Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300001220w |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27007 |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS. Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social, levando em conta a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino fundamental onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais, professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas. |
id |
UFSM_98cb27d813a9ee1dbae8bc5b69ffd59c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/27007 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RSBrincarInfânciaEducação InfantilFormação de professoresCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS. Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social, levando em conta a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino fundamental onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais, professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de EducaçãoSalva, SueliSartori, Gabriela Piovesan Sarzi2022-11-21T13:49:17Z2022-11-21T13:49:17Z2018-12-132018Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27007ark:/26339/001300001220wporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-11-21T13:49:17Zoai:repositorio.ufsm.br:1/27007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-11-21T13:49:17Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS |
title |
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS |
spellingShingle |
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi Brincar Infância Educação Infantil Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS |
title_full |
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS |
title_fullStr |
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS |
title_full_unstemmed |
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS |
title_sort |
Criança e infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma pesquisa com professoras de Nova Palma/RS |
author |
Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi |
author_facet |
Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salva, Sueli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Gabriela Piovesan Sarzi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Infância Educação Infantil Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Brincar Infância Educação Infantil Formação de professores CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esse trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Pedagogia Diurno da Universidade Federal de Santa Maria tem por tema a criança e a infância. O objetivo geral da pesquisa é compreender o lugar da brincadeira concebida por algumas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Nova Palma/RS. Para responder essas questões se fez necessário à análise de respostas obtidas na distribuição de um questionário para professoras do 1° e 2° ano dos anos iniciais de uma escola municipal de Nova Palma/RS. Mediante as respostas constatou-se que elas têm a consciência da importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, a importância de se respeitar a criança como um ser social, levando em conta a criança como criança e suas individualidades. Em contrapartida, percebe se que a maioria das vezes ocorre rupturas na transição da educação Infantil para o ensino fundamental onde passa a diminuir o direito do brincar, ou seja, o maior tempo é concebido às atividades de leitura, a escrita e a matemática. Por isso faz-se necessário discutir com pais, professores e instituições a ponto de chegar em um consenso sobre o quanto é importante a valorização do brincar, a criação de práticas escolares que valorizem os primeiros anos de escolarização, considerando o tempo de cada criança, e o envolvimento efetivo das mesmas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 2018 2022-11-21T13:49:17Z 2022-11-21T13:49:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27007 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300001220w |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27007 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300001220w |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172434220810240 |