Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thiago Quirino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Peri
Texto Completo: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902
Resumo: ResumoO presente trabalho versa sobre a noção de mímēsis, tal como ela aparece na Poética de Aristóteles. Embora não disponhamos de uma definição de mímēsis por parte do Estagirita, a análise dos usos dessa noção feitos ao longo do tratado nos releva que a imitação, característica essencial da poesia, nada tem a ver com um realismo grosseiro. A interpretação da mímēsis como a mera reprodução de um objeto-modelo não parece se aplicar ao conceito aristotélico. Esta noção se caracteriza, antes, por uma representação possível do real. Na medida em que se encontra no âmbito do que é verossímil e possível, a mímēsis se liberta do comprometimento com a expressão da verdade na arte.Abstract This article aims to approach the notion of mímēsis, as it is shown in the Aristotle's Poetics. Although we do not have a definition of mímēsis made by the Stagirite, the analysis of the uses of this notion made throughout the treatise reveals that imitation, essential characteristic of poetry, has nothing to do with a coarse realism. The interpretation of mímēsis as a mere reproduction of an object-model does not seem to apply to the Aristotelian concept. This notion is characterized, rather, by a possible representation of the real. In so far as it falls within the scope of what is verisimilar and possible, the mímēsis is freed from the commitment to the expression of truth in art.
id UFSC-7_9a162473dd7b93756099957215971927
oai_identifier_str oai:ojs.sites.ufsc.br:article/902
network_acronym_str UFSC-7
network_name_str Peri
repository_id_str
spelling Notas sobre a noção de mímesis na Poética de AristótelesMÍMESIS. TRAGÉDIA. POÉTICA. ARISTÓTELES.ResumoO presente trabalho versa sobre a noção de mímēsis, tal como ela aparece na Poética de Aristóteles. Embora não disponhamos de uma definição de mímēsis por parte do Estagirita, a análise dos usos dessa noção feitos ao longo do tratado nos releva que a imitação, característica essencial da poesia, nada tem a ver com um realismo grosseiro. A interpretação da mímēsis como a mera reprodução de um objeto-modelo não parece se aplicar ao conceito aristotélico. Esta noção se caracteriza, antes, por uma representação possível do real. Na medida em que se encontra no âmbito do que é verossímil e possível, a mímēsis se liberta do comprometimento com a expressão da verdade na arte.Abstract This article aims to approach the notion of mímēsis, as it is shown in the Aristotle's Poetics. Although we do not have a definition of mímēsis made by the Stagirite, the analysis of the uses of this notion made throughout the treatise reveals that imitation, essential characteristic of poetry, has nothing to do with a coarse realism. The interpretation of mímēsis as a mere reproduction of an object-model does not seem to apply to the Aristotelian concept. This notion is characterized, rather, by a possible representation of the real. In so far as it falls within the scope of what is verisimilar and possible, the mímēsis is freed from the commitment to the expression of truth in art.Universidade Federal de Santa Catarina2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfapplication/octet-streamhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902PERI; v. 5 n. 2: Temática Filosofia Antiga; p. 218-2382175-1811reponame:Periinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902/405https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902/4095Copyright (c) 2015 Thiago Quirino Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thiago Quirino2015-03-16T11:13:47Zoai:ojs.sites.ufsc.br:article/902Revistahttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/periPUBhttp://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/oaidanielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br2175-18112175-1811opendoar:2015-03-16T11:13:47Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles
title Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles
spellingShingle Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles
Silva, Thiago Quirino
MÍMESIS. TRAGÉDIA. POÉTICA. ARISTÓTELES.
title_short Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles
title_full Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles
title_fullStr Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles
title_full_unstemmed Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles
title_sort Notas sobre a noção de mímesis na Poética de Aristóteles
author Silva, Thiago Quirino
author_facet Silva, Thiago Quirino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thiago Quirino
dc.subject.por.fl_str_mv MÍMESIS. TRAGÉDIA. POÉTICA. ARISTÓTELES.
topic MÍMESIS. TRAGÉDIA. POÉTICA. ARISTÓTELES.
description ResumoO presente trabalho versa sobre a noção de mímēsis, tal como ela aparece na Poética de Aristóteles. Embora não disponhamos de uma definição de mímēsis por parte do Estagirita, a análise dos usos dessa noção feitos ao longo do tratado nos releva que a imitação, característica essencial da poesia, nada tem a ver com um realismo grosseiro. A interpretação da mímēsis como a mera reprodução de um objeto-modelo não parece se aplicar ao conceito aristotélico. Esta noção se caracteriza, antes, por uma representação possível do real. Na medida em que se encontra no âmbito do que é verossímil e possível, a mímēsis se liberta do comprometimento com a expressão da verdade na arte.Abstract This article aims to approach the notion of mímēsis, as it is shown in the Aristotle's Poetics. Although we do not have a definition of mímēsis made by the Stagirite, the analysis of the uses of this notion made throughout the treatise reveals that imitation, essential characteristic of poetry, has nothing to do with a coarse realism. The interpretation of mímēsis as a mere reproduction of an object-model does not seem to apply to the Aristotelian concept. This notion is characterized, rather, by a possible representation of the real. In so far as it falls within the scope of what is verisimilar and possible, the mímēsis is freed from the commitment to the expression of truth in art.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902
url https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902/405
https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/902/4095
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Thiago Quirino Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Thiago Quirino Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv PERI; v. 5 n. 2: Temática Filosofia Antiga; p. 218-238
2175-1811
reponame:Peri
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Peri
collection Peri
repository.name.fl_str_mv Peri - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv danielschiochett@gmail.com || revistaperi@contato.ufsc.br
_version_ 1799940525892042752