Dialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de pares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novakowski, Lutiane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115977
Resumo: O principal objetivo deste estudo era o de pesquisar com as crianças, não para elas ou sobre elas, mas com elas, tornando-as sujeitos e co-autoras da pesquisa. A maior pretensão ao pesquisar com as crianças foi a de investigar quais as representações de feminilidade e masculinidade as crianças desta faixa etária carregam, por meio de diálogos com as próprias crianças em suas culturas de pares. Duas foram as teorizações que embasaram esta pesquisa, quais sejam: primeiramente, as discussões sobre gênero e sexualidade; em seguida, os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos apresentados pelo pesquisador William Corsaro sobre culturas de pares e reprodução interpretativa. Para tanto, planejei e organizei diferentes recursos, como por exemplo, imagens de revistas, caixas de brinquedos, contação de história, entre outros, que valeram como estratégias para suscitar as discussões durante os encontros. Os resultados desta pesquisa mostraram que, embora as crianças apresentem em suas representações as falas dos adultos, ou seja, demonstrem, muitas vezes, uma visão adultocêntrica, estas representações constituem as subjetividades de cada criança. Ainda assim, mesmo que estejamos falando de uma posição infantil que, de algum modo, “reproduz” as posturas e visões dos adultos (ou mesmo da cultura hegemônica, de forma mais ampla), há que se considerar pontos singulares na apropriação dos saberes sobre gênero que as crianças, elas mesmas, constroem. Dizendo de outra forma, trata-se de considerar que os sentidos, neste caso, sobre gênero, são também aprendidos, negociados, disputados, confrontados entre as próprias crianças – fazendo-as, muitas vezes, vacilar aquilo que pensam. Assim, as crianças buscam informações vividas no mundo adulto, formas de compreender o mundo que as cerca, embora elaborem com seus pares significados próprios que irão colaborar para que as mesmas constituam-se como sujeitos produtores de sua própria cultura.
id UFRGS-2_0a1fd63f1c881973c4e847ec5f53a103
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115977
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Novakowski, LutianeMarcello, Fabiana de Amorim2015-05-09T01:59:49Z2014http://hdl.handle.net/10183/115977000965147O principal objetivo deste estudo era o de pesquisar com as crianças, não para elas ou sobre elas, mas com elas, tornando-as sujeitos e co-autoras da pesquisa. A maior pretensão ao pesquisar com as crianças foi a de investigar quais as representações de feminilidade e masculinidade as crianças desta faixa etária carregam, por meio de diálogos com as próprias crianças em suas culturas de pares. Duas foram as teorizações que embasaram esta pesquisa, quais sejam: primeiramente, as discussões sobre gênero e sexualidade; em seguida, os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos apresentados pelo pesquisador William Corsaro sobre culturas de pares e reprodução interpretativa. Para tanto, planejei e organizei diferentes recursos, como por exemplo, imagens de revistas, caixas de brinquedos, contação de história, entre outros, que valeram como estratégias para suscitar as discussões durante os encontros. Os resultados desta pesquisa mostraram que, embora as crianças apresentem em suas representações as falas dos adultos, ou seja, demonstrem, muitas vezes, uma visão adultocêntrica, estas representações constituem as subjetividades de cada criança. Ainda assim, mesmo que estejamos falando de uma posição infantil que, de algum modo, “reproduz” as posturas e visões dos adultos (ou mesmo da cultura hegemônica, de forma mais ampla), há que se considerar pontos singulares na apropriação dos saberes sobre gênero que as crianças, elas mesmas, constroem. Dizendo de outra forma, trata-se de considerar que os sentidos, neste caso, sobre gênero, são também aprendidos, negociados, disputados, confrontados entre as próprias crianças – fazendo-as, muitas vezes, vacilar aquilo que pensam. Assim, as crianças buscam informações vividas no mundo adulto, formas de compreender o mundo que as cerca, embora elaborem com seus pares significados próprios que irão colaborar para que as mesmas constituam-se como sujeitos produtores de sua própria cultura.application/pdfporEducação infantilPesquisaCriançaGêneroDialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de paresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000965147.pdf000965147.pdfTexto completoapplication/pdf865055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115977/1/000965147.pdf73228331ebcfea205717fe421cb64ef1MD51TEXT000965147.pdf.txt000965147.pdf.txtExtracted Texttext/plain153407http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115977/2/000965147.pdf.txt8f5b9c6208602e983071eab107895258MD52THUMBNAIL000965147.pdf.jpg000965147.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115977/3/000965147.pdf.jpgdfe86e98fa3c58cecf2e112a87425286MD5310183/1159772018-10-22 07:45:19.643oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:45:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de pares
title Dialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de pares
spellingShingle Dialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de pares
Novakowski, Lutiane
Educação infantil
Pesquisa
Criança
Gênero
title_short Dialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de pares
title_full Dialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de pares
title_fullStr Dialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de pares
title_full_unstemmed Dialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de pares
title_sort Dialogando com crianças sobre gênero no contexto da cultura de pares
author Novakowski, Lutiane
author_facet Novakowski, Lutiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novakowski, Lutiane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
contributor_str_mv Marcello, Fabiana de Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Pesquisa
Criança
Gênero
topic Educação infantil
Pesquisa
Criança
Gênero
description O principal objetivo deste estudo era o de pesquisar com as crianças, não para elas ou sobre elas, mas com elas, tornando-as sujeitos e co-autoras da pesquisa. A maior pretensão ao pesquisar com as crianças foi a de investigar quais as representações de feminilidade e masculinidade as crianças desta faixa etária carregam, por meio de diálogos com as próprias crianças em suas culturas de pares. Duas foram as teorizações que embasaram esta pesquisa, quais sejam: primeiramente, as discussões sobre gênero e sexualidade; em seguida, os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos apresentados pelo pesquisador William Corsaro sobre culturas de pares e reprodução interpretativa. Para tanto, planejei e organizei diferentes recursos, como por exemplo, imagens de revistas, caixas de brinquedos, contação de história, entre outros, que valeram como estratégias para suscitar as discussões durante os encontros. Os resultados desta pesquisa mostraram que, embora as crianças apresentem em suas representações as falas dos adultos, ou seja, demonstrem, muitas vezes, uma visão adultocêntrica, estas representações constituem as subjetividades de cada criança. Ainda assim, mesmo que estejamos falando de uma posição infantil que, de algum modo, “reproduz” as posturas e visões dos adultos (ou mesmo da cultura hegemônica, de forma mais ampla), há que se considerar pontos singulares na apropriação dos saberes sobre gênero que as crianças, elas mesmas, constroem. Dizendo de outra forma, trata-se de considerar que os sentidos, neste caso, sobre gênero, são também aprendidos, negociados, disputados, confrontados entre as próprias crianças – fazendo-as, muitas vezes, vacilar aquilo que pensam. Assim, as crianças buscam informações vividas no mundo adulto, formas de compreender o mundo que as cerca, embora elaborem com seus pares significados próprios que irão colaborar para que as mesmas constituam-se como sujeitos produtores de sua própria cultura.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-09T01:59:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115977
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000965147
url http://hdl.handle.net/10183/115977
identifier_str_mv 000965147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115977/1/000965147.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115977/2/000965147.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115977/3/000965147.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 73228331ebcfea205717fe421cb64ef1
8f5b9c6208602e983071eab107895258
dfe86e98fa3c58cecf2e112a87425286
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224484501323776