Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Peri |
Texto Completo: | https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902 |
Resumo: | ResumoO presente trabalho versa sobre a noção de mímēsis, tal como ela aparece na Poética de Aristóteles. Embora não disponhamos de uma definição de mímēsis por parte do Estagirita, a análise dos usos dessa noção feitos ao longo do tratado nos releva que a imitação, característica essencial da poesia, nada tem a ver com um realismo grosseiro. A interpretação da mímēsis como a mera reprodução de um objeto-modelo não parece se aplicar ao conceito aristotélico. Esta noção se caracteriza, antes, por uma representação possível do real. Na medida em que se encontra no âmbito do que é verossímil e possível, a mímēsis se liberta do comprometimento com a expressão da verdade na arte.Abstract This article aims to approach the notion of mímēsis, as it is shown in the Aristotle's Poetics. Although we do not have a definition of mímēsis made by the Stagirite, the analysis of the uses of this notion made throughout the treatise reveals that imitation, essential characteristic of poetry, has nothing to do with a coarse realism. The interpretation of mímēsis as a mere reproduction of an object-model does not seem to apply to the Aristotelian concept. This notion is characterized, rather, by a possible representation of the real. In so far as it falls within the scope of what is verisimilar and possible, the mímēsis is freed from the commitment to the expression of truth in art. |
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Notas sobre a noção de mímesis na Poética de AristótelesMÍMESIS. TRAGÉDIA. POÉTICA. ARISTÓTELES.ResumoO presente trabalho versa sobre a noção de mímēsis, tal como ela aparece na Poética de Aristóteles. Embora não disponhamos de uma definição de mímēsis por parte do Estagirita, a análise dos usos dessa noção feitos ao longo do tratado nos releva que a imitação, característica essencial da poesia, nada tem a ver com um realismo grosseiro. A interpretação da mímēsis como a mera reprodução de um objeto-modelo não parece se aplicar ao conceito aristotélico. Esta noção se caracteriza, antes, por uma representação possível do real. Na medida em que se encontra no âmbito do que é verossímil e possível, a mímēsis se liberta do comprometimento com a expressão da verdade na arte.Abstract This article aims to approach the notion of mímēsis, as it is shown in the Aristotle's Poetics. Although we do not have a definition of mímēsis made by the Stagirite, the analysis of the uses of this notion made throughout the treatise reveals that imitation, essential characteristic of poetry, has nothing to do with a coarse realism. The interpretation of mímēsis as a mere reproduction of an object-model does not seem to apply to the Aristotelian concept. This notion is characterized, rather, by a possible representation of the real. In so far as it falls within the scope of what is verisimilar and possible, the mímēsis is freed from the commitment to the expression of truth in art.Universidade Federal de Santa Catarina2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902PERI; v. 5 n. 2: Temática Filosofia Antiga; p. 218-2382175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902/405https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902/4095Copyright (c) 2015 Thiago Quirino Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thiago Quirino2015-03-16T11:13:47Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/902Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2015-03-16T11:13:47Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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