A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Motrivivência (Florianópolis) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p163 |
Resumo: | In Physical Education the perspectives‘critico-superadora’ and ‘crítico-emancipatória’ sustain an essential role of reflection as one of the main strategies for works based on these perspectives. In this context, the goal of this text is to analyze how reflectionpromotes a specific educational experience with the objective of shapinga critical subject. This proposal allows us to analyze the procedures to conform pedagogical practices whichpromote experiences of the pupils his/her own conscience. |
id |
UFSC-2_ee10d50661a51107bc77c8873c7902c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/14098 |
network_acronym_str |
UFSC-2 |
network_name_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository_id_str |
|
spelling |
A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação FísicaIn Physical Education the perspectives‘critico-superadora’ and ‘crítico-emancipatória’ sustain an essential role of reflection as one of the main strategies for works based on these perspectives. In this context, the goal of this text is to analyze how reflectionpromotes a specific educational experience with the objective of shapinga critical subject. This proposal allows us to analyze the procedures to conform pedagogical practices whichpromote experiences of the pupils his/her own conscience.No campo da Educação Física as perspectivas crítico-superadora e crítico-emancipatória destinam um papel central para a reflexão como uma das principais estratégias de intervenção pedagógica. Nesse contexto, o objetivo deste texto é analisar como a reflexão promove um tipo particular de experiência educativa. Tal proposta permite analisar os procedimentos para conformar práticas pedagógicas em que os alunos estabelecem relações com a própria consciência numa conotação em que o que se promove são experiências do aluno consigo mesmo.Universidade Federal de Santa Catarina2010-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p16310.5007/2175-8042.2008n31p163Motrivivência; n. 31 (2008): CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 163-1812175-80420103-4111reponame:Motrivivência (Florianópolis)instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p163/12962Cardozo Nogueira, Quéfren Weldinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-21T14:17:38Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14098Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivenciaPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/oai||giovani.pires@ufsc.br2175-80420103-4111opendoar:2022-11-21T14:17:38Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física |
title |
A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física |
spellingShingle |
A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física Cardozo Nogueira, Quéfren Weld |
title_short |
A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física |
title_full |
A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física |
title_fullStr |
A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física |
title_full_unstemmed |
A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física |
title_sort |
A REFLEXÃO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: um debate sobre as perspectivas críticas da Educação Física |
author |
Cardozo Nogueira, Quéfren Weld |
author_facet |
Cardozo Nogueira, Quéfren Weld |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardozo Nogueira, Quéfren Weld |
description |
In Physical Education the perspectives‘critico-superadora’ and ‘crítico-emancipatória’ sustain an essential role of reflection as one of the main strategies for works based on these perspectives. In this context, the goal of this text is to analyze how reflectionpromotes a specific educational experience with the objective of shapinga critical subject. This proposal allows us to analyze the procedures to conform pedagogical practices whichpromote experiences of the pupils his/her own conscience. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p163 10.5007/2175-8042.2008n31p163 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p163 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8042.2008n31p163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p163/12962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Motrivivência; n. 31 (2008): CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; 163-181 2175-8042 0103-4111 reponame:Motrivivência (Florianópolis) instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Motrivivência (Florianópolis) |
collection |
Motrivivência (Florianópolis) |
repository.name.fl_str_mv |
Motrivivência (Florianópolis) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||giovani.pires@ufsc.br |
_version_ |
1789434853500911616 |