Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Maria Raquel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p83
Resumo: O artigo faz parte de uma pesquisa realizada em uma escola e busca identificar, compreender e analisar as representações das crianças que frequentam o segundo e quarto ano do ensino fundamental frente à temática “adultilização da infância” tendo em vista que se vive no século XXI, momento no qual muitas mudanças vêm ocorrendo, entre elas mudanças sociais, políticas e econômicas, que interferem diretamente no âmbito educacional e, consequentemente, na formação de alunos e professores para este século. O estudo buscou responder em sua narrativa a seguinte questão: quais são as representações das crianças no ambiente escolar frente à adultilização da infância? Para responder a esta questão foram realizados grupos focais com as crianças, no intuito de coletar dados acerca do problema pesquisado.  O estudo suscitou a compreensão de que as crianças já conseguem dizer e classificar o que é apropriado para elas e para os adultos.
id UFSC-4_d10b7c77009ec420d5283432d443b530
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/42522
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamentalO artigo faz parte de uma pesquisa realizada em uma escola e busca identificar, compreender e analisar as representações das crianças que frequentam o segundo e quarto ano do ensino fundamental frente à temática “adultilização da infância” tendo em vista que se vive no século XXI, momento no qual muitas mudanças vêm ocorrendo, entre elas mudanças sociais, políticas e econômicas, que interferem diretamente no âmbito educacional e, consequentemente, na formação de alunos e professores para este século. O estudo buscou responder em sua narrativa a seguinte questão: quais são as representações das crianças no ambiente escolar frente à adultilização da infância? Para responder a esta questão foram realizados grupos focais com as crianças, no intuito de coletar dados acerca do problema pesquisado.  O estudo suscitou a compreensão de que as crianças já conseguem dizer e classificar o que é apropriado para elas e para os adultos.Universidade Federal de Santa Catarina2016-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativa e grupo focalapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p8310.5007/1980-4512.2016v18n33p83Zero-a-Seis; v. 18 n. 33 (2016): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2016); 83-1071980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p83/31490Copyright (c) 2016 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaetano, Maria Raquel2018-03-22T10:09:19Zoai:periodicos.ufsc.br:article/42522Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2018-03-22T10:09:19Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
title Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
Caetano, Maria Raquel
title_short Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Adultilização na infância: as representações das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
author Caetano, Maria Raquel
author_facet Caetano, Maria Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Maria Raquel
description O artigo faz parte de uma pesquisa realizada em uma escola e busca identificar, compreender e analisar as representações das crianças que frequentam o segundo e quarto ano do ensino fundamental frente à temática “adultilização da infância” tendo em vista que se vive no século XXI, momento no qual muitas mudanças vêm ocorrendo, entre elas mudanças sociais, políticas e econômicas, que interferem diretamente no âmbito educacional e, consequentemente, na formação de alunos e professores para este século. O estudo buscou responder em sua narrativa a seguinte questão: quais são as representações das crianças no ambiente escolar frente à adultilização da infância? Para responder a esta questão foram realizados grupos focais com as crianças, no intuito de coletar dados acerca do problema pesquisado.  O estudo suscitou a compreensão de que as crianças já conseguem dizer e classificar o que é apropriado para elas e para os adultos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativa e grupo focal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p83
10.5007/1980-4512.2016v18n33p83
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p83
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2016v18n33p83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n33p83/31490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 18 n. 33 (2016): ZERO-A-SEIS (JAN./JUN. 2016); 83-107
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435152340877312