Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motrivivência (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73585 |
Resumo: | The book “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, is the result of Carlos Fernando França Mosquera's Post-doctorate. It is an essay divided into two chapters. In the first, the history of special education was highlighted. In the second, an essay on a pedagogyabout the relationship between the object of knowledge (the contents and curriculum of Judo), with apprentices (people with visual impairments), in addition to reporting the professional and academic experience of the Judo Project carried out in institutions for visually impaired people. Were analyzed: 1) Style and language correction; 2) Quality of the sources used; 3) Internal coherence with the announced methodology; 4) Deepening and updating the discussion with the literature; and 5) Contributions and innovations. Pedagogical innovation is undeniable in the philosophical understanding of the “void” that guides and motivates the visually impaired person and everyone involved in the inclusive process. |
id |
UFSC-2_be304c89a047ed9ad267e56a86589bce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/73585 |
network_acronym_str |
UFSC-2 |
network_name_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”Reseña de libro "Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas"Resenha da obra Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivasThe book “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, is the result of Carlos Fernando França Mosquera's Post-doctorate. It is an essay divided into two chapters. In the first, the history of special education was highlighted. In the second, an essay on a pedagogyabout the relationship between the object of knowledge (the contents and curriculum of Judo), with apprentices (people with visual impairments), in addition to reporting the professional and academic experience of the Judo Project carried out in institutions for visually impaired people. Were analyzed: 1) Style and language correction; 2) Quality of the sources used; 3) Internal coherence with the announced methodology; 4) Deepening and updating the discussion with the literature; and 5) Contributions and innovations. Pedagogical innovation is undeniable in the philosophical understanding of the “void” that guides and motivates the visually impaired person and everyone involved in the inclusive process.El libro “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, resultado del postdoctorado de Carlos Fernando França Mosquera. Es un ensayo de dos capítulos. En el primero, se destaca la historia de la educación especial. En el segundo, el diálogo de una pedagogía sobre la relación del objeto de conocimiento (los contenidos y el currículum del judo), con aprendices (personas con discapacidad visual), también informa la experiencia profesional y académica del Proyecto Judo llevado a cabo en instituciones para personas con discapacidad visual. Se analizaron: 1) Corrección de estilo y lenguaje; 2) Calidad de las fuentes utilizadas; 3) Coherencia interna y con la metodología anunciada; 4) Profundizar y actualizar la discusión con la literatura; y 5) Contribuciones e innovaciones. La innovación pedagógica es innegable en la comprensión filosófica del "vacío" que guía y motiva a la persona con discapacidad visual y a todos los involucrados en el proceso inclusivo. Resenhou-se o livro “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, resultado do Pós-doutoramento de Carlos Fernando França Mosquera. É um ensaio subdividido em dois capítulos. No primeiro, destacou-se a tentativa de reescrever a história da educação especial. No segundo, apresentou-se um ensaio sobre uma pedagogia acerca da relação do objeto de conhecimento (os conteúdos e currículo do Judô), com os aprendizes (pessoas com deficiência visual (DV)), além de relatar a experiência profissional e acadêmica do Projeto Judô, realizado em instituição para pessoas com DV. Foram analisados: 1) Estilo e correção de linguagem; 2) Qualidade das fontes utilizadas; 3) Coerência interna e com a metodologia anunciada; 4) Aprofundamento e atualização da discussão com a literatura; e 5) Contribuições e inovações. A inovação pedagógica é inegável na compreensão filosófica do “vazio” que norteia e motiva a pessoa com deficiência visual e a todos que estão envolvidos no processo inclusivo.Universidade Federal de Santa Catarina2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e7358510.5007/2175-8042.2020e73585Motrivivência; v. 32 n. 63 (2020); 01-082175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73585/43951Copyright (c) 2020 Motrivivênciainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoquerel, Patrick Ramon StafinRodrigues, Monica Giordana Francieli BlauBarros, Jonatas de FrançaRibeiro, Sidarta Tollendal Gomes2020-10-02T21:01:16Zoai:periodicos.ufsc.br:article/73585Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2020-10-02T21:01:16Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas” Reseña de libro "Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas" Resenha da obra Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas |
title |
Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas” |
spellingShingle |
Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas” Coquerel, Patrick Ramon Stafin |
title_short |
Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas” |
title_full |
Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas” |
title_fullStr |
Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas” |
title_full_unstemmed |
Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas” |
title_sort |
Book review “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas” |
author |
Coquerel, Patrick Ramon Stafin |
author_facet |
Coquerel, Patrick Ramon Stafin Rodrigues, Monica Giordana Francieli Blau Barros, Jonatas de França Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Monica Giordana Francieli Blau Barros, Jonatas de França Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coquerel, Patrick Ramon Stafin Rodrigues, Monica Giordana Francieli Blau Barros, Jonatas de França Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes |
description |
The book “Entre devaneios e ilusões: educação especial e memórias inclusivas”, is the result of Carlos Fernando França Mosquera's Post-doctorate. It is an essay divided into two chapters. In the first, the history of special education was highlighted. In the second, an essay on a pedagogyabout the relationship between the object of knowledge (the contents and curriculum of Judo), with apprentices (people with visual impairments), in addition to reporting the professional and academic experience of the Judo Project carried out in institutions for visually impaired people. Were analyzed: 1) Style and language correction; 2) Quality of the sources used; 3) Internal coherence with the announced methodology; 4) Deepening and updating the discussion with the literature; and 5) Contributions and innovations. Pedagogical innovation is undeniable in the philosophical understanding of the “void” that guides and motivates the visually impaired person and everyone involved in the inclusive process. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73585 10.5007/2175-8042.2020e73585 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73585 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8042.2020e73585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e73585/43951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Motrivivência info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Motrivivência |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motrivivência; v. 32 n. 63 (2020); 01-08 2175-8042 0103-4111 reponame:Motrivivência (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
collection |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||giovani.pires@ufsc.br |
_version_ |
1789434865844748288 |