Baudelaire e a simbólica do mal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horta Nassif Veras, Eduardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Peri
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/921
Resumo: Resumo O conceito agostiniano de pecado original foi uma das principais armas usadas por Charles Baudelaire contra os filósofos do século XVIII. Em seus textos críticos, o poeta francês deixa transparecer que sua adesão ao dogma cristão funciona como um elemento de crítica ao pensamento iluminista, representado, especialmente, pelas teorias do bom selvagem e do progresso contínuo da humanidade. Ocupando um lugar central na cosmovisão de Baudelaire, o conceito de pecado original permanece, contudo, enclausurado no campo da especulação filosófica, isto é, nos limites dos “símbolos racionais”, tornando extremamente problemática sua aplicação direta à leitura de obras literárias como Les Fleurs du mal (1857) e Le Spleen de Paris (1869).  Sob o risco de reduzir o discurso poético àquele da filosofia, é preciso, portanto, retroceder na escala simbólica traçada por Paul Ricœur em “La Symbolique du mal” (1960) a fim de compreender a relação da poesia baudelairiana com o problema do Mal. Para o filósofo francês, é bom lembrar, por detrás da especulação, no nível pré-filosófico, sob a gnose e os construtos antignósticos, encontram-se os mitos. Dessa forma, é possível afirmar que a experiência viva (expérience vive) do Mal se manifesta de maneira muito mais contundente na dimensão simbólica do mito da Queda do que no conceito de pecado original, associado por Ricœur, em “La Symbolique du mal interprétée” (1969), a uma espécie de falso conhecimento (faux savoir). Com base na hermenêutica dos símbolos secundários do mito, desenvolvida e colocada em prática por Paul Ricœur em sua análise do mito de Adão, este artigo pretende refletir acerca da passagem da discussão filosófica para a experiência poética do Mal no âmbito da obra de Baudelaire.   Palavras-chave: Poesia. Mito. Símbolo. Modernidade. Hermenêutica. Abstract The Augustinian concept of original sin was one of the main weapons used by Charles Baudelaire against the philosophers of the eighteenth century. In his critical texts, the French poet suggests that his adherence to the Christian dogma works as a critical element to the Enlightenment thought, represented especially by the theories of the noble savage and the continuous progress of mankind. The concept of original sin occupies a central position in Baudelaire’s worldview; however, it remains confined in the field of philosophical speculation, that is, within the limits of ";rational symbols";, making it extremely problematic to apply directly to the reading of literary works such as Les Fleurs du mal (1857) and Le Spleen de Paris (1869). At the risk of reducing the poetic discourse to that one of philosophy, it is therefore necessary to go back to the symbolic scale created by Paul Ricoeur in ";La Symbolique du mal"; (1960) in order to understand the relationship of the Baudelairean poetry with the problem of Evil. For the French philosopher, it is good to remember, myths are found behind the speculation, at the pre-philosophical level, under the gnosis and the anti-gnostic constructs. In that way, it is possible to state that the living experience (expérience vive) of the Evil manifests itself in a much more forceful manner in the symbolic dimension of the myth of the Fall than in the concept of original sin, associated by Ricoeur in ";La Symbolique du mal interprétée"; (1969) to a sort of false knowledge (faux savoir). Based on the hermeneutics of the secondary symbols of myth, developed and put into practice by Paul Ricoeur in his analysis of the myth of Adam, this paper intends to reflect on the transition from philosophical discussion to poetic experience of Evil in the scope of Baudelaire’s work. Keywords: Poetry. Myth. Symbol. Modernity. Hermeneutic.  
