A MIMESIS MUSICAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trans/Form/Ação (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592 |
Resumo: | A música ocupa um lugar de destaque como um dos principais meios de imitação. A utilização da música como ferramenta para suscitar e representar afetos, preconizada desde os antigos, chega integralmente ao século XVIII, podendo ser observada claramente nas obras dos compositores alemães ligados à doutrina composicional da Musica Poetica3 e, sobretudo, na obra de Johann Sebastian Bach. Porém, diversas são as espécies de imitação musical, de forma que o intuito deste trabalho foi categorizar e definir a função das espécies imitativas, com base na concepção aristotélica de imitação e nas categorias de imitação propostas por Johann Mattheson, um dos principais teóricos da Musica Poetica, tentando demonstrar que, desde a concepção musical da antiguidade, música e poética são inseparáveis. |
id |
UNESP-10_db0289fc5ab51b31543eb10b59b8b8c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6592 |
network_acronym_str |
UNESP-10 |
network_name_str |
Trans/Form/Ação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A MIMESIS MUSICALMimesis musicalAristótelesMusica PoeticaJohann Sebastian BachA música ocupa um lugar de destaque como um dos principais meios de imitação. A utilização da música como ferramenta para suscitar e representar afetos, preconizada desde os antigos, chega integralmente ao século XVIII, podendo ser observada claramente nas obras dos compositores alemães ligados à doutrina composicional da Musica Poetica3 e, sobretudo, na obra de Johann Sebastian Bach. Porém, diversas são as espécies de imitação musical, de forma que o intuito deste trabalho foi categorizar e definir a função das espécies imitativas, com base na concepção aristotélica de imitação e nas categorias de imitação propostas por Johann Mattheson, um dos principais teóricos da Musica Poetica, tentando demonstrar que, desde a concepção musical da antiguidade, música e poética são inseparáveis.Faculdade de Filosofia e Ciências2023-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/x-mobipocket-ebookapplication/epub+ziphttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 39 n. Special Issue: Número Especial/2016; 93-110TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 No. Special Issue: Special Issue/2016; 93-110TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 Núm. Special Issue: Número Especial/2016; 93-110TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 No. Special Issue: Número Especial/2016; 93-110TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 39 N. Special Issue: Número Especial/2016; 93-1101980-539X0101-3173reponame:Trans/Form/Ação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592/10890https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592/10891https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592/12599https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592/12600Copyright (c) 2017 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofiahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKATO, KATIA2023-04-27T21:24:59Zoai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/6592Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptransformacao@marilia.unesp.br1980-539X0101-3173opendoar:2023-04-27T21:24:59Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A MIMESIS MUSICAL |
title |
A MIMESIS MUSICAL |
spellingShingle |
A MIMESIS MUSICAL KATO, KATIA Mimesis musical Aristóteles Musica Poetica Johann Sebastian Bach |
title_short |
A MIMESIS MUSICAL |
title_full |
A MIMESIS MUSICAL |
title_fullStr |
A MIMESIS MUSICAL |
title_full_unstemmed |
A MIMESIS MUSICAL |
title_sort |
A MIMESIS MUSICAL |
author |
KATO, KATIA |
author_facet |
KATO, KATIA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KATO, KATIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mimesis musical Aristóteles Musica Poetica Johann Sebastian Bach |
topic |
Mimesis musical Aristóteles Musica Poetica Johann Sebastian Bach |
description |
A música ocupa um lugar de destaque como um dos principais meios de imitação. A utilização da música como ferramenta para suscitar e representar afetos, preconizada desde os antigos, chega integralmente ao século XVIII, podendo ser observada claramente nas obras dos compositores alemães ligados à doutrina composicional da Musica Poetica3 e, sobretudo, na obra de Johann Sebastian Bach. Porém, diversas são as espécies de imitação musical, de forma que o intuito deste trabalho foi categorizar e definir a função das espécies imitativas, com base na concepção aristotélica de imitação e nas categorias de imitação propostas por Johann Mattheson, um dos principais teóricos da Musica Poetica, tentando demonstrar que, desde a concepção musical da antiguidade, música e poética são inseparáveis. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592/10890 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592/10891 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592/12599 https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/6592/12600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html application/x-mobipocket-ebook application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia da Unesp; v. 39 n. Special Issue: Número Especial/2016; 93-110 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 No. Special Issue: Special Issue/2016; 93-110 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 Núm. Special Issue: Número Especial/2016; 93-110 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; Vol. 39 No. Special Issue: Número Especial/2016; 93-110 TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia; V. 39 N. Special Issue: Número Especial/2016; 93-110 1980-539X 0101-3173 reponame:Trans/Form/Ação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Trans/Form/Ação (Online) |
collection |
Trans/Form/Ação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trans/Form/Ação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
transformacao@marilia.unesp.br |
_version_ |
1794795208680931328 |