A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KRUG, Hugo Norberto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8145
Resumo: A possibilidade de vir a refletir sobre a sua prática pedagógica foi oportunizada a três professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS), que atuavam de 5a a 8a série do Io grau. Esta pesquisa, de característica participativa, desencadeou, durante o seu processo (três meses), inter- relações do pesquisador com os professores/sujeitos, diferenciadas pela maneira de agir, pensar e ser de cada professor/sujeito, na relação direta estabelecida com o pesquisador. Aulas foram filmadas, aulas foram observadas, aulas foram discutidas, conversas foram realizadas, posicionamentos foram assumidos, registros foram feitos. Nessa trajetória de acontecimentos, os professores 1 e 2 vivenciaram um processo de reflexão sobre suas práticas pedagógicas, passando a perceber suas ações, questionando-as, chegando, em certos momentos, a evidenciar mudanças de comportamento. O professor 3 procurou sempre descrever e/ou justificar suas ações, não refletindo sobre elas, revelando um estado pessoal de desmotivação, acomodação, alienação e frustração, com repercursões na sua identidade e conceito. Acredita-se que a melhoria da qualidade do ensino da Educação Física, marcada por muitos professores, numa posição de comodismo, de individualismo, de ressentimento pela falta de soluções aos seus problemas práticos imediatos, tem que ser feita através do processo de discussão e reflexão de suas práticas pedagógicas. Essa crítica da qualidade do ensino, que sempre recai sobre o professor que está lá no pátio e/ou ginásio, precisa ser revista e ampliada, para que os professores dos cursos de formação, também venham a refletir sobre a sua prática, assumindo suas responsabilidades como formadores de profissionais.
id UFSM-16_de90785911937d278b8ec810a39f3cf5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8145
network_acronym_str UFSM-16
network_name_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository_id_str
spelling A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICAA possibilidade de vir a refletir sobre a sua prática pedagógica foi oportunizada a três professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS), que atuavam de 5a a 8a série do Io grau. Esta pesquisa, de característica participativa, desencadeou, durante o seu processo (três meses), inter- relações do pesquisador com os professores/sujeitos, diferenciadas pela maneira de agir, pensar e ser de cada professor/sujeito, na relação direta estabelecida com o pesquisador. Aulas foram filmadas, aulas foram observadas, aulas foram discutidas, conversas foram realizadas, posicionamentos foram assumidos, registros foram feitos. Nessa trajetória de acontecimentos, os professores 1 e 2 vivenciaram um processo de reflexão sobre suas práticas pedagógicas, passando a perceber suas ações, questionando-as, chegando, em certos momentos, a evidenciar mudanças de comportamento. O professor 3 procurou sempre descrever e/ou justificar suas ações, não refletindo sobre elas, revelando um estado pessoal de desmotivação, acomodação, alienação e frustração, com repercursões na sua identidade e conceito. Acredita-se que a melhoria da qualidade do ensino da Educação Física, marcada por muitos professores, numa posição de comodismo, de individualismo, de ressentimento pela falta de soluções aos seus problemas práticos imediatos, tem que ser feita através do processo de discussão e reflexão de suas práticas pedagógicas. Essa crítica da qualidade do ensino, que sempre recai sobre o professor que está lá no pátio e/ou ginásio, precisa ser revista e ampliada, para que os professores dos cursos de formação, também venham a refletir sobre a sua prática, assumindo suas responsabilidades como formadores de profissionais.Universidade Federal de Santa Maria2013-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/814510.5902/231654648145Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.2316-54640102-8308reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8145/4878KRUG, Hugo Norbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-12T13:41:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8145Revistahttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/PUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/kinesis/oaikinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com2316-54640102-8308opendoar:2013-03-12T13:41:15Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
KRUG, Hugo Norberto
title_short A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort A REFLEXÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author KRUG, Hugo Norberto
author_facet KRUG, Hugo Norberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv KRUG, Hugo Norberto
description A possibilidade de vir a refletir sobre a sua prática pedagógica foi oportunizada a três professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Santa Maria (RS), que atuavam de 5a a 8a série do Io grau. Esta pesquisa, de característica participativa, desencadeou, durante o seu processo (três meses), inter- relações do pesquisador com os professores/sujeitos, diferenciadas pela maneira de agir, pensar e ser de cada professor/sujeito, na relação direta estabelecida com o pesquisador. Aulas foram filmadas, aulas foram observadas, aulas foram discutidas, conversas foram realizadas, posicionamentos foram assumidos, registros foram feitos. Nessa trajetória de acontecimentos, os professores 1 e 2 vivenciaram um processo de reflexão sobre suas práticas pedagógicas, passando a perceber suas ações, questionando-as, chegando, em certos momentos, a evidenciar mudanças de comportamento. O professor 3 procurou sempre descrever e/ou justificar suas ações, não refletindo sobre elas, revelando um estado pessoal de desmotivação, acomodação, alienação e frustração, com repercursões na sua identidade e conceito. Acredita-se que a melhoria da qualidade do ensino da Educação Física, marcada por muitos professores, numa posição de comodismo, de individualismo, de ressentimento pela falta de soluções aos seus problemas práticos imediatos, tem que ser feita através do processo de discussão e reflexão de suas práticas pedagógicas. Essa crítica da qualidade do ensino, que sempre recai sobre o professor que está lá no pátio e/ou ginásio, precisa ser revista e ampliada, para que os professores dos cursos de formação, também venham a refletir sobre a sua prática, assumindo suas responsabilidades como formadores de profissionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8145
10.5902/231654648145
url http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8145
identifier_str_mv 10.5902/231654648145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8145/4878
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.
Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.
Kinesis; Kinesis, n. 20, Jul./Dez. 1998.
2316-5464
0102-8308
reponame:Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
collection Revista Kinesis (Santa Maria. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Kinesis (Santa Maria. Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv kinesisrevista@ufsm.br || kinesisrevista@hotmail.com
_version_ 1799944082850578432