As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zero-a-seis |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n21p31 |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar as formas de participação das crianças nos Trabalhos de Conclusão de Curso da Pedagogia da FURB realizados no período de 2006 a 2008. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de tipo documental, pois os dados foram analisados a partir dos relatórios escritos pelas acadêmicas. Dos 114 trabalhos realizados neste período, 52 voltaram-se a pesquisar a Educação Infantil, e 20 destes trabalhos traziam de algum modo a participação das crianças. Na análise organizamos os dados em quatro categorias: as crianças como objeto; as crianças como sujeitos; as crianças como atores sociais; e as crianças como participantes. Na maioria dos trabalhos analisados foi identificada a participação das crianças como objetos e como sujeitos das pesquisas. Em apenas um trabalho percebemos maiores indicativos da participação das crianças como atores sociais. Alguns estudos que descreveram o cotidiano das crianças e suas relações demonstraram preocupação com o fato de não conseguir contemplar e analisar muitos dos movimentos das crianças, considerando sua participação importante. Porém, as crianças como participantes pesquisadoras não foram identificadas, mesmo que alguns estudos estivessem amparados em referenciais que defendem a sua participação. Frente à Nova Sociologia da Infância não podemos considerar que estamos estudando a infância enquanto a criança for submetida nas pesquisas à condição de aluna ou filha ou qualquer outra condição que não seja por ela mesma. |
id |
UFSC-4_4744c84b4036342e175b870f3933b97d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/14170 |
network_acronym_str |
UFSC-4 |
network_name_str |
Zero-a-seis |
repository_id_str |
|
spelling |
As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008Este trabalho buscou analisar as formas de participação das crianças nos Trabalhos de Conclusão de Curso da Pedagogia da FURB realizados no período de 2006 a 2008. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de tipo documental, pois os dados foram analisados a partir dos relatórios escritos pelas acadêmicas. Dos 114 trabalhos realizados neste período, 52 voltaram-se a pesquisar a Educação Infantil, e 20 destes trabalhos traziam de algum modo a participação das crianças. Na análise organizamos os dados em quatro categorias: as crianças como objeto; as crianças como sujeitos; as crianças como atores sociais; e as crianças como participantes. Na maioria dos trabalhos analisados foi identificada a participação das crianças como objetos e como sujeitos das pesquisas. Em apenas um trabalho percebemos maiores indicativos da participação das crianças como atores sociais. Alguns estudos que descreveram o cotidiano das crianças e suas relações demonstraram preocupação com o fato de não conseguir contemplar e analisar muitos dos movimentos das crianças, considerando sua participação importante. Porém, as crianças como participantes pesquisadoras não foram identificadas, mesmo que alguns estudos estivessem amparados em referenciais que defendem a sua participação. Frente à Nova Sociologia da Infância não podemos considerar que estamos estudando a infância enquanto a criança for submetida nas pesquisas à condição de aluna ou filha ou qualquer outra condição que não seja por ela mesma.Universidade Federal de Santa Catarina2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n21p3110.5007/1980-4512.2010n21p31Zero-a-Seis; v. 12 n. 21 (2010): ZERO-A-SEIS (JAN./JUn.2010); 31-441980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n21p31/12993Lucas, Maria PortoRausch, Rita Buzziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T11:07:50Zoai:periodicos.ufsc.br:article/14170Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2019-06-12T11:07:50Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008 |
title |
As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008 |
spellingShingle |
As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008 Lucas, Maria Porto |
title_short |
As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008 |
title_full |
As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008 |
title_fullStr |
As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008 |
title_full_unstemmed |
As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008 |
title_sort |
As formas de participação das crianças nos trabalhos de conclusão de Curso da Pedagogia da FURB no período de 2006 a 2008 |
author |
Lucas, Maria Porto |
author_facet |
Lucas, Maria Porto Rausch, Rita Buzzi |
author_role |
author |
author2 |
Rausch, Rita Buzzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Maria Porto Rausch, Rita Buzzi |
description |
Este trabalho buscou analisar as formas de participação das crianças nos Trabalhos de Conclusão de Curso da Pedagogia da FURB realizados no período de 2006 a 2008. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de tipo documental, pois os dados foram analisados a partir dos relatórios escritos pelas acadêmicas. Dos 114 trabalhos realizados neste período, 52 voltaram-se a pesquisar a Educação Infantil, e 20 destes trabalhos traziam de algum modo a participação das crianças. Na análise organizamos os dados em quatro categorias: as crianças como objeto; as crianças como sujeitos; as crianças como atores sociais; e as crianças como participantes. Na maioria dos trabalhos analisados foi identificada a participação das crianças como objetos e como sujeitos das pesquisas. Em apenas um trabalho percebemos maiores indicativos da participação das crianças como atores sociais. Alguns estudos que descreveram o cotidiano das crianças e suas relações demonstraram preocupação com o fato de não conseguir contemplar e analisar muitos dos movimentos das crianças, considerando sua participação importante. Porém, as crianças como participantes pesquisadoras não foram identificadas, mesmo que alguns estudos estivessem amparados em referenciais que defendem a sua participação. Frente à Nova Sociologia da Infância não podemos considerar que estamos estudando a infância enquanto a criança for submetida nas pesquisas à condição de aluna ou filha ou qualquer outra condição que não seja por ela mesma. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa Documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n21p31 10.5007/1980-4512.2010n21p31 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n21p31 |
identifier_str_mv |
10.5007/1980-4512.2010n21p31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2010n21p31/12993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zero-a-Seis; v. 12 n. 21 (2010): ZERO-A-SEIS (JAN./JUn.2010); 31-44 1980-4512 reponame:Zero-a-seis instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Zero-a-seis |
collection |
Zero-a-seis |
repository.name.fl_str_mv |
Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.josue@ufsc.br |
_version_ |
1789435151627845632 |