Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1023 |
Resumo: | Analisamos as vertentes teórico-metodológicas que nortearam os TCCs da Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006. Fizemos uma análise documental dos 321 trabalhos realizados. Constatamos que todos os trabalhos desenvolvidos voltaram-se à área da Educação. Quanto às subáreas, predominaram: educação pré-escolar, psicologia educacional, educação especial e sociologia da educação. Os teóricos mais utilizados foram: Vygotsky, Piaget, Kramer, Freire, Áries, Wallon e Ferreiro. Frente às subáreas, sugerimos que as futuras pesquisas contemplem investigações nos campos não ou poucos explorados. Entendemos que os clássicos são importantes e precisam ser utilizados, entretanto, sentimos falta, em alguns trabalhos, de autores mais específicos ao objeto em estudo. As pesquisas, em sua maioria, delinearam-se na abordagem qualitativa, destacando-se o uso de dados quantitativos em alguns trabalhos. Quanto aos tipos de pesquisa predominaram a pesquisa exploratória, participante e estudo de caso. Consideramos que estes tipos de pesquisa estão relacionados ao processo de iniciação à pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados, os mais utilizados foram o questionário, precedido da entrevista e da observação. Cabe ressaltar, que muitos acadêmicos utilizaram mais de um instrumento, o que possivelmente possibilitou compreender o objeto sob vários aspectos. |
id |
UNICAMP-19_f0a989bc4f3662b8d5f0898a2faa9114 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1023 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006Pedagogia. Iniciação à pesquisa. Trabalho de conclusão de curso. Metodologia da pesquisa.PedagogiaTrabalho de conclusão de cursoAnalisamos as vertentes teórico-metodológicas que nortearam os TCCs da Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006. Fizemos uma análise documental dos 321 trabalhos realizados. Constatamos que todos os trabalhos desenvolvidos voltaram-se à área da Educação. Quanto às subáreas, predominaram: educação pré-escolar, psicologia educacional, educação especial e sociologia da educação. Os teóricos mais utilizados foram: Vygotsky, Piaget, Kramer, Freire, Áries, Wallon e Ferreiro. Frente às subáreas, sugerimos que as futuras pesquisas contemplem investigações nos campos não ou poucos explorados. Entendemos que os clássicos são importantes e precisam ser utilizados, entretanto, sentimos falta, em alguns trabalhos, de autores mais específicos ao objeto em estudo. As pesquisas, em sua maioria, delinearam-se na abordagem qualitativa, destacando-se o uso de dados quantitativos em alguns trabalhos. Quanto aos tipos de pesquisa predominaram a pesquisa exploratória, participante e estudo de caso. Consideramos que estes tipos de pesquisa estão relacionados ao processo de iniciação à pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados, os mais utilizados foram o questionário, precedido da entrevista e da observação. Cabe ressaltar, que muitos acadêmicos utilizaram mais de um instrumento, o que possivelmente possibilitou compreender o objeto sob vários aspectos. Universidade Estadual de Campinas2009-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/102310.20396/etd.v10i1.1023ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 176-197ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 176-197ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 176-1971676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1023/1038Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas, Maria Aparecida PortoRausch, Rita Buzzi2017-08-28T13:37:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1023Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:57.778030ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006 |
title |
Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006 |
spellingShingle |
Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006 Lucas, Maria Aparecida Porto Pedagogia. Iniciação à pesquisa. Trabalho de conclusão de curso. Metodologia da pesquisa. Pedagogia Trabalho de conclusão de curso |
title_short |
Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006 |
title_full |
Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006 |
title_fullStr |
Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006 |
title_full_unstemmed |
Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006 |
title_sort |
Vertentes teório-metodológicas norteadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006 |
author |
Lucas, Maria Aparecida Porto |
author_facet |
Lucas, Maria Aparecida Porto Rausch, Rita Buzzi |
author_role |
author |
author2 |
Rausch, Rita Buzzi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Maria Aparecida Porto Rausch, Rita Buzzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia. Iniciação à pesquisa. Trabalho de conclusão de curso. Metodologia da pesquisa. Pedagogia Trabalho de conclusão de curso |
topic |
Pedagogia. Iniciação à pesquisa. Trabalho de conclusão de curso. Metodologia da pesquisa. Pedagogia Trabalho de conclusão de curso |
description |
Analisamos as vertentes teórico-metodológicas que nortearam os TCCs da Pedagogia da FURB no período de 2001 a 2006. Fizemos uma análise documental dos 321 trabalhos realizados. Constatamos que todos os trabalhos desenvolvidos voltaram-se à área da Educação. Quanto às subáreas, predominaram: educação pré-escolar, psicologia educacional, educação especial e sociologia da educação. Os teóricos mais utilizados foram: Vygotsky, Piaget, Kramer, Freire, Áries, Wallon e Ferreiro. Frente às subáreas, sugerimos que as futuras pesquisas contemplem investigações nos campos não ou poucos explorados. Entendemos que os clássicos são importantes e precisam ser utilizados, entretanto, sentimos falta, em alguns trabalhos, de autores mais específicos ao objeto em estudo. As pesquisas, em sua maioria, delinearam-se na abordagem qualitativa, destacando-se o uso de dados quantitativos em alguns trabalhos. Quanto aos tipos de pesquisa predominaram a pesquisa exploratória, participante e estudo de caso. Consideramos que estes tipos de pesquisa estão relacionados ao processo de iniciação à pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados, os mais utilizados foram o questionário, precedido da entrevista e da observação. Cabe ressaltar, que muitos acadêmicos utilizaram mais de um instrumento, o que possivelmente possibilitou compreender o objeto sob vários aspectos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1023 10.20396/etd.v10i1.1023 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1023 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10i1.1023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1023/1038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 176-197 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 176-197 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 176-197 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651907465216 |