As contribuições da psicologia do desenvolvimento na perspectiva histórico cultural para a participação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Giselle Silva Machado de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p92
Resumo: O presente texto procura discutir e vislumbrar as contribuições da psicologia histórica cultural para a participação das crianças na educação infantil. Confronta-se o discurso da participação, pautado num viés parternalista e adultocêntrico, inibidor de práticas democráticas efetivas em contextos infantis pedagógicos na interlocução com conceitos cunhados por Vigotski, Leontiev e Luria, tais como brincadeira, o desenvolvimento da psiquê humana e cultura. Desmistificar a ideia de criança incapaz, de cognição determinada pelo biológico, de etapas pré-definidas de desenvolvimento e compreender que a criança, tal como o adulto, tem seu desenvolvimento de forma plurifacetado na relação com a sua condição social, histórica e cultura é o que possibilita tonar as instituições de educação infantil um espaço de valorização de saberes e de participação infantil. 
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