Caracterización de una noción de simulación a partir de prácticas experimentales
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Principia (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/principia/article/view/1808-1711.2015v19n2p217 |
Resumo: | Computer simulations have been characterized by making a sharp contrast with others scientific practices. In this paper we propose to understand computer simulations from interventive practices in a particular field: life sciences. We defend two theses. First, to characterize computer simulations requires to understand experimental practices. Second, we argue that to understand experiments requires a previous notion of simulation. In other words, we defend that the practices associated with simulations and experimentation are two complementary aspects, at least in life sciences. |
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Caracterización de una noción de simulación a partir de prácticas experimentalesCaracterización de una noción de simulación a partir de prácticas experimentalesCaracterización de una noción de simulación a partir de prácticas experimentalesComputer simulations have been characterized by making a sharp contrast with others scientific practices. In this paper we propose to understand computer simulations from interventive practices in a particular field: life sciences. We defend two theses. First, to characterize computer simulations requires to understand experimental practices. Second, we argue that to understand experiments requires a previous notion of simulation. In other words, we defend that the practices associated with simulations and experimentation are two complementary aspects, at least in life sciences.As técnicas de simulação foram ganhando terreno em diferentes disciplinas da atividade científica contemporânea. A novidade aparente dessa metodologia requer uma elucidação de sua identidade que permita, entre outras coisas, uma avaliação do seu alcance epistêmico. Assim como as técnicas experimentais constituiram um desafio para a tradicional dicotomia entre teoria e observação, provavelmente as simulações computacionais têm algo a contribuir para o contexto das estratégias científicas. Assim, nos últimos anos se tem tentado, de diferentes formas, uma caracterização filosoficamente relevante das simulações computacionales. Neste trabalho, propomos uma maneira de abordar a questão da caracterização das simulações computacionais através da adopção de um ponto de vista alternativo. Num certo sentido a nossa proposta associa dois emprendimento: um que tenta levar a cabo uma explicação conceitual e um que procura aprender com as práticas científicas. Para isso, analisaremos um contexto científico específico, vinculado às ciências da vida, a fim de entender o que são as simulações computacionais. Em particular, defenderemos duas teses. Em primeiro lugar, a fim de elucidar o que são as simulações computacionais, é necessário uma compreensão das práticas experimentais. Em segundo lugar, argumentaremos que para compreender o que são os experimentos é necessário uma noção de simulação. Em outras palavras, defenderemos que as práticas associadas a simulação e experimentação são dois aspectos complementares de ciências da vida, tais como a bioquímica ou a fisiologia.As técnicas de simulação foram ganhando terreno em diferentes disciplinas da atividade científica contemporânea. A novidade aparente dessa metodologia requer uma elucidação de sua identidade que permita, entre outras coisas, uma avaliação do seu alcance epistêmico. Assim como as técnicas experimentais constituiram um desafio para a tradicional dicotomia entre teoria e observação, provavelmente as simulações computacionais têm algo a contribuir para o contexto das estratégias científicas. Assim, nos últimos anos se tem tentado, de diferentes formas, uma caracterização filosoficamente relevante das simulações computacionales. Neste trabalho, propomos uma maneira de abordar a questão da caracterização das simulações computacionais através da adopção de um ponto de vista alternativo. Num certo sentido a nossa proposta associa dois emprendimento: um que tenta levar a cabo uma explicação conceitual e um que procura aprender com as práticas científicas. Para isso, analisaremos um contexto científico específico, vinculado às ciências da vida, a fim de entender o que são as simulações computacionais. Em particular, defenderemos duas teses. Em primeiro lugar, a fim de elucidar o que são as simulações computacionais, é necessário uma compreensão das práticas experimentais. Em segundo lugar, argumentaremos que para compreender o que são os experimentos é necessário uma noção de simulação. Em outras palavras, defenderemos que as práticas associadas a simulação e experimentação são dois aspectos complementares de ciências da vida, tais como a bioquímica ou a fisiologia.Federal University of Santa Catarina – UFSC2015-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/principia/article/view/1808-1711.2015v19n2p21710.5007/1808-1711.2015v19n2p217Principia: an international journal of epistemology; Vol. 19 No. 2 (2015); 217-234Principia: an international journal of epistemology; Vol. 19 Núm. 2 (2015); 217-234Principia: an international journal of epistemology; v. 19 n. 2 (2015); 217-2341808-17111414-4247reponame:Principia (Florianópolis. 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