A heterogeneidade da infância no espaço coletivo da creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellenz, Andriele Ramos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Andrade, Ketlin Francini Santana de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2013n28p153
Resumo: A temática deste trabalho é resultado da prática de estágio em educação infantil e das reflexões tecidas a partir desta experiência, discutindo uma questão relevante e por vezes esquecida nas instituições de educação infantil, a heterogeneidade, característica presente na infância. O estágio se dividiu em dois semestres, incluindo a observação e a prática docente, no qual experenciamos o cotidiano da creche e vivenciamos o ser professora. Neste processo utilizamos duas formas de registrar, o registro fotográfico e o escrito, tanto das experiências das crianças, quanto das propostas realizadas com elas. O quadro teórico se situa nos estudos da área da educação e da sociologia da infância, que serviram de apoio para as reflexões feitas a partir da prática. A relação construída com as crianças permitiu que tivéssemos resultados significativos, assim pensando em propostas que respeitassem as singularidades de cada criança no espaço que é coletivo. Os temas que serão abordados neste artigo estão relacionados ao processo de documentação pedagógica que permitiu pensar e repensar propostas que fossem do interesse das crianças; as múltiplas linguagens das crianças, considerando o planejamento do espaço/tempo para contemplar esta dimensão; a heterogeneidade e a singularidade; o momento da roda e a forma circular como possibilidade para o trabalho pedagógico. 
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