Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300001220w
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27007
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS. Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social, levando em conta a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino fundamental onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais, professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas.
id UFSM_98cb27d813a9ee1dbae8bc5b69ffd59c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/27007
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RSBrincarInfânciaEducação InfantilFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS. Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social, levando em conta a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino fundamental onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais, professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoSalva, SueliSartori, Gabriela Piovesan Sarzi2022-11-21T13:49:17Z2022-11-21T13:49:17Z2018-12-132018Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27007ark:/26339/001300001220wporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-11-21T13:49:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/27007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-11-21T13:49:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
title Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
spellingShingle Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi
Brincar
Infância
Educação Infantil
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
title_full Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
title_fullStr Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
title_full_unstemmed Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
title_sort Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
author Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi
author_facet Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salva, Sueli
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Infância
Educação Infantil
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Brincar
Infância
Educação Infantil
Formação de professores
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS. Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social, levando em conta a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino fundamental onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais, professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
2018
2022-11-21T13:49:17Z
2022-11-21T13:49:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27007
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300001220w
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27007
identifier_str_mv ark:/26339/001300001220w
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172434220810240