guides and motivates the visually impaired person and everyone involved in the inclusive process.El libro “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, resultado del postdoctorado de Carlos Fernando França Mosquera. Es un ensayo de dos capítulos. En el primero, se destaca la historia de la educación especial. En el segundo, el diálogo de una pedagogía sobre la relación del objeto de conocimiento (los contenidos y el currículum del judo), con aprendices (personas con discapacidad visual), también informa la experiencia profesional y académica del Proyecto Judo llevado a cabo en instituciones para personas con discapacidad visual. Se analizaron: 1) Corrección de estilo y lenguaje; 2) Calidad de las fuentes utilizadas; 3) Coherencia interna y con la metodología anunciada; 4) Profundizar y actualizar la discusión con la literatura; y 5) Contribuciones e innovaciones. La innovación pedagógica es innegable en la comprensión filosófica del "vacío" que guía y motiva a la persona con discapacidad visual y a todos los involucrados en el proceso inclusivo. Resenhou-se o livro “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, resultado do Pós-doutoramento de Carlos Fernando França Mosquera. É um ensaio subdividido em dois capítulos. No primeiro, destacou-se a tentativa de reescrever a história da educação especial. No segundo, apresentou-se um ensaio sobre uma pedagogia acerca da relação do objeto de conhecimento (os conteúdos e currículo do Judô), com os aprendizes (pessoas com deficiência visual (DV)), além de relatar a experiência profissional e acadêmica do Projeto Judô, realizado em instituição para pessoas com DV. Foram analisados: 1) Estilo e correção de linguagem; 2) Qualidade das fontes utilizadas; 3) Coerência interna e com a metodologia anunciada; 4) Aprofundamento e atualização da discussão com a literatura; e 5) Contribuições e inovações. A inovação pedagógica é inegável na compreensão filosófica do “vazio” que norteia e motiva a pessoa com deficiência visual e a todos que estão envolvidos no processo inclusivo.Universidade Federal de Santa Catarina2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e7358510.5007/2175-8042.2020e73585Motrivivência; v. 32 n. 63 (2020); 01-082175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73585/43951Copyright (c) 2020 Motrivivênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoquerel, Patrick Ramon StafinRodrigues, Monica Giordana Francieli BlauBarros, Jonatas de FrançaRibeiro, Sidarta Tollendal Gomes2020-10-02T21:01:16Zoai:periodicos.ufsc.br:article/73585Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2020-10-02T21:01:16Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”
Reseña de libro "Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas"
Resenha da obra Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas
title Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”
spellingShingle Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”
Coquerel, Patrick Ramon Stafin
title_short Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”
title_full Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”
title_fullStr Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”
title_full_unstemmed Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”
title_sort Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”
author Coquerel, Patrick Ramon Stafin
author_facet Coquerel, Patrick Ramon Stafin
Rodrigues, Monica Giordana Francieli Blau
Barros, Jonatas de França
Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes
author_role author
author2 Rodrigues, Monica Giordana Francieli Blau
Barros, Jonatas de França
Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coquerel, Patrick Ramon Stafin
Rodrigues, Monica Giordana Francieli Blau
Barros, Jonatas de França
Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes
description The book “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, is the result of Carlos Fernando França Mosquera's Post-doctorate. It is an essay divided into two chapters. In the first, the history of special education was highlighted. In the second, an essay on a pedagogyabout the relationship between the object of knowledge (the contents and curriculum of Judo), with apprentices (people with visual impairments), in addition to reporting the professional and academic experience of the Judo Project carried out in institutions for visually impaired people. Were analyzed: 1) Style and language correction; 2) Quality of the sources used; 3) Internal coherence with the announced methodology; 4) Deepening and updating the discussion with the literature; and 5) Contributions and innovations. Pedagogical innovation is undeniable in the philosophical understanding of the “void” that guides and motivates the visually impaired person and everyone involved in the inclusive process.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73585
10.5007/2175-8042.2020e73585
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73585
identifier_str_mv 10.5007/2175-8042.2020e73585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73585/43951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Motrivivência
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Motrivivência
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; v. 32 n. 63 (2020); 01-08
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434865844748288