O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honneth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Matheus Garcia de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Schimiti, Josilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Peri
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/4950
Resumo: O artigo pretende discutir a articulação entre dois elementos singulares da teoria social de Axel Honneth, que apesar de já muito discutidos em separado, parecem poder em conjunto apresentar uma particular compreensão para algumas questões que permeiam seus escritos da década de 1990. Trata-se da relação entre o problema do “déficit sociológico” e seu esboço para um modelo alternativo de democracia a partir dos escritos políticos de John Dewey. Nesse sentido, o trabalho acompanha as críticas que o autor delineia, sobretudo em relação ao pensamento de Habermas, em dois períodos distintos (em Crítica do poder, de 1985, e no escrito sobre o modelo de democracia como cooperação reflexiva a partir de Dewey, de 1998), no objetivo de compreender como as considerações feitas ao autor da teoria da ação comunicativa pretendem seguir o mesmo raciocínio de consideração do “social”, mas se fundamenta em bases distintas, ora no argumento de uma luta por reconhecimento, ora na compreensão de contextos pré-políticos de formação da vontade pública democrática. Os resultados dessa discussão parecem levar à compreensão de que uma teoria alternativa de democracia, da forma como Honneth a formula a partir de Dewey, só poderia encontrar respaldo em uma teoria social que mantivesse as preocupações que o próprio Honneth teria ao formular o problema do “déficit sociológico”.
id UFSC-7_626fd855ee6e5744022847d0df94c108
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/4950
network_acronym_str UFSC-7
network_name_str Peri
repository_id_str
spelling O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honnethdemocraciateoria do reconhecimentoHonnethDeweyteoria críticaO artigo pretende discutir a articulação entre dois elementos singulares da teoria social de Axel Honneth, que apesar de já muito discutidos em separado, parecem poder em conjunto apresentar uma particular compreensão para algumas questões que permeiam seus escritos da década de 1990. Trata-se da relação entre o problema do “déficit sociológico” e seu esboço para um modelo alternativo de democracia a partir dos escritos políticos de John Dewey. Nesse sentido, o trabalho acompanha as críticas que o autor delineia, sobretudo em relação ao pensamento de Habermas, em dois períodos distintos (em Crítica do poder, de 1985, e no escrito sobre o modelo de democracia como cooperação reflexiva a partir de Dewey, de 1998), no objetivo de compreender como as considerações feitas ao autor da teoria da ação comunicativa pretendem seguir o mesmo raciocínio de consideração do “social”, mas se fundamenta em bases distintas, ora no argumento de uma luta por reconhecimento, ora na compreensão de contextos pré-políticos de formação da vontade pública democrática. Os resultados dessa discussão parecem levar à compreensão de que uma teoria alternativa de democracia, da forma como Honneth a formula a partir de Dewey, só poderia encontrar respaldo em uma teoria social que mantivesse as preocupações que o próprio Honneth teria ao formular o problema do “déficit sociológico”.Universidade Federal de Santa Catarina2021-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/4950PERI; v. 13 n. 3 (2021): v. 13, n. 3 (2021); 163-1782175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/4950/3895Copyright (c) 2021 Matheus Garcia de Moura, Josilene Schimitiinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Matheus Garcia deSchimiti, Josilene2021-12-22T10:03:38Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/4950Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2021-12-22T10:03:38Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honneth
title O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honneth
spellingShingle O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honneth
Moura, Matheus Garcia de
democracia
teoria do reconhecimento
Honneth
Dewey
teoria crítica
title_short O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honneth
title_full O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honneth
title_fullStr O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honneth
title_full_unstemmed O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honneth
title_sort O “déficit sociológico” diante do paradigma de democracia de Axel Honneth
author Moura, Matheus Garcia de
author_facet Moura, Matheus Garcia de
Schimiti, Josilene
author_role author
author2 Schimiti, Josilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Matheus Garcia de
Schimiti, Josilene
dc.subject.por.fl_str_mv democracia
teoria do reconhecimento
Honneth
Dewey
teoria crítica
topic democracia
teoria do reconhecimento
Honneth
Dewey
teoria crítica
description O artigo pretende discutir a articulação entre dois elementos singulares da teoria social de Axel Honneth, que apesar de já muito discutidos em separado, parecem poder em conjunto apresentar uma particular compreensão para algumas questões que permeiam seus escritos da década de 1990. Trata-se da relação entre o problema do “déficit sociológico” e seu esboço para um modelo alternativo de democracia a partir dos escritos políticos de John Dewey. Nesse sentido, o trabalho acompanha as críticas que o autor delineia, sobretudo em relação ao pensamento de Habermas, em dois períodos distintos (em Crítica do poder, de 1985, e no escrito sobre o modelo de democracia como cooperação reflexiva a partir de Dewey, de 1998), no objetivo de compreender como as considerações feitas ao autor da teoria da ação comunicativa pretendem seguir o mesmo raciocínio de consideração do “social”, mas se fundamenta em bases distintas, ora no argumento de uma luta por reconhecimento, ora na compreensão de contextos pré-políticos de formação da vontade pública democrática. Os resultados dessa discussão parecem levar à compreensão de que uma teoria alternativa de democracia, da forma como Honneth a formula a partir de Dewey, só poderia encontrar respaldo em uma teoria social que mantivesse as preocupações que o próprio Honneth teria ao formular o problema do “déficit sociológico”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/4950
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/4950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/4950/3895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Matheus Garcia de Moura, Josilene Schimiti
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Matheus Garcia de Moura, Josilene Schimiti
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 13 n. 3 (2021): v. 13, n. 3 (2021); 163-178
2175-1811
reponame:Peri
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Peri
collection Peri
repository.name.fl_str_mv Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv danielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br
_version_ 1799940527375777792