Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Daniele Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p32
Resumo: O presente artigo aborda o problema da enunciação e a atitude responsiva na relação adulto-criança na dinâmica dialógica da educação infantil. Para tanto estabelece interlocução entre autores do Círculo de Bakhtin e uma perspectiva sobre a cultura infantil na relação entre pares, com destaque à noção de reprodução interpretativa e de ordem instituinte pelas crianças. Propõe um estudo sob a premissa da dialogia na prática educativa no espaço-ambiente da educação infantil, a fim de identificar a dinâmica dialógica e relacionar elementos da enunciação e das atitudes responsiva das crianças dela decorrentes, em momentos de processos interativos de uma situação educativa, registrada e observada por meio da fotografia. A partir do registro fotográfico foi possível relacionar percepções da vivência rememorada na observação da imagem, sendo esta fonte de interpretação de possibilidades responsivas das crianças ao enunciado da professora. Destaca-se desse estudo que observar o que as crianças realizam em suas brincadeiras e interações pode de fato configurar um caminho para o professor abrir os olhos e a escuta ao que move a ação da criança e constitui sua cultura infantil.
id UFSC-4_29d3e3fef3d81b24ce71cc7e57deca68
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/42425
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação InfantilO presente artigo aborda o problema da enunciação e a atitude responsiva na relação adulto-criança na dinâmica dialógica da educação infantil. Para tanto estabelece interlocução entre autores do Círculo de Bakhtin e uma perspectiva sobre a cultura infantil na relação entre pares, com destaque à noção de reprodução interpretativa e de ordem instituinte pelas crianças. Propõe um estudo sob a premissa da dialogia na prática educativa no espaço-ambiente da educação infantil, a fim de identificar a dinâmica dialógica e relacionar elementos da enunciação e das atitudes responsiva das crianças dela decorrentes, em momentos de processos interativos de uma situação educativa, registrada e observada por meio da fotografia. A partir do registro fotográfico foi possível relacionar percepções da vivência rememorada na observação da imagem, sendo esta fonte de interpretação de possibilidades responsivas das crianças ao enunciado da professora. Destaca-se desse estudo que observar o que as crianças realizam em suas brincadeiras e interações pode de fato configurar um caminho para o professor abrir os olhos e a escuta ao que move a ação da criança e constitui sua cultura infantil.Universidade Federal de Santa Catarina2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionobservação participanteapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p3210.5007/1980-4512.2016v18n33p32Zero-a-Seis; v. 18 n. 33 (2016): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2016); 32-491980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p32/31488Copyright (c) 2016 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Daniele Marques2018-03-22T10:07:54Zoai:periodicos.ufsc.br:article/42425Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T10:07:54Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil
title Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil
spellingShingle Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil
Vieira, Daniele Marques
title_short Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil
title_full Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil
title_fullStr Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil
title_full_unstemmed Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil
title_sort Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil
author Vieira, Daniele Marques
author_facet Vieira, Daniele Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Daniele Marques
description O presente artigo aborda o problema da enunciação e a atitude responsiva na relação adulto-criança na dinâmica dialógica da educação infantil. Para tanto estabelece interlocução entre autores do Círculo de Bakhtin e uma perspectiva sobre a cultura infantil na relação entre pares, com destaque à noção de reprodução interpretativa e de ordem instituinte pelas crianças. Propõe um estudo sob a premissa da dialogia na prática educativa no espaço-ambiente da educação infantil, a fim de identificar a dinâmica dialógica e relacionar elementos da enunciação e das atitudes responsiva das crianças dela decorrentes, em momentos de processos interativos de uma situação educativa, registrada e observada por meio da fotografia. A partir do registro fotográfico foi possível relacionar percepções da vivência rememorada na observação da imagem, sendo esta fonte de interpretação de possibilidades responsivas das crianças ao enunciado da professora. Destaca-se desse estudo que observar o que as crianças realizam em suas brincadeiras e interações pode de fato configurar um caminho para o professor abrir os olhos e a escuta ao que move a ação da criança e constitui sua cultura infantil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
observação participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p32
10.5007/1980-4512.2016v18n33p32
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p32
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2016v18n33p32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p32/31488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 18 n. 33 (2016): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2016); 32-49
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435152338780160