Educação infantil, currículo e linguagens infantis: a arte na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Alessandra de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p32
Resumo: O novo contexto educacional da educação infantil ainda é muito recente e carece de informações pela complexidade de suas práticas pedagógicas. Precisamos entender que criança é esta que temos que atender? Como o currículo da educação infantil não é norteado e definido por conteúdos específicos de como é posto nas disciplinas das demais etapas educacionais, e sim pela articulação de conhecimentos através de diferentes linguagens, acaba por gerar desinformação sobre a infância. Precisamos trabalhar com todas as área de conhecimento e arte na atuação docente com as crianças pequenas não é tratada como uma disciplina específica, e sim integrada ao trabalho com as demais linguagens, como instrumento que auxiliará o aprendizado da criança.
id UFSC-4_6c16cf113c0dc2aa0f2f8f066321979c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/28664
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling Educação infantil, currículo e linguagens infantis: a arte na educação infantilO novo contexto educacional da educação infantil ainda é muito recente e carece de informações pela complexidade de suas práticas pedagógicas. Precisamos entender que criança é esta que temos que atender? Como o currículo da educação infantil não é norteado e definido por conteúdos específicos de como é posto nas disciplinas das demais etapas educacionais, e sim pela articulação de conhecimentos através de diferentes linguagens, acaba por gerar desinformação sobre a infância. Precisamos trabalhar com todas as área de conhecimento e arte na atuação docente com as crianças pequenas não é tratada como uma disciplina específica, e sim integrada ao trabalho com as demais linguagens, como instrumento que auxiliará o aprendizado da criança.Universidade Federal de Santa Catarina2015-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p3210.5007/1980-4512.2015n31p32Zero-a-Seis; v. 17 n. 31 (2015): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2015); 32-421980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p32/28938Copyright (c) 2015 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Alessandra de Carvalho2018-03-22T09:08:52Zoai:periodicos.ufsc.br:article/28664Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T09:08:52Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil, currículo e linguagens infantis: a arte na educação infantil
title Educação infantil, currículo e linguagens infantis: a arte na educação infantil
spellingShingle Educação infantil, currículo e linguagens infantis: a arte na educação infantil
Faria, Alessandra de Carvalho
title_short Educação infantil, currículo e linguagens infantis: a arte na educação infantil
title_full Educação infantil, currículo e linguagens infantis: a arte na educação infantil
title_fullStr Educação infantil, currículo e linguagens infantis: a arte na educação infantil
title_full_unstemmed Educação infantil, currículo e linguagens infantis: a arte na educação infantil
title_sort Educação infantil, currículo e linguagens infantis: a arte na educação infantil
author Faria, Alessandra de Carvalho
author_facet Faria, Alessandra de Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Alessandra de Carvalho
description O novo contexto educacional da educação infantil ainda é muito recente e carece de informações pela complexidade de suas práticas pedagógicas. Precisamos entender que criança é esta que temos que atender? Como o currículo da educação infantil não é norteado e definido por conteúdos específicos de como é posto nas disciplinas das demais etapas educacionais, e sim pela articulação de conhecimentos através de diferentes linguagens, acaba por gerar desinformação sobre a infância. Precisamos trabalhar com todas as área de conhecimento e arte na atuação docente com as crianças pequenas não é tratada como uma disciplina específica, e sim integrada ao trabalho com as demais linguagens, como instrumento que auxiliará o aprendizado da criança.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p32
10.5007/1980-4512.2015n31p32
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p32
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2015n31p32
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2015n31p32/28938
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Zero-a-Seis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Zero-a-Seis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 17 n. 31 (2015): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2015); 32-42
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435152010575872