id UFSC-7_3626b8699acee13f949c446a8707c48b
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/921
network_acronym_str UFSC-7
network_name_str Peri
repository_id_str
spelling Baudelaire e a simbólica do malPoesia. Mito. Símbolo. Modernidade. Hermenêutica. Resumo O conceito agostiniano de pecado original foi uma das principais armas usadas por Charles Baudelaire contra os filósofos do século XVIII. Em seus textos críticos, o poeta francês deixa transparecer que sua adesão ao dogma cristão funciona como um elemento de crítica ao pensamento iluminista, representado, especialmente, pelas teorias do bom selvagem e do progresso contínuo da humanidade. Ocupando um lugar central na cosmovisão de Baudelaire, o conceito de pecado original permanece, contudo, enclausurado no campo da especulação filosófica, isto é, nos limites dos “símbolos racionais”, tornando extremamente problemática sua aplicação direta à leitura de obras literárias como Les Fleurs du mal (1857) e Le Spleen de Paris (1869).  Sob o risco de reduzir o discurso poético àquele da filosofia, é preciso, portanto, retroceder na escala simbólica traçada por Paul Ricœur em “La Symbolique du mal” (1960) a fim de compreender a relação da poesia baudelairiana com o problema do Mal. Para o filósofo francês, é bom lembrar, por detrás da especulação, no nível pré-filosófico, sob a gnose e os construtos antignósticos, encontram-se os mitos. Dessa forma, é possível afirmar que a experiência viva (expérience vive) do Mal se manifesta de maneira muito mais contundente na dimensão simbólica do mito da Queda do que no conceito de pecado original, associado por Ricœur, em “La Symbolique du mal interprétée” (1969), a uma espécie de falso conhecimento (faux savoir). Com base na hermenêutica dos símbolos secundários do mito, desenvolvida e colocada em prática por Paul Ricœur em sua análise do mito de Adão, este artigo pretende refletir acerca da passagem da discussão filosófica para a experiência poética do Mal no âmbito da obra de Baudelaire.   Palavras-chave: Poesia. Mito. Símbolo. Modernidade. Hermenêutica. Abstract The Augustinian concept of original sin was one of the main weapons used by Charles Baudelaire against the philosophers of the eighteenth century. In his critical texts, the French poet suggests that his adherence to the Christian dogma works as a critical element to the Enlightenment thought, represented especially by the theories of the noble savage and the continuous progress of mankind. The concept of original sin occupies a central position in Baudelaire’s worldview; however, it remains confined in the field of philosophical speculation, that is, within the limits of ";rational symbols";, making it extremely problematic to apply directly to the reading of literary works such as Les Fleurs du mal (1857) and Le Spleen de Paris (1869). At the risk of reducing the poetic discourse to that one of philosophy, it is therefore necessary to go back to the symbolic scale created by Paul Ricoeur in ";La Symbolique du mal"; (1960) in order to understand the relationship of the Baudelairean poetry with the problem of Evil. For the French philosopher, it is good to remember, myths are found behind the speculation, at the pre-philosophical level, under the gnosis and the anti-gnostic constructs. In that way, it is possible to state that the living experience (expérience vive) of the Evil manifests itself in a much more forceful manner in the symbolic dimension of the myth of the Fall than in the concept of original sin, associated by Ricoeur in ";La Symbolique du mal interprétée"; (1969) to a sort of false knowledge (faux savoir). Based on the hermeneutics of the secondary symbols of myth, developed and put into practice by Paul Ricoeur in his analysis of the myth of Adam, this paper intends to reflect on the transition from philosophical discussion to poetic experience of Evil in the scope of Baudelaire’s work. Keywords: Poetry. Myth. Symbol. Modernity. Hermeneutic.  Universidade Federal de Santa Catarina2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/921PERI; v. 6 n. 2: Temática Ética e Política - Ricoeur; 39-502175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/921/424Copyright (c) 2015 Eduardo Horta Nassif Verasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHorta Nassif Veras, Eduardo2015-03-25T15:47:53Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/921Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2015-03-25T15:47:53Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Baudelaire e a simbólica do mal
title Baudelaire e a simbólica do mal
spellingShingle Baudelaire e a simbólica do mal
Horta Nassif Veras, Eduardo
Poesia. Mito. Símbolo. Modernidade. Hermenêutica.
title_short Baudelaire e a simbólica do mal
title_full Baudelaire e a simbólica do mal
title_fullStr Baudelaire e a simbólica do mal
title_full_unstemmed Baudelaire e a simbólica do mal
title_sort Baudelaire e a simbólica do mal
author Horta Nassif Veras, Eduardo
author_facet Horta Nassif Veras, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horta Nassif Veras, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia. Mito. Símbolo. Modernidade. Hermenêutica.
