QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cláudio Márcio
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Almeida Junior, Admir Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/9124
Resumo: This paper aims to present discussions about the challenges faced by Physical Education teachers when they decide to implement practices based on the critical presuppositions of education. The analyses perspective are based on the following ideas: the contextualized production of the critical theories of Brazilian physical education; the limits and possibilities of the implementation of these theories in public schools based on the concept of school way of socialization; and the role of the experience of producing the conditions of physical education classes. Keywords: physical education, presuppositions of education, critical theories.
id UFSC-2_e4c13f143d525e07308562b13256374e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/9124
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitosThis paper aims to present discussions about the challenges faced by Physical Education teachers when they decide to implement practices based on the critical presuppositions of education. The analyses perspective are based on the following ideas: the contextualized production of the critical theories of Brazilian physical education; the limits and possibilities of the implementation of these theories in public schools based on the concept of school way of socialization; and the role of the experience of producing the conditions of physical education classes. Keywords: physical education, presuppositions of education, critical theories.O presente texto busca apresentar reflexões acerca dos desafios colocados no campo da prática docente em Educação Física Escolar no tocante à construção e materialização de propostas de ensino que se apropriam dos pressupostos das abordagens pedagógicas críticas. Para tanto, lançamos mão dos seguintes eixos de análise: a contextualização da produção e contribuição das teorias críticas da Educação Física brasileira; os limites e possibilidades da efetivação destas teorias e abordagens nas escolas, tendo como referência o conceito de forma escolar de socialização; e o lugar da experiência na constituição das condições discente e docente nas aulas de Educação Física e nos outros tempos da escola.Universidade Federal de Santa Catarina2007-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/912410.5007/%xMotrivivência; n. 28 (2007): Conhecimento e prática na Educação Física escolar; 12-262175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/9124/9454Oliveira, Cláudio MárcioAlmeida Junior, Admir Soares deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T15:10:46Zoai:periodicos.ufsc.br:article/9124Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2016-10-19T15:10:46Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos
title QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos
spellingShingle QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos
Oliveira, Cláudio Márcio
title_short QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos
title_full QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos
title_fullStr QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos
title_full_unstemmed QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos
title_sort QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA? Uma reflexão a partir de seus sujeitos
author Oliveira, Cláudio Márcio
author_facet Oliveira, Cláudio Márcio
Almeida Junior, Admir Soares de
author_role author
author2 Almeida Junior, Admir Soares de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cláudio Márcio
Almeida Junior, Admir Soares de
description This paper aims to present discussions about the challenges faced by Physical Education teachers when they decide to implement practices based on the critical presuppositions of education. The analyses perspective are based on the following ideas: the contextualized production of the critical theories of Brazilian physical education; the limits and possibilities of the implementation of these theories in public schools based on the concept of school way of socialization; and the role of the experience of producing the conditions of physical education classes. Keywords: physical education, presuppositions of education, critical theories.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/9124
10.5007/%x
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/9124
identifier_str_mv 10.5007/%x
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/9124/9454
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 28 (2007): Conhecimento e prática na Educação Física escolar; 12-26
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434853444288512