A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo Nogueira, Quéfren Weld
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Motrivivência (Florianópolis)
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p163
Resumo: In Physical Education the perspectives‘critico-superadora’ and ‘crítico-emancipatória’ sustain an essential role of reflection as one of the main strategies for works based on these perspectives. In this context, the goal of this text is to analyze how reflectionpromotes a specific educational experience with the objective of shapinga critical subject. This proposal allows us to analyze the procedures to conform pedagogical practices whichpromote experiences of the pupils his/her own conscience.
id UFSC-2_ee10d50661a51107bc77c8873c7902c9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/14098
network_acronym_str UFSC-2
network_name_str Motrivivência (Florianópolis)
repository_id_str
spelling A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação FísicaIn Physical Education the perspectives‘critico-superadora’ and ‘crítico-emancipatória’ sustain an essential role of reflection as one of the main strategies for works based on these perspectives. In this context, the goal of this text is to analyze how reflectionpromotes a specific educational experience with the objective of shapinga critical subject. This proposal allows us to analyze the procedures to conform pedagogical practices whichpromote experiences of the pupils his/her own conscience.No campo da Educação Física as perspectivas crítico-superadora e crítico-emancipatória destinam um papel central para a reflexão como uma das principais estratégias de intervenção pedagógica. Nesse contexto, o objetivo deste texto é analisar como a reflexão promove um tipo particular de experiência educativa. Tal proposta permite analisar os procedimentos para conformar práticas pedagógicas em que os alunos estabelecem relações com a própria consciência numa conotação em que o que se promove são experiências do aluno consigo mesmo.Universidade Federal de Santa Catarina2010-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p16310.5007/2175-8042.2008n31p163Motrivivência; n. 31 (2008): CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 163-1812175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p163/12962Cardozo Nogueira, Quéfren Weldinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:17:38Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14098Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2022-11-21T14:17:38Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física
title A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física
spellingShingle A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física
Cardozo Nogueira, Quéfren Weld
title_short A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física
title_full A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física
title_fullStr A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física
title_full_unstemmed A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física
title_sort A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física
author Cardozo Nogueira, Quéfren Weld
author_facet Cardozo Nogueira, Quéfren Weld
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo Nogueira, Quéfren Weld
description In Physical Education the perspectives‘critico-superadora’ and ‘crítico-emancipatória’ sustain an essential role of reflection as one of the main strategies for works based on these perspectives. In this context, the goal of this text is to analyze how reflectionpromotes a specific educational experience with the objective of shapinga critical subject. This proposal allows us to analyze the procedures to conform pedagogical practices whichpromote experiences of the pupils his/her own conscience.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p163
10.5007/2175-8042.2008n31p163
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p163
identifier_str_mv 10.5007/2175-8042.2008n31p163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p163/12962
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Motrivivência; n. 31 (2008): CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 163-181
2175-8042
0103-4111
reponame:Motrivivência (Florianópolis)
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Motrivivência (Florianópolis)
collection Motrivivência (Florianópolis)
repository.name.fl_str_mv Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ||giovani.pires@ufsc.br
_version_ 1789434853500911616