topic Poesia. Mito. Símbolo. Modernidade. Hermenêutica.
description Resumo O conceito agostiniano de pecado original foi uma das principais armas usadas por Charles Baudelaire contra os filósofos do século XVIII. Em seus textos críticos, o poeta francês deixa transparecer que sua adesão ao dogma cristão funciona como um elemento de crítica ao pensamento iluminista, representado, especialmente, pelas teorias do bom selvagem e do progresso contínuo da humanidade. Ocupando um lugar central na cosmovisão de Baudelaire, o conceito de pecado original permanece, contudo, enclausurado no campo da especulação filosófica, isto é, nos limites dos “símbolos racionais”, tornando extremamente problemática sua aplicação direta à leitura de obras literárias como Les Fleurs du mal (1857) e Le Spleen de Paris (1869).  Sob o risco de reduzir o discurso poético àquele da filosofia, é preciso, portanto, retroceder na escala simbólica traçada por Paul Ricœur em “La Symbolique du mal” (1960) a fim de compreender a relação da poesia baudelairiana com o problema do Mal. Para o filósofo francês, é bom lembrar, por detrás da especulação, no nível pré-filosófico, sob a gnose e os construtos antignósticos, encontram-se os mitos. Dessa forma, é possível afirmar que a experiência viva (expérience vive) do Mal se manifesta de maneira muito mais contundente na dimensão simbólica do mito da Queda do que no conceito de pecado original, associado por Ricœur, em “La Symbolique du mal interprétée” (1969), a uma espécie de falso conhecimento (faux savoir). Com base na hermenêutica dos símbolos secundários do mito, desenvolvida e colocada em prática por Paul Ricœur em sua análise do mito de Adão, este artigo pretende refletir acerca da passagem da discussão filosófica para a experiência poética do Mal no âmbito da obra de Baudelaire.   Palavras-chave: Poesia. Mito. Símbolo. Modernidade. Hermenêutica. Abstract The Augustinian concept of original sin was one of the main weapons used by Charles Baudelaire against the philosophers of the eighteenth century. In his critical texts, the French poet suggests that his adherence to the Christian dogma works as a critical element to the Enlightenment thought, represented especially by the theories of the noble savage and the continuous progress of mankind. The concept of original sin occupies a central position in Baudelaire’s worldview; however, it remains confined in the field of philosophical speculation, that is, within the limits of ";rational symbols";, making it extremely problematic to apply directly to the reading of literary works such as Les Fleurs du mal (1857) and Le Spleen de Paris (1869). At the risk of reducing the poetic discourse to that one of philosophy, it is therefore necessary to go back to the symbolic scale created by Paul Ricoeur in ";La Symbolique du mal"; (1960) in order to understand the relationship of the Baudelairean poetry with the problem of Evil. For the French philosopher, it is good to remember, myths are found behind the speculation, at the pre-philosophical level, under the gnosis and the anti-gnostic constructs. In that way, it is possible to state that the living experience (expérience vive) of the Evil manifests itself in a much more forceful manner in the symbolic dimension of the myth of the Fall than in the concept of original sin, associated by Ricoeur in ";La Symbolique du mal interprétée"; (1969) to a sort of false knowledge (faux savoir). Based on the hermeneutics of the secondary symbols of myth, developed and put into practice by Paul Ricoeur in his analysis of the myth of Adam, this paper intends to reflect on the transition from philosophical discussion to poetic experience of Evil in the scope of Baudelaire’s work. Keywords: Poetry. Myth. Symbol. Modernity. Hermeneutic.  
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/921
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/921/424
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Eduardo Horta Nassif Veras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Eduardo Horta Nassif Veras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 6 n. 2: Temática Ética e Política - Ricoeur; 39-50
2175-1811
reponame:Peri
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Peri
collection Peri
repository.name.fl_str_mv Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv danielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br
_version_ 1799940526402699264