Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klug, Jéssica Trainotti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nazario, Roseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p215
Resumo: Este artigo traz análises produzidas a partir de uma pesquisa que teve como temática central a alfabetização e o letramento, tomando como ponto de partida as falas de professoras da pequena infância. O objetivo consistiu em analisar o entendimento de professoras que atuam na Educação Infantil sobre os conceitos de alfabetização e letramento e sobre as formas como estes processos se dão no cotidiano das práticas pedagógicas junto às crianças pequenas. Para a geração de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas, aplicado com 4 professoras que trabalham em uma instituição privada de Educação Infantil da cidade de Blumenau – SC. Para subsidiar nossos estudos nos debruçamos, primeiramente, na legislação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/1996), Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (8069/1990) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (CNE 5/2009), que nos proporcionaram refletir sobre os direitos da criança. Posteriormente, nos apoiamos em Soares (2012) e Brito (2005), afim de conhecermos mais a fundo os processos de alfabetização e letramento, entrelaçando este diálogo no âmbito da Educação Infantil. Pelo estudo identificamos o quanto os processos de alfabetização e letramento podem e são trabalhados na Educação Infantil, ora como direito das crianças de acesso à linguagem escrita, ora como preparação para o ingresso nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
id UFSC-4_63299dbeab14be199a45aac18c4c38b6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/45463
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?Este artigo traz análises produzidas a partir de uma pesquisa que teve como temática central a alfabetização e o letramento, tomando como ponto de partida as falas de professoras da pequena infância. O objetivo consistiu em analisar o entendimento de professoras que atuam na Educação Infantil sobre os conceitos de alfabetização e letramento e sobre as formas como estes processos se dão no cotidiano das práticas pedagógicas junto às crianças pequenas. Para a geração de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas, aplicado com 4 professoras que trabalham em uma instituição privada de Educação Infantil da cidade de Blumenau – SC. Para subsidiar nossos estudos nos debruçamos, primeiramente, na legislação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/1996), Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (8069/1990) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (CNE 5/2009), que nos proporcionaram refletir sobre os direitos da criança. Posteriormente, nos apoiamos em Soares (2012) e Brito (2005), afim de conhecermos mais a fundo os processos de alfabetização e letramento, entrelaçando este diálogo no âmbito da Educação Infantil. Pelo estudo identificamos o quanto os processos de alfabetização e letramento podem e são trabalhados na Educação Infantil, ora como direito das crianças de acesso à linguagem escrita, ora como preparação para o ingresso nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Universidade Federal de Santa Catarina2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; Empírica de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p21510.5007/1980-4512.2016v18n34p215Zero-a-Seis; v. 18 n. 34 (2016): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2016); 215-2341980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p215/32693Copyright (c) 2016 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlug, Jéssica TrainottiNazario, Roseli2017-07-24T19:29:30Zoai:periodicos.ufsc.br:article/45463Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2017-07-24T19:29:30Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?
title Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?
spellingShingle Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?
Klug, Jéssica Trainotti
title_short Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?
title_full Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?
title_fullStr Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?
title_sort Alfabetização e letramento: qual o entendimento de professoras da educação infantil sobre estes processos?
author Klug, Jéssica Trainotti
author_facet Klug, Jéssica Trainotti
Nazario, Roseli
author_role author
author2 Nazario, Roseli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klug, Jéssica Trainotti
Nazario, Roseli
description Este artigo traz análises produzidas a partir de uma pesquisa que teve como temática central a alfabetização e o letramento, tomando como ponto de partida as falas de professoras da pequena infância. O objetivo consistiu em analisar o entendimento de professoras que atuam na Educação Infantil sobre os conceitos de alfabetização e letramento e sobre as formas como estes processos se dão no cotidiano das práticas pedagógicas junto às crianças pequenas. Para a geração de dados utilizamos um questionário com perguntas abertas, aplicado com 4 professoras que trabalham em uma instituição privada de Educação Infantil da cidade de Blumenau – SC. Para subsidiar nossos estudos nos debruçamos, primeiramente, na legislação - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/1996), Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (8069/1990) e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. (CNE 5/2009), que nos proporcionaram refletir sobre os direitos da criança. Posteriormente, nos apoiamos em Soares (2012) e Brito (2005), afim de conhecermos mais a fundo os processos de alfabetização e letramento, entrelaçando este diálogo no âmbito da Educação Infantil. Pelo estudo identificamos o quanto os processos de alfabetização e letramento podem e são trabalhados na Educação Infantil, ora como direito das crianças de acesso à linguagem escrita, ora como preparação para o ingresso nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa; Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p215
10.5007/1980-4512.2016v18n34p215
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p215
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2016v18n34p215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p215/32693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 18 n. 34 (2016): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2016); 215-234
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435152350314496