Descobrindo caminhos na trajetória da Educação e das Culturas Infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, João Josué
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2011n23p1
Resumo: Este trabalho buscou examinar diálogos e trocas culturais entre crianças de realidades diversas. A idéia foi contribuir para uma compreensão maior sobre as concepções que as crianças têm de si, dos outros e do mundo considerando que elas não estão isoladas e nem são impermeáveis aos contextos onde se movem. O material empírico foi coletado daquilo que as crianças produziram em oficinas de expressão desenvolvidas em um projeto de itinerância realizado por um dos parceiros do nosso grupo de pesquisa, a Oníria (vídeo, fotografia artesanal, registros sonoros, narração de histórias e ilustração das mesmas). Dentre todo o material com o qual pudemos tomar contato, decidimos que seria bastante interessante analisar algumas histórias contadas pelas crianças na etapa da Amazônia. Das 43 coletadas ali, selecionamos nove. Nossa proposta parte do desafio de apoiar a expressão daquilo que viveram, e vivem, as crianças nestes espaços, a partir da expressão delas mesmas, de seus desejos, seus anseios, suas alegrias, e suas tristezas, sua luta cotidiana pela dignidade e a sobrevivência. Entendemos que por estarem menos contaminadas pela projeção das conseqüências de suas perguntas e explicações, as crianças tendam a ser mais contundentes em sua aparente simplicidade. Em nosso entender esta característica favoreceu a captura de ângulos pouco usuais do cotidiano, ângulos talvez essenciais para a continuidade de trabalhos que se preocupem em melhorar as relações entre a cultura adulta e as crianças, aspecto este fundamental para a tarefa dos educadores.PALAVRAS-CHAVE:
id UFSC-4_a8ecf0c86d9023ed9d674be1a9a566e9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/19035
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling Descobrindo caminhos na trajetória da Educação e das Culturas InfantisEste trabalho buscou examinar diálogos e trocas culturais entre crianças de realidades diversas. A idéia foi contribuir para uma compreensão maior sobre as concepções que as crianças têm de si, dos outros e do mundo considerando que elas não estão isoladas e nem são impermeáveis aos contextos onde se movem. O material empírico foi coletado daquilo que as crianças produziram em oficinas de expressão desenvolvidas em um projeto de itinerância realizado por um dos parceiros do nosso grupo de pesquisa, a Oníria (vídeo, fotografia artesanal, registros sonoros, narração de histórias e ilustração das mesmas). Dentre todo o material com o qual pudemos tomar contato, decidimos que seria bastante interessante analisar algumas histórias contadas pelas crianças na etapa da Amazônia. Das 43 coletadas ali, selecionamos nove. Nossa proposta parte do desafio de apoiar a expressão daquilo que viveram, e vivem, as crianças nestes espaços, a partir da expressão delas mesmas, de seus desejos, seus anseios, suas alegrias, e suas tristezas, sua luta cotidiana pela dignidade e a sobrevivência. Entendemos que por estarem menos contaminadas pela projeção das conseqüências de suas perguntas e explicações, as crianças tendam a ser mais contundentes em sua aparente simplicidade. Em nosso entender esta característica favoreceu a captura de ângulos pouco usuais do cotidiano, ângulos talvez essenciais para a continuidade de trabalhos que se preocupem em melhorar as relações entre a cultura adulta e as crianças, aspecto este fundamental para a tarefa dos educadores.PALAVRAS-CHAVE:Universidade Federal de Santa Catarina2011-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativa,observação participanteapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2011n23p110.5007/1980-4512.2011n23p1Zero-a-Seis; v. 13 n. 23 (2011): ZERO-A-SEIS (JAN./JUL.2011); 1-181980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2011n23p1/17572Silva Filho, João Josuéinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-12T11:41:26Zoai:periodicos.ufsc.br:article/19035Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2019-06-12T11:41:26Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Descobrindo caminhos na trajetória da Educação e das Culturas Infantis
title Descobrindo caminhos na trajetória da Educação e das Culturas Infantis
spellingShingle Descobrindo caminhos na trajetória da Educação e das Culturas Infantis
Silva Filho, João Josué
title_short Descobrindo caminhos na trajetória da Educação e das Culturas Infantis
title_full Descobrindo caminhos na trajetória da Educação e das Culturas Infantis
title_fullStr Descobrindo caminhos na trajetória da Educação e das Culturas Infantis
title_full_unstemmed Descobrindo caminhos na trajetória da Educação e das Culturas Infantis
title_sort Descobrindo caminhos na trajetória da Educação e das Culturas Infantis
author Silva Filho, João Josué
author_facet Silva Filho, João Josué
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, João Josué
description Este trabalho buscou examinar diálogos e trocas culturais entre crianças de realidades diversas. A idéia foi contribuir para uma compreensão maior sobre as concepções que as crianças têm de si, dos outros e do mundo considerando que elas não estão isoladas e nem são impermeáveis aos contextos onde se movem. O material empírico foi coletado daquilo que as crianças produziram em oficinas de expressão desenvolvidas em um projeto de itinerância realizado por um dos parceiros do nosso grupo de pesquisa, a Oníria (vídeo, fotografia artesanal, registros sonoros, narração de histórias e ilustração das mesmas). Dentre todo o material com o qual pudemos tomar contato, decidimos que seria bastante interessante analisar algumas histórias contadas pelas crianças na etapa da Amazônia. Das 43 coletadas ali, selecionamos nove. Nossa proposta parte do desafio de apoiar a expressão daquilo que viveram, e vivem, as crianças nestes espaços, a partir da expressão delas mesmas, de seus desejos, seus anseios, suas alegrias, e suas tristezas, sua luta cotidiana pela dignidade e a sobrevivência. Entendemos que por estarem menos contaminadas pela projeção das conseqüências de suas perguntas e explicações, as crianças tendam a ser mais contundentes em sua aparente simplicidade. Em nosso entender esta característica favoreceu a captura de ângulos pouco usuais do cotidiano, ângulos talvez essenciais para a continuidade de trabalhos que se preocupem em melhorar as relações entre a cultura adulta e as crianças, aspecto este fundamental para a tarefa dos educadores.PALAVRAS-CHAVE:
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa,observação participante
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2011n23p1
10.5007/1980-4512.2011n23p1
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2011n23p1
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2011n23p1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2011n23p1/17572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 13 n. 23 (2011): ZERO-A-SEIS (JAN./JUL.2011); 1-18
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435151667